Notícias do Dia

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

A-g-r-a-d-e-c-i-m-e-n-t-o





Caríssimos leitores,
Em 05 de novembro de 2009, ousei acreditar que poderia ter um Blog. Consciente de minhas limitações na fascinante arte de escrever, preocupei-me, em respeito aos meus possíveis webleitores sobre o que oferecer como proposta de leitura.
Foi então que resolví focalizar temas nacionais, estaduais e locais de interesse da população em geral.
Entendo que participar ativamente do mundo da informação é quase que um dever do cidadão brasileiro. A Democracia nos possibilita exercitar livremente as nossas idéias e manifestá-las, sem censura nem amarras. Esse é um dos maiores bens da cidadania.
Acredito no poder das palavras como acredito também que a crítica deverá ser sempre construtiva e acompanhada de alternativas de solução. Enfim, que a participação do cidadão na vida de sua cidade, do seu estado e do seu país, seja efetiva e construtiva.
E foi assim que este humilde espaço se comportou ao longo desses 13 meses de vida.Sem radicalismos, buscou tão somente ter opinião, assegurando intransigentemente o direito ao contraditório, sem em nenhum momento pretender ser proprietário da verdade absoluta.
Surpreendentemente, atingimos, sem quase nenhuma divulgação específica, mais de 20 mil acessos, o que convenhamos, não é pouco para um blog de opinião, diferentemente de um portal de notícias.
Sinto-me pois, recompensado e agradecido pela interatividade de alguns leitores e pela certeza do nível qualificado de acessos obtidos.
Em 2011, continuaremos buscando o aperfeiçoamento e otimização dos temas abordados e principalmente aprendendo com o fantástico mundo da informação.
Que o Ano Novo chegue com renovadas energias que contribuam para novas e muitas realizações.
Boa Noite... até 2011!

Brasil: entrando...



Entrando...Dilma Rousseff, a primeira mulher a se eleger presidente do Brasil. É um fato noovo, interessante e que contribui para a evolução das conquistas femininas no mundo político e profissional.
Entre os importantes aspectos, a eleição de Dilma para presidente do Brasil revela uma consolidação dos fundamentos democráticos brasileiro. Dilma foi nos anos sessenta uma atuante reativista política com participação em grupos clandestinos que atuavam na época.
Com a anistia política, ela como tantos outros brasileiros recuperaram seus direitos políticos e chega amanhã ao mais alto cargo do país. Não é pouco e demonstra o avanço da democracia no Brasil, diferentemente de outros países da América Latina que ainda convive com regimes autoritários, sendo o mais conhecido a Venezuela, sob a permanente neurose do ditador Hugo Chaves.
Sem o carisma de Lula, Dilma terá previsíveis dificuldades para administrar o país, tanto político como administrativamente.
Mas... espera-se que a experiência obtida com a participação efetiva no governo Lula a ajude a fazer com que o Brasil seja cada vez mais um país dos brasileiros.

Brasil: Saindo...



Saindo... Lula, um dos mais carismáticos presidentes do Brasil e o primeiro operário brasileiro que chegou à presidência do país. É a história da democracia no Brasil sendo coroada com a garantia de que qualquer brasileiro e não somente a elite pode chegar ao poder.
Lula chegou lá e, ao contrário do que muitos imaginavam, surpreendeu positivamente. Ao assumir a presidência teve a sensatez de compreender que a estabilidade da economia seria a maior garantia de um governo estável. Abandonou dogmas e paragidmas do seu partido, o PT, e governou respeitando contratos e os fundamentos maiores da economia. O resultado foi a obtenção do maior índice de popularidade já conseguida por um presidente brasileiro. Mais, com seu inegável carisma, obteve também sucesso nas relações diplomáticas internacionais, colocando o Brasil em um patamar de reconhecimento e respeito por boa parte dos mais importantes paises do planeta.
Politicamente teve problemas graves com os casos de corrupção em seu governo, não sendo justo responsabilizá-lo isoladamente. Não há como um presidente fiscalizar toda uma gigantesca máquina administrativa e política.
Teve notórios avanços na economia e na educação por exemplo. Mesmo não tendo um curso superior, foi o presidente que mais aproximou-se das universidades basileiras, defende-se ele. É verdade, sen falar no imortantíssimo investimento na criação de escolas técnicas profissionalizantes pelo país, contribuindo fortemente para a qualificação dos jovens.
Ao contrário do ex-presidente João Figueiredo que ao final do seu mandato disse que gostava mais dos seus cavalos do que de gente, Lula gosta de ser presidente e gosta dos brasileiros.
Não há como deixar de reconhecer no sertanejo pernambuco torneiro mecânico Lula, um vitorioso. Sai com a consciência tranquila de ter cumprido sua missão.
Torce para que sua sucessora Dilma tenha o mesmo ou maior sucesso do que ele. Tomara!

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Brasil: metade das armas existentes são ilegais




No Brasil existem atualmente algo em torno de 16 milhões de armas, 47,6% ilegais, aproximadamente 7,6 unidades nãos mãos da população civil e de bandidos.
O país possui o preocupante título de campeão mundial em números absolutos de mortes por amas de fogo.
Os dados são do Ministério da Justiça que já realizou campanhas de desarmamento no país.
"A posse de armas não socorre o cidadão, só gera mais violência e crime", afirmou o ministro Luiz Paulo Barreto.
Há controvérsia. É que não se tem notícias de que nas campanhas de desarmamento tenha havido devolução de armas por parte dos bandidos e criminosos. Ao contrário, o recente episódio do Morro do Alemão, no Rio de Janeiro, comprovou que os traficantes estão cada vez mais bem armados.
A questão é que nas campanhas de desarmamento somente a população entrega as armas. Os bandidos não. E com os cidadãos desarmados, a bandidagem fazem a festa.
Se os níveis de violência e de assassinatos no país fossem razoávels, ou aceitáveis, realmente se justificaria a entrega total das armas pela população. Atualmente, como está, fica difícil de convencer a todos cidadãos que entreguem suas armas para defesa.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Fim de Noite: "Pecado Capital"




Politizado, o Fim de Noite deste Sábado une-se ao silencioso protesto contra a farra com o dinheiro público no aumento dos parlamentares e vem de "Pecado Capital", com o sambista dos bons, Paulinho da Viola. Boa noite!

Leitura Dinâmica: a farra dos salários dos parlamentares brasileiros




A Leitura Dinâmica do Blog habitualmente postada nos fins de semana geralmente aborda temas mais leves e de leitura agradável. No entanto, pareceu a este humilde blogueiro pertinente trazer aos webleitores uma reflexão sobre o que significa um verdadeiro escárnio para com o contribuinte que paga uma das mais altas cargas tributárias do planeta: o aumento escabroso de suas "excelências" de Brasília.
A desinformação e o descompromisso de parcela da população brasileira em relação as práticas políticas condenáveis como esta, propicia um campo fértil para os desmandos com o dinheiro público.

Saiu na Veja:


"O salário dos políticos parece alto. É muito maior."

Valor do contra-cheque corresponde a cerca de um quarto de tudo o que recebem senadores e deputados por meio de inúmeras verbas e auxílios extraordinários

Na tarde desta quarta-feira, o salário dos senadores e deputados federais subiu de 16.512,09 reais para 26.723,13 reais. Parece alto. É muito maior. Engordado por truques legais e filigranas jurídicas, o valor que os parlamentares brasileiros embolsam mensalmente ultrapassa com folga a faixa dos 100 mil reais. 0

Além do registrado na folha de pagamento, os 81 senadores, por exemplo, têm direito à verba indenizatória de 15 mil reais, verba para transporte aéreo de até 27 mil reais, cota de telefone fixo (1.000 reais), celular (ilimitado), auxílio-moradia (3.800 reais), combustível (520 reais), entre outros benefícios. Os números foram extraídos de um levantamento do site Congresso em Foco divulgado em julho deste ano, com base em informações da Câmara, do Senado e da Ong Transparência Brasil.

“O valor ainda pode aumentar com a incorporação de serviços e cotas difíceis de mensurar”, ressalva o Congresso em Foco lembrando que os 513 deputados recebem ainda 14º e 15º salários (com o codinome de “ajuda de custo”). Também há o chamado “cotão” mensal, de até 35.512,09 reais, que pode ser desperdiçado com fretamento de aeronaves, combustível, assinatura de publicações e outras miudezas.

Plano de saúde – A farra com dinheiro público não para por aí. Congressistas, ex-congressistas (mediante o pagamento mensal de 200 reais), cônjuges e dependentes tem direito a um plano de saúde que reembolsas despesas médicas e odontológicas ilimitadas. De acordo com a ONG Contas Abertas, os gastos com serviços médico-hospitalares, odontológicos e laboratoriais do Senado quase duplicaram neste ano, em relação a 2009. O benefício inclui o pagamento de cirurgias e tratamento médico no exterior.

Até o dia 11 de novembro, a despesa havia alcançado 40,6 milhões de reais. Para ficar num exemplo de como os beneficiários do plano gastam com saúde, a apresentadora de TV Paula Lobão, mulher do suplente de senador Lobão Filho, herdeiro do ex-ministro Edison Lobão, gastou 26 mil reais num tratamento odontológico no começo deste ano.

Presidente, vice-presidente e ministros de Estado - Inflado pelo reajuste superior a 130%, o salário do presidente da República e do vice-presidente também atingiu o teto de 26.723,13 reais. Parece alto. É muito maior, se forem incluídas as despesas bancadas pelo estado com moradia, alimentação, transporte, serviços médicos segurança, escritórios regionais. Em 2010, o cartão corporativo da Secretaria de Administração da Presidência da República, que responde por todos os gastos envolvendo o presidente e a primeira-dama, consumiu 5.570.316,80 reais – só para ficar com os valores protegidos por sigilo. Os gastos secretos da vice-presidência foram de 555.053,47 reais.

Os ministros de Estado, cujos salários serão equiparados ao teto, continuarão a aumentar a remuneração mensal com a participação em conselhos de empresas estatais. A lei 9.292, de julho de 1996, ressalva apenas que o valor “não excederá, em nenhuma hipótese, a dez por cento da remuneração mensal média dos diretores das respectivas empresas”.

Quando chefiava a Casa Civil, por exemplo, Dilma Rousseff elevava o salário de 11.400 reais para 23 mil reais por participar dos conselhos da Petrobras e da BR Distribuidora. Os gastos com moradia, serviços médicos e odontológicos (incluindo dependentes), passagens e deslocamentos, entre outros, são integralmente cobertos com dinheiro público.

Ministros do STF - A legislação estabelece que o maior salário é sempre o dos ministros do Supremo Tribunal Federal. Até o momento, eles recebem 26.723,13 reais. Parece alto. É muito maior. Cada um dos 11 ministros do STF pode gastar 614 reais por dia em viagens dentro do território nacional e 485 dólares por dia em viagens internacionais. Se o magistrado não morar em apartamentos funcionais, o auxílio-moradia é de 2.750 reais.

Os ministros também têm direito a um carro oficial com motorista – os gastos com combustível são ilimitados – e oito cargos comissionados. Em troca de um valor que não ultrapassa os 211,49 reais, os ministros e seus dependentes têm um plano de saúde que abrange cobertura médica e odontológica integrais.

Depois de aposentados compulsoriamente (quando completam 70 anos), os ministros continuam a receber o salário integral. Em caso de aposentadoria antecipada, o valor do subsídio é proporcional ao tempo de serviço.

Efeito cascata - Essas despesas não incluem os gastos com os quase 36 mil funcionários públicos do Legislativo, 1.106 servidores do STF, 23.172 da Justiça Federal, 33.503 da Justiça do Trabalho e tantos outros cargos comissionados – população superior à de centenas de cidades brasileiras.

“O maior problema do aumento do salário de deputados e senadores é que ele pode contagiar a máquina estatal e se estender para todos os setores do governo”, adverte Raul Velloso, especialista em contas públicas. “Os sindicatos, por exemplo, têm um balcão de negociação permanente no Ministério do Planejamento. O aumento nos salários dos parlamentares abre o precedente para o aumento nos salários do funcionalismo público”.

O último reajuste do Legislativo, que catapultou o salário de R$ 12 mil para R$ 16.512,09 por mês, ocorreu em 2007. Nos últimos três anos, a inflação não chegou a 20%. Para os congressistas, o salto desta quarta-feira foi de 61,8%. Presidente, vice-presidente e ministros quase triplicaram a arrecadação mensal. O salário mínimo está em 510 reais. Com sorte, chegará a 540 reais em 2011."

Congresso supersônico: aumento dos parlamentares foi votado e aprovado em 35 minutos



Foram de apenas 35 minutos o tempo que durou a votação e aprovação do projeto de aumento dos salários dos parlamentares, que tramitou nas duas casas: a Câmara e o Senado Federal.
Convenhamos, é um tempo recorde que nenhum outro projeto conseguiu tanta rapidez. Por pura demagogia, algumas vozes isoladas de alguns parlamentares têm se manifestado contra o percentual, nada mais do que isso. Por que outros projetos de importância e de interesse nacional não tem o mesmo tratamento e alguns deles, a despeito de sua importância para o país, levam anos e até décadas para serem votados. É o jeito parlamentar brasileiro de legislar em causa própria.
Chega a 120 mil o número de brasileiros que assinaram um abaixo assinado virtual protestando com o escabroso aumento dos políticos quando ao mesmo tempo o Governo decide cortar drasticamente o valor de investimentos no país.

Brasil: políticos marajás estão entre os mais bem pagos do mundo



Ex-presidente e atual senador Collor, em um de seus momentos histéricos. Antes, como presidente, um caçador de marajás. Hoje, como senador, um deles.

Saiu na Folha de São Paulo:

"Com o aumento de 62%, o salário dos congressistas brasileiros será maior que o de parlamentares de paises desenvolvidos e de outros grandes emergentes, relata Érica Fraga. A remuneração anual de US$ 204 mil supera o que pagam EUA, Japão e União Europeia. Quase 20 vezes a renda por habitante do país, a desigualdade entre o ganho de deputados e senadores e a média da população também será uma das maiores do mundo. Na Itália, os parlamentares ganham 5,5 vezes o PIB per capita. No Japão, 4,4. Nos EUA, 3,7. Incluindo o salário, cada congressista brasileiro representará custo médio de R$ 128 mil mensais (US$ 896 mil/ano), mostrou a Folha ontem. Como presidente, Dilma Rousseff receberá o equivalente a metade do salário anual do americano Barack Obama".

Comentário do Blog:
Que Estados Unidos ou Japão que nada! Os verdadeiros marajás da política são os do Brasil. Os do Poder Legislativo, já que os dados acima mostram que a presidente Dilma Rousseff receberá anualmente a metade do que ganhará o presidente Obama, dos Estados Unidos.
A pergunta que se impõe é: qual a lógica para o Brasil pagar os maiores salários do mundo a seus parlamentares?
Perguntado ao deputado federal mais votado por São Paulo, Tiririca, sobre o que ele achava do aumento, ele respondeu: "É... dei sorte"
Deu mesmo. Comprovadamente semi-analfabeto, Tiririca custará por mês aos cofres públicos, portanto do seu dinheiro, o equivalente a mais de 100 vezes o salário de um professor com curso superior, cujo piso nacional é de apenas R$ 900,00 (novecentos reais), sendo que muitos municípios nem esse piso pagam.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Erramos: o aumento dos parlamentares é de 61,8%




Ontem, comentamos que os parlamentares teriam aumento de 62,5%. Erramos. O aumento será de apenas 61,8% (sessenta e hum, virgula oito por cento) e foi aprovado sem nenhuma dificuldade pelo Senado Federal. E será extensivo para presidente e ministros, pois o valor aprovado corresponde ao teto do funcionalismo. Teto este fictício, pois muitos funcionários públicos recebem cifras salariais muito acima do teto constitucional. E toda a área jurídica do Governo sabe disso, mas não consegue impedir. Há uma cumplicidade conveniente e todos se beneficiam dela.
O impacto nas contas públicas será de apenas R$ 1 bilhão e 800 milhões de reais.
Eles podem.

Colarinho branco: sem o jeitinho brasileiro




O mega fraudador Bernard Madoff, cumpre pena de 150 anos, nos Estados Unidos.

Sabe=se, a corrupção e desvios de dinheiro público não são privilégios brasileiros. Em muitos outros países eles também existem, no entanto, com uma diferença fundamental: lá não existe o habitual "jeitinho brasileiro" nem a frouxidão da legislação criminal que aqui garante a impunidade total dos saqueadores do dinheiro público. Os exemplos são inúmeros e estão aí.
Nos Estados Unidos,o megafraudador americano Bernard Madoff, cumprindo pena de 150 anos, não irá ao enterro do filho. Não teria tal sofrimento no Brasil.
Aqui, o juiz federal Fausto de Sanctis condenou o banqueiro Daniel Dantas a 10 anos por corrupção ativa, e por isso quase perdeu o cargo. O delegado Protógenes Dantas que prendeu o banqueiro na Operação Satiagraha,foi condenado por "excesso de rigor nas investigações", imagine.
Então, a corrupção é internacionalizada. Diferentes são as atuações da Justiça em cada país.
Daniel Dantas e Maluff que o digam.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Papais Noéis de si mesmos: deputados e senadores terão aumento de 62,5 %



"Deputado" João Plenário no programa "A Praça É Nossa", do SBT (foto).

Repetindo o conveniente e batido roteiro de todos os anos, ao apagar das luzes, suas excelências se reunem hoje, 14, em Brasília, para aumentar seus salários em pelo menos 62,5%. Isso mesmo: sessenta e dois, virgula cinco por cento). Passarão de 16,5 mil para 26,7 mil. Trata-se do básico, evidente. No total, entre as verbas de gabinete e complementares, mais os salários, ultrapassam os R$ 100 mil mensais. Não, não haverá maiores discussões da legalidade ou legitimidade do ato. A decisão se dará por Decreto Legislativo, sem necessidade de maiores discussões. Discussões só se for par aumentar o percentual, a despeito de tudo e de todos. Importante desttacar que os aumentos dados aos senadores e deputados federais causam aumentos imediatos através do efeito cascata para todos os deputados estaduais e vereadores de todo o país. Uma festa.
E lembrar que há alguns meses houve grande confusão em Brasília para se aumentar de 6 para 7% o reajuste (diferente de aumento) dos aposentados e pensionistas. O argumento éra de que as contas públicas não suportariam o reajuste. Para os aposentados, claro.
O João Plenário do programa "A Praça é Nossa", do SBT deve estar morrendo de inveja dos seus colegas reais.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O sonho brasileiro acabou: sujaram a Lei Ficha Limpa


Estão nos jornais. As últimas notícias sobre a Lei da Ficha Limpa são desalentadoras para quem imaginava que sua aprovação significaria o início de uma limpeza moral do universo político brasileiro.
A iniciativa popular resultou na adesão formal (assinatura) de mais de 1 milhão e 700 mil brasileiros. Suas excelências do Senado e Câmara Federal aprovaram a lei como que sabendo que na prática não daria em nada como tantas outras iniciativas moralizadoras "neste país".
O Tribunal Superior Eleitoral acaba de liberar grande parte dos condenados pelos Tribunais Regionais Eleitorais, também eles composto por colegiados de magistrados mas que à interpretação do Tribunal Superior Eleitoral e do Supremo Tribunal Federal se equivocaram e condenaram inocentes.
Uma pena. A sensação que fica para a população esclarecida e interessada no assunto é de total e plena impunidade.
Enquanto isso, as cadeias públicas continuarão superlotadas de inocentes e ladrões de galinhas. É o Brasil.

Cultura potiguar: filme “Inácio Garapa, Um Matuto Sonhador” estréia hoje em Natal


Uma grande produção cinematográfica não é necessariamente a mai cara nem tem que ser produzida em Wollwood. Do ponto de vista cultural uma peça simples mas de imenso conteúdo e de um custo simbólico pode sim oferecer ao público algo valioso capaz de fazê-lo acreditar que a cultura não tem barreiras nem nacionalidade.
Tendo como protagonista o areia-branquense Wellington Marques dos Santos, ou simplesmente "Pintado", "Inácio Garapa" ao revelar sem retoques a saga de um nordestino sonhador, sugere com pertinência a discussão sobre o conceito de felicidade, erroneamente atribuído como exclusividade dos ricos.
Em Natal, a estréia se dará hoje no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, no anexo da Fundação José Augusto, no Tirol.
A produção é de J. Gomes. Em Areia Branca o filme será exibido no próximo sábado, 18, às 21h, no Ivipanim Clube. Vamos todos ao Chico Daniel ver "Inácio Garapa"!

Última Hora: Williams Oliveira morreu ontem em Natal

Faleceu no início da tarde deste Domingo, 12, Williams Oliveira Costa. Para os amigos, Cabo Willame. Areia-branquense residente em Natal, Williams transformou o seu Bar na travessa lateral do Colégio Winston Chrchill em uma espécie de ponto de concentração dos areia-branquenses, que lá compareciam em grande número tanto os residentes em Natal como os que vinham de Areia Branca à Natal. Uma verdadeira Embaixada de Areia Branca em Natal. A todos, Wlliams recebia com sorriso aberto e a generosidade que lhe era natural. Um bom e simpático bate-papo com ele era certo. Participou da diretoria do Centro Areia-branquense e prestava sua efetiva colaboração nas atividades do Centro.
O corpo está sendo velado na Capela do Centro de Velório São José, na Rua São José, 1248, esquina com a Avenida Alexandrino de Alencar, Lagoa Seca. Tel: 3213.6155. O sepultamento está previsto para as 09:00 hs desta segunda, 13, sendo que às 08:00 hs será celebrada uma Missa de corpo presente, pelo Padre Alfredo Oliveira, seu irmão e pároco da Igreja de Pirangi.
À família Oliveira Costa, os sentimentos de pesar do Blog e dos areia-branquenses.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Leitura Dinâmica: o desafio de sermos mais humanos e solidários o ano inteiro




O período de Natal invariavelmente nos remete a uma reflexão que se repete: é notório que as pessoas, mesmo aquelas habitualmente amargas e pouco educadas se tornam mais humanas e sociáveis, não se dando conta de que tal atitude poderia ser um modo de ser e de viver o ano inteiro. Esse aspecto sempre me chamou a atenção e me levado a perguntar por que as pessoas não optam por ser assim todos os dias.
Nessa linha, recorro à competente escritora Marli Gonçalves, uma humanista antenada com o jeito brasileiro de ser e autora de textos impecáveis. Confira abaixo:

"COISAS QUE FAREMOS JUNTOS"

Por Marli Gonçalves

Esta é uma Mensagem de Natal que, como recado em garrafa atirada ao mar, espera encontrar o seu endereço. E que seja recolhida e acolhida, ou novamente distribuída para outros corações e mentes. São desejos.



Que as águas límpidas e aquela sensação de frescor, de banho tomado, de mergulho no mar contra ziquiziras, e uma brisa suave nos acompanhe hoje, amanhã e sempre.

Que nosso coração se fortaleça, e nos mantenha vivos como regentes harmoniosos de nossos destinos. Que nossos olhos enxerguem longe - tanto as injustiças, como que consigam ver quaisquer ameaças veladas tramadas contra nós ou nossos amores. Que nossas mãos sejam estendidas aos que as merecem, e que nossos pés toquem o solo reproduzindo vida e criação em sementes carregadas nas solas dos nossos sapatos. De nossa boca, que saiam respostas e soluções; ou perguntas inquietantes. Que se rompa o medo que fez o silêncio muitas vezes comandar os arrependimentos que carregamos.

Que o peso da balança seja mais leve, e que a fita métrica meça e mostre sua altivez diante do mundo. Que você tenha energia e equilíbrio para enfrentar percalços e perdas, tomando-as como ganhos e sabedoria, ou desígnios. Que seus sonhos sejam sempre confortantes e restauradores, mesmo que viva só com seu travesseiro já roto, mas sabedor calado de segredos, dúvidas, angústias, pecados, fraquezas e cansaços. Que você viva bem com você, com o espelho - do carro, do elevador, do banheiro, do hall de entrada, do reflexo do vidro, do copo de água bebido, da poça de chuva. Tal qual Narciso, tenha a honra de bem se mirar. E se ainda não puder fazê-lo, que consiga mudar a tempo para o ano que vem. Mas que consiga se ver.

Que uma seiva como a da alfazema, a luz do Sol, a beleza das flores e o canto dos pássaros, o amor bem feito, sejam os seus vizinhos, convidados a entrar todos os dias em sua morada, por menor que seja o espaço dela, ou sendo apenas o seu próprio corpo, sem teto, sem terra, sem lenço, sem documento. Anárquico, mas com as janelas abertas. Para que nenhuma clausura se justifique, a não ser na sua renovação, na meditação, e na procura por trilhas.

Que você seja um ser muito amado. E odeie menos. Que perdoe mais, e que expire suas culpas antes que elas cresçam. E que todos os dias receba ao menos um olhar límpido da atenção de uma criança, que também pode estar em espírito dentro de um velho, do maltrapilho, do passante. Nos animais que parecem tudo saber e sentir quando nos pedem afagos, quando se esfregam em nossas pernas, quando emitem sons para os quais ainda não há tradução formal, mas você sabe.

Que consiga ultrapassar as barreiras impostas pela moral reinante de alguém a quem não se autorizou, e respeite todos os outros sexos, todas as outras manias, todas as outras crenças e não-crenças, todas as outras estéticas, culturas, hábitos. Mas jamais aceite a imposição de qualquer delas, se delas depender para ser aceito.

Não há tanta poesia no mundo, bem sei. E isso não mudará quando o calendário passar por qualquer das estações, sejam as do mundo, ou as do rádio que irradiará a realidade junto com sucessos musicais. Certamente que não poderá comprar tudo o que deseja, e pode estar certo que dia após dia estará mesmo envelhecendo de alguma forma - como o vinho, como a madeira, ou como o alimento vendido nas prateleiras. Mas há a reciclagem. De nossas cinzas e de nossas ideias. Seremos, sim, substituídos. Só podemos rogar que sobrevivamos na memória dos que ficam, e enquanto ficam, e que assim a gente fique sempre.

Você já viu: começaram a chegar mensagens de Natal. Boas Festas. Paz na Terra aos Homens de Boa Vontade. Que tudo se realize no ano que vai chegar. Sempre gerais e quase utópicas e iguais, impressas, com seus envelopes, alguns até garbosos. Por debaixo da porta, e não pela chaminé, entram os Papais Noéis, as guirlandas, caixinhas e lacinhos, sinos, renas e trenós. A tradição volta e se espalha pelas cidades, em luzes, nos enfeites nas janelas, alguns pelo amor. Outros, pelo comércio. Pouca ousadia para não cometer pecados numa época que todo mundo fica bonzinho, manso, solidário, principalmente com as pobres criancinhas pobres.

Como se fossem dois mundos incutidos religiosamente nas cabeças desde a infância, há a procura pela família, os agrados dos presentes, lembrancinhas e dinheiro em listas, as cestas de Natal, as caixas de espumantes, os panetones. O vai-e-vem, aqui, vira a forma metódica de ano após ano afirmar os caminhos pelos quais trilhou nos últimos meses. Uma espécie de revisão, nas barbas do tal Noel.

Não se impressione com isso agora. Você pode todos os dias fazer um Natal interior. Que os anos sejam como os dias. Para a gente nascer, viver e morrer felizes, no que ainda der para salvar.

São Paulo, 2010-2011, de um mundo todo girando, girando, girando. Todos querendo uma resolução. Uma revolução.



• (*) Marli Gonçalves é jornalista. As coisas ( bem gostosas) que faremos juntos são muitas mais. No coletivo, só vale o que é recíproco. E o que é recíproco é verdadeiro.

Brasil 2011: sob nova direção


Em 2011, portanto a pouco menos de 20 dias, o Brasil estará sob nova direção e pela primeira vez, uma direção feminina. Nesta fase de transição do Governo, a presidente tem tomado cuidados especiais para não desagradar a Lula, seu mentor e principal responsável por sua eleição. Mas tudo indica que esse quadro mudará com a posse presidencial. Dilma, mais técnica do que política e ao contrário de Lula, sem nenhum carisma, precisará de muita habilidade para fazer valer seu estilo próprio, que sabe-se ela tem.
A composição dos ministérios tem revelado de sua parte uma prudência acentuada, principalmente com a área econômica, esteio para a implementação de outras políticas de Governo.
Mas não tenhamos dúvidas de ela implementará um estilo diferente do de Lula, na arte de governar um país continental que avança economicamente a passos firmes, mas com práticas políticas viciadas e prejudiciais ao país.
Desarmado o palanque, a responsabilidade para que o país se torne um pais cada vez melhor é literalmente de todos os brasileiros.
Ética é algo comum a todos e não somente aos políticos.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Fim de Noite: "Sentado à beira do caminho"


"Sentado à beira do caminho", de Roberto e Erasmo Carlos foi gravada no hoje ultrapassado disco de vinil. em 1969, quando os compactos CDs de hoje eram no Brasil ainda um sonho distante. O Fim de Noite de vez em quando revela-se saudosista. Nenhum problema. O rei Roberto Carlos que esta semana fez show em Natal, continua provocando "Emoções" em várias gerações. As imagens da vitrola são simbólicas e nos remete a um passado de boa música. Vale a pena viajar no tempo da boa música. Boa noite!

Abrindo aspas para J.R. Guzzo, de Veja:









J.R.Guzzo, articulista de Veja.

"O Brasil é um caso curioso, e possivelmente único no mundo, de país que decidiu combater a criminalidade reduzindo as penas para os crimes".

Utilidade pública: cédulas novas começam a circular segunda-feira


Elas estão chegando a partir de segunda-feira. Com tamanhos diferentes e marcas táteis em relevo que tornarão sua identificação mais fácil aos deficientes visuais, as novas cédulas obedecem a padrão internacional com a finalidade de dificultar falsificações e facilitar a internacionalização da moeda brasileira. Custam mais caro ao erário publico a sua confecção.
Importante destacar que as notas atuais continuarão valendo por tempo indefinido e sendo retiradas de circulação lentamente pelo Banco Central.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Fim de Noite: "Feira de Mangaio"



Entre flauta, violino, acordeon, triângulo, zabumba, violão e até cavaquinho, o talento jovem se confunde com o veterano, com nivelado e surpreendente e belo resultado. O Fim de Noite de hoje ao trazer o vídeo acima, reforça a idéia da força da brasilidade musical existente no Nordeste. A predominância jovem, quase menina, do Clã Basil com o veteranismo irretocável de Sivuca se completam numa peça musical antológica.
"Feira de Mangaio" nesta versão apresentada pelo talentosíssimo e jovem grupo de forró autêntico "Clã Brasil" da Paraíba, e Sivuca demonstram inequivocamente que a boa música nordestina está cada vez mais viva, a despeito das "invenções" do forró eletrônico. Observem o talento e criatividade das meninas em perfeita harmonia com o professor Sivuca. Boa noite!

Projeto de Lei propõe que adolescente de 16 anos possa dirigir




O deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA) deu entrada junto à mesa diretora da Câmara dos Deputados, projeto de lei que prevê autorização para menor de 18 anos dirigir automóveis. Pelo projeto, que recebeu o número PL 1156/2007, os menores com idade acima de 16 anos poderão, opcionalmente, e desde que autorizados pelos pais ou responsáveis, prestar exames de habilitação para conduzir veículos automotores, nas categorias A e B, desde que dirijam em áreas urbanas.
O atual Código de Trânsito Brasileiro (CTB) exige que, para ter acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o cidadão seja penalmente imputável, ou seja, maior de 18 anos de idade. “Ao nosso ver, no entanto, a questão não pode ser tratada com tanta simplicidade. Já existem, em nosso ordenamento jurídico, diversas medidas coercitivas que, no campo penal, coíbem eventuais condutas condenáveis dos menores de idade. Também é possível, com base nas leis existentes, exigir reparação de danos causados pelos menores de idade ao volante dos veículos”, diz o deputado.

Comentário do Blog:
Trata-se de uma questão controversa que merece um amplo e consistente debate, em que se analise com isenção os "prós" e "contras" da aprovação da proposta.
A favor, pode-se afirmar que existem adolescentes com 16 anos que revelam acentuada responsabilidade ao dirigir enquanto é comprovada a existência de maiores e até idosos irresponsáveis no trânsito.
Contra, estão as estatísticas que comprovam que parte significativa dos acidentes de trânsito no país são provocados por adolescentes não habilitados no volante de suas potentes máquinas.
Controverso, o tema merece cuidados na avaliação. De certa forma ele se insere na também importante discussão sobre a redução da maior idade de 18 para 16 anos.
Nesse contexto, cabe a inevitável pergunta: se o menor não pode dirigir nem responder por crimes cometidos, por que eles podem votar para eleger seus representantes.
Nos Estados Unidos, país considerado modelo por muitos paises, inclusive o Brasil, menor de 16 anos pode dirigir.

sábado, 4 de dezembro de 2010

Fim de Noite



O Fim de Noite de hoje permite-se fazer o contra-ponto e em pleno Carnatal em Natal, traz a fantástica Roberta Flack com seu mais emblemático sucesso: Killing Me Softly. Boa música e boa noite!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Ministério: os homens da presidente


Presidente eleita Dilma Rousseff

O momento é de composição do Governo e designação de ministros. Até o momento os homens abaixo deverão compor os respectivos ministérios do governo de Dilma Rousseff.
Abaixo, os homens da presidente Dilma:

Fazenda: Guido Mantega (continua)
Casa Civil: Antonio Palloci
Defesa: Nelson Jobim (continua)
Planejamento: Miriam Belchior
Secretaria Geral da Presidência: Gilberto Carvalho
Banco Central: Alexandre Tombini
Educação: Fernando Hadad (continua)
Comunicações: Paulo Bernardo
Justiça: José Eduardo Cardozo
Relações Institucionais - Alexandre Padilha
Desenvolvimento, Indústria e Comércio - Fernando Pimentel
Agricultura - Wagner Rossi
Minas e Energia - Edison Lobão
Ciência e Tecnologia - Aloizio Mercadante

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Fim de Noite: "HELP"


Por esta nem o beatle Paul McCartney, compositor de HELP juntamente com John Lennon (falecido) esperava: Demônios da Garoa cantando um dos mais emblemáticos sucessos da mais famosa banda de rock de todos os tempos. Mas o grupo paulista não fez feio não e ficou muito bonita a versão em samba do sucesso dos Beatles. Quem sabe faz bem feito e o antológico grupo paulista inovou com a nova leitura da música dos Beatles. Vale a pena ver e ouvir. Aumente o som e aproveite. Boa noite!

Henrique Alves: ainda não foi desta vez a presidência da Câmara Federal


Em seu décimo mandado de deputado federal, o peemedebista Henrique Alves (RN) há muito acalentava o sonho de ser presidente da Câmara Federal. Com a composição da chapa presidencial tendo o deputado federal Micher Temer (PMDB-SP) como vice-presidente da República eleito, tudo parecia facilitar o projeto do deputado líder do PMDB na bancada do Governo. Mas... mais uma vez o sonho foi adiado, sabe Deus por que razões.
Articulador ao extremo e habilidoso nas composições, ainda assim não conseguiu viabilizar seu projeto de presidir a Câmara dos Deputados. “Nós acataremos a decisão do PT”, garantiu Alves,tentando passar idéia de que houve consenso.
O deputado petista Cândido Vacareza, potencial candidato com apoio governista foi ao longo do processo sucessório, uma pedra no sapato de Henrique.
As forças ocultas contrárias às aspirações do veterano deputado potiguar foram mais fortes que seu inegável prestígio no governo do PT, mas não foi o suficiente.
Fica para a próxima.