terça-feira, 31 de maio de 2011
Trânsito: "atravessar na faixa" só agora chega a São Paulo
Há 14 anos instituída em Brasília-DF, a oficialização da norma de trânsito que mediante um gesto de levantar o braço obriga o automóvel a parar e permite o pedestre atravessar a rua ou avenida na faixa com segurança somente agora chega a São Paulo, através de Portaria do órgão de trânsito paulista.
Enquanto isso, pouco depois de criado em Brasília, a novidade chegou a Natal, provocando polêmicas quanto à sua validade mais agradando à maioria e dando sinais de civilidade e respeito ao pedestre. Ocorreram alguns problemas no início com a implantação da medida, mas aos poucos o hábito e o respeito foram se instalando e hoje recebe a aprovação geral e provoca agradável surpresa aos turistas que visitam a cidade.
Desta vez, a grande São Paulo, pioneira e determinante em tantas conquistas, demorou.
Palocci: OAB e Senadores fecham cerco ao ministro das consultorias milionárias
A Ordem dos Advogados do Brasil - OAB -, através de seu presidente Ophir Cavalcante manifestou-se formalmente sobre as denúncias envolvendo o ministro-chefe da casa civil Antonio Palocci, exigindo seu imediato afastamento da função ministerial. Enquanto isso cresce o número de senadores
dispostos a assinarem o pedido de CPI para investigar Palocci.
Os indícios que surgem a cada instante fortalecem a busca pela instalação da comissão parlamentar de inquérito.
O que impressiona é a quantidade "voluntária" de defensores de dentro do Governo em querer inocentar antecipadamente, a qualquer custo, Palocci, do suposto enriquecimento desproporcional à atividade de consultoria. A queda-de-braço é grande.
No meio, chantagens e oportunismos explícitos. Muitos.
segunda-feira, 30 de maio de 2011
Crueldade sem limite: cadela leva 40 tiros, é enterrada viva e sobrevive
Cadela Star sobreviveu à crueldade extrema
O fato ocorreu em Malta, no sul do continente Europeu, mas serve de reflexão para todos sobre os limites da crueldade humana.
Uma cadela, agora chamada de Star,levou 40 tiros de pequeno calibre no crânio e foi enterrada viva, mas, desafiando todas a probabilidades, sobreviveu e passa bem. O caso, que ocorreu na semana passada foi descoberto por acaso.
Um morador local ouviu um gemido vindo de uma tábua, no meio de um terreno. Quando o pedaço de madeira foi removido, o homem encontrou a cachorra enterrada, somente com o focinho para fora do chão.
Ela foi retirada e levada a um hospital veterinário. Ela foi operada e passa bem. A cadela recebeu propostas de adoção de várias partes do mundo, mas ela ainda levará um bom tempo para se recuperar totalmente.
Agora, as autoridades de Malta querem rever as leis contra a crueldade em animais. Quem for condenado por violência contra os bichos pode pegar até um ano de prisão.
Ao final, a pergunta que não quer calar: quem faz tamanha crueldade contra um indefeso animal, pode ser chamado de humano?
Talvez tenha chegado a hora de se reformular conceitos sobre a humanidade. Um bom e importante tema.
Natal: Por que "essa você não sabia, mas agora sabe" é tão cara?
Propaganda oficial é prática válida, desde que institucional
Está no blog TL de Laurita Arruda:
"No Diário Oficial do município de hoje, o 3º aditivo para prorrogação do contrato com as agências de publicidade que atendem o município de Natal.
Também no contrato o valor permitido para ser veiculado até maio de 2012 – R$ 12.500.000,00 (doze milhões e quinhentos mil reais) – rateados entre as 05 (cinco) agências já habilitadas; Art e C; Base, Dois A, Marca e Executiva."
Comentário do blog:
A pergunta é difícil, mas inevitável: porque as propagandas oficiais dos poderes públicos são tão caras?
Alguém dirá, com razoável razão, mas a propaganda é a alma do negócio. Tudo bem, mas o poder não é um negócio. Ou não deveria ser.
Quanto se fala em perda de arrecadação e de repasses de recursos, como explicar cifras tão elevadas e intocáveis gastas com propaganda, quando chega a faltar emerenda escolar e até gases para doentes em hospitais?
Tudo para nos diqer que: "essa você não sabia, mas agora sabe".
Caso Palocci: a "verdade" que parece ser verdadeira
Antonio Palocci, ministro chefe-da-casa civil de Dilma Rousseff
Denunciado pela imprensa nacional por enriquecimento ilícito e de ter multiplicado por quatro seu patrimônio pessoal em apenas quatro anos, o ministro Palocci teve pouco trabalho para defender-se das acusações tantos eram e são seus defensores dentro e fora do governo Dilma. Uma verdadeira blindagem "expontânea" se criou a todo custo disposta a ignorar todas as informações e indícios sobre os contratos de consultoria da Projeto, empresa de Palocci e um expressivo número de grandes empresas nacionais, algumas com contratos com o poder público federal.
Diante da avaliação de que serviços de sonsultoria por mais que bem pagas não seriam suficientes para para tanto dinheiro, começa a vir à tona, indícios e aí sim bem mais razoáveis, de que o dinheiro das empresas que seria pago a título de consultoria, não passaram de doações de campanha das empresas para o PT, mais precisamente a de Dilma Rousseff para a presidência. No caso, o Palocci seria uma espécie de Marco Valério, aquele do Mensalão do PT.
Tudo a ver. Com maiorias nas duas casas do Congresso Nacional, dificilmente existirá a instalação de alguma Comissão Parlamentar de Inquérito.
Continua sendo muito difícil ser oposição no Brasil. Em todos os níveis. E fica tudo como está. Até o próximo escândalo. É o Brasil.
domingo, 29 de maio de 2011
Fim de Noite: "New York, New York"
Fim de Noite de Domingo não deixa por menos e traz mestre Frank Sinatra em um de seus mais emblemáticos sucessos: New York, New York. Boa noite!
Leitura Dinâmica: "Por uma Justiça mais ágil"
Ministro César Peluso, presidente do Supremo Tribunal Federal defende imediatas mudanças nas regras
A dinâmica de uma Democracia exige um permanente cuidado com as transformações necessárias para que ela cumpra bem sua função no que se refere entre outros fundamentos, ao extrito respeito às liberdades individuais e coletivas, princípio maior de um sistema jurisdicional.
A prisão, ainda que tardia, de Pimenta Neves reacende discussão sobre o excesso de recursos e morosidade; há não muito tempo, o próprio Cesar Peluso, reconheceu em entrevista às páginas amarelas de Veja, que falhas nos códigos de processos atuais permitem que a Justiça não seja igual para todos, o que ele próprio denominou de iniquidade - em outras palavras, grave injustiça.
O caso Pimenta Neves trouxe novamente à pauta, a imperiosa necessidade de se produzir imediatas alterações das regras e o presidente do STF é um forte defensor delas.
Só para lembrar, o autor confessou o crime e o cometeu covardamente atirando nelas costas de sua namorada e também jornalista, Sandra Gomide, no ano de 2000. Um dos muitos recursos impetrados pedindo a liberdade do criminoso abordava a tese da presunçao de inocência. Mas que inocência se o crime foi confessado pelo seu autor?
Encontrará o magistrado da Corte máxima de Justiça certamente muitas dificuldades ja que as leis são criadas e aprovadas ou não pelo Congresso Nacional e aí é que reside o maior problema. Em vez de encontrar total apoio dos congressistas na busca do aperfeiçoamento das normas jurídicas do país, encontram entraves e dificuldades para aprová-las, lamentavelmente por elas os atingirem em cheio.
Um exemplo de tantos outros: uma das propostas do ministro César Peluso é que quem for condenado por um dos tribunais regionais, sejam civeis ou penais, teriam assegurado toda a sua ampla defesa, incluindo os muitos recursos aos tribunais superiores. A diferença é que aguardariam o julgamento desses recursos, preso, como a maioria dos mortais e autores de crimes menos graves.
Ocorre que, aprovada uma norma como essa, uma grande parte dos congressistas, por exemplo, condenados pelas treis instâncias judiciais e não somente pelas duas necessárias, não estariam cumprindo seus mandatos e muitos deles estariam literalmente atrás das grades, respeitados todos os seus direitos de defesa.
O que os mantem livres, leves e soltos repetindo até os crimes cometidos, é a atual possibilidade de recorrer de tudo ao Supremo Tribunal Federal que não consegue julgar a todos em um tempo razoável, resultando na impunidade de quase todos.
O desafio é enorme do Judiciário em aperfeiçoar essas normas jurídicas que representam o anseio do povo em geral. O difícil é encontrar respaldo na classe política brasileira.
A sociedade tem um papel fundamental nesse processo, atuando como agentes legítimos em uma Democrfacia. A responsabilidade é de todos.
Cabe aqui lembrar o que diz alguns pensadores sobre o tema: o mais grave não são as consequências dos maus, mas a omissão dos bons.
sábado, 28 de maio de 2011
Charge: Educação
Arena das Dunas, Natal: corrida contra o tempo perdido
Maquete virtual original impressiona pelo porte do empreendimento. Mas ficará no papel.
A notícia de que Natal estaria fora da Copa das Confederações por atraso nas obras da Arena das Dunas provocou dúvidas. Setores defendem que não havia previsão sequer de que Natal sediasse tal Copa.
Enquanto os desacertos continuam, numa suicida corrida contra o tempo perdido, aumentam as preocupações daqueles que realmente começam a perceber que pela sucessão de entraves, o tempo começa a dar sinais de que não haverá conclusão da obra propriamente dita. Quanto às tão faladas obras estruturantes paralelas à construção da Arena das Dunas, as dúvidas quando à suas execução são maiores ainda.
As tentativas de setores do Governo em querer garantir a viabilidade da Arena das Dunas no tempo devido, não se sustentam, face a morosidade de providências mínimas concretas. Fala-se que nem o projeto executivo estaria concluído com as alterações feitas.
Não é o caso de se torcer contra, mas começa a ser cada vez mais verdadeira a afirmação do engenheiro Moacir Gomes (projetista do Machadão), de que ao final, restarão três situações: destruição de enorme patrimônio público, uma obra inacabada para a Copa e um prejuízo gigantesco para o contribuinte potiguar pagar.
Diante de todo o atraso no projeto, não seria mais sensato efetuar uma mudança no projeto e construí-lo em outra área da grande Natal?
A menos que a lógica de determinados grupos de interesses seja a de que destruir um estádio e um ginásio de esportes para depois construir a Arena das Dunas leve menos tempo. Pervesa lógica que não convence ao senso comum.
Ciência: de Macaíba para o Mundo, o Brasil que dá certo
Neurocientista Miguel Nicolelis comprova que uma andorinha só, faz. Verão.
O Brasil que dá certo é conduzido não raras vezes por brasileiros abnegados em seus desafios. Miguel Nicolelis é um deles. Está entre os 20 cientistas mais importante do mundo e foi incluido entre os 100 homens mais influentes em 2009.
O Rio Grande do Norte só tem recebido grandes presentes do cientista. Ele é o fundador do Instituto Internacional de Neurociências de Natal, localizado no município de Macaiba. Agora anuncia grandes e importantes conquistas: A Cidade do Cerebro, localizada em Macaíba, região metropolitana da grande Natal, terá a sua propria Universidade. Dentro dela, o Northeast Institute of Technology!
E mais: O cientista também anunciou a chegada ao Rio Grande do Norte do mais veloz supercomputador do hemisfério sul.
E pensar que quando chegou recentemente a Natal, o cientista Nicolelis foi praticamente ignorado pelos poderes públicos estadual e municipal, mas encontrou respaldo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Lula, o cara: Ele voltou
Presidenta Dilma e o ex-Lula: promessa de não interferir no governo é descumprida
“Chuta a porta dela, derruba, pô!” A frase teria sido dita por Lula aos senadores e deputados em recente encontro do ex-presidente com os líderes do Senado e da Câmara Federal, ao ouvir reclamações do estilo Dilma de governar e de não serem recebidos por ela.
Acostumados ao estilo "Lula, paz e amor" de governar, os parlamentares sentiram a radical mudança e as dificuldades de acesso ao Palaácio do Planalto. Por uma razão muito simples. Lula preferia politicar, Dilma Roussef até sabe que precisa se relacionar politicamente com o Congresso, mas prioriza governar o país, o que é compreensível e constitucionalmente correto.
Resta saer até que ponto a presidenta Dilma aceitará pressões indevidas do seu mentor e apoiador Lula. Como sempre se diz, Lula deixou o Poder, mas a idéia de ainda poder não deixou ele.
sexta-feira, 27 de maio de 2011
Lixo: Urbana sob pedido de intervenção do Ministério Público
Prefeita Micarla e um dos calcanhares de Aquiles de sua administração: a coleta de lixo
O Ministério Público do Rio Grande do Norte impetrou hoje, 27,uma ação civil pública que "trata das denúncias de irregularidades na coleta do lixo em Natal". A ação requer intervenção judicial na Companhia de Limpeza Urbana de Natal (Urbana).
"O pedido de intervenção judicial foi a segunda ação civil pública impetrada a partir das investigações empreendidas no Inquérito Civil 03/11, que trata das denúncias de irregularidades na coleta do lixo em Natal, feitas por cidadãos do bairro Pitimbu e que acabou se verificando ser um problema de toda a cidade. O referido Inquérito ainda irá apurar danos ao patrimônio público e ao meio ambiente, a responsabilidade criminal e cível, bem como a improbidade administrativa dos responsáveis, que for identificada a partir das informações colhidas.
A intervenção foi pedida pelo Ministério Público após 6 audiências de conciliação e 1 audiência pública, onde se tentou, de todas as formas uma solução consensual com a URBANA para o problema do acúmulo de lixo e de deficiência na gestão do sistema de limpeza urbana da cidade, em mais 800 páginas de documentos e relatos de testemunhas ouvidas. Os principais fundamentos para essa medida não foram apenas a deficiência da URBANA na gestão do lixo em Natal, mas seu longo histórico de descumprimento de decisões judiciais e do descumprimento de acordos extrajudiciais, feitos com a Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente; irregularidades encontradas nos contratos com empresas terceirizadas e com particulares; contratação de empresas que fazem serviço de limpeza para particulares e também fazem o mesmo serviço para a URBANA, falta de fiscalização adequada, grande acúmulo de dívidas e o sobrepeso na coleta do lixo com o consequente superfaturamento dos contratos de coleta de lixo, entre outros problemas, que, inclusive, dificultaram até mesmo a nomeação de um Diretor Presidente, cargo vago há mais de 60 dias. "
Um dos inegáveis calcanhares de Aquiles da administração municipal de Micarla de Souza, a Urbana não tem desde o início da gestão desenvolver satisfatoriamente sua função, gerando assim um desgaste enorme para a conturbada gestão do município. É também resultado do vedadeiro rodízio de gestores que sem a devida competência técnica mas protegidos pelo manto do compromisso e da acomodação política, são designados para onde não deveriam ir. O resultado é o previsível descontrole administrativo e as consequências de graves problemas em serviços urbanos básicos como a coleta de lixo.
Fazer política é uma coisa, administrar é outra. O problema é que se mais muito mais política do que administar. Em todos os níveis federativos.
Ex-governador Iberê: dois pesos e duas medidas
Governadora Rosalba Ciarlini e o ex-governador Iberê Ferreira
Governantes de ontem e de hoje mantém a desagradável mania de submestimar o povo, de acordo com suas conveniências. No caso específico, sobre os movimentos grevistas quase generalizados dos servidores do Rio Grande do Norte, vejam o que dizia o governador à época, Iberê Ferreira, em abril de 2010, e o que diz o mesmo Iberê agora em uma atitude oportunista e desleal para com a atual governadora Rosalba que herdou dívidas impagáveis, algumas bastante discutíveis do ponto de vista legal.
É o caso típico de dois pesos e duas medidas, acreditando na pouca memória da população, maiores vítimas.
"Em 01 de abril e 2010:
“Esses reajustes (aprovados pela Assembleia Legislativa) não podem ser aplicados enquanto o Estado não sair do limite prudencial. Quem fizer isto está cometendo improbidade. As mensagens foram aprovadas e vão ficar aguardando oportunidade. Na medida em que o Estado vá saindo do limite prudencial vamos implantando os planos de cargos votados.”
Em 23 de maio de 2011:
“Um Governo que não valoriza o funcionário público não vai a lugar nenhum. É lamentável ver o atual Governo nesse caminho. O que esperar de um governo que culpa em ex-governante por concender planos de cargos e salários ao funcionalismo público? “
Com informações do site www.lauritaaruda.com.br
quinta-feira, 26 de maio de 2011
Fim de Noite: Samba em Prelúdio
O Fim de Noite de hoje recorre ao mestre Vinicius de Morais com todo o seu romantismo em "Samba em Prelúdio" nas vozes do próprio e de Maria Creuza. Boa Noite!
Presidenta Dilma é contra o kit anti-homofobia
Presidenta Dilma Rousseff
“Esta é uma questão que o governo vai revisar. Não haverá autorização para esse tipo de política, de defesa de A, B, C ou D. Agora, nós lutamos contra a homofobia. O governo defende a educação e também a luta contra práticas homofóbicas. No entanto, não vai ser permitido a nenhum órgão do governo fazer propaganda de opções sexuais e não podemos interferir na vida privada das pessoas”, afirmou. A presidenta afirmou que o governo tem de fazer políticas educacionais que tratem da necessidade de se respeitar as diferenças.
Ela admitiu que não assistiu aos vídeos e viu apenas “um pedaço na televisão”.
Comentário do blog:
O tema é polêmico e deve ser tratado com respeito e sem nenhum preconceito. Mas convenhamos em um início de governo com tantos problemas de grande influência na vida dos brasileiros, alguns setores do governo invertem prioridades em vez de se estabelecer uma pauta positiva com temas como Segurança, Educação e Saúde, por exemplo. Sem falar nas indispensáveis reformas do Judiciário, Políticas, Tributárias, entre outras. Gasta-se milhões de reais com medidas paliativas e falta recursos para ações realmente importantes para a vida dos brasileiros.
CEI dos Aluguéis da Câmara de Vereadores: cheiro de pizza antecipado
Vereadores Albert Dickson e Sargento Regina
A recém instalada Comissão Especial de Investigação da Câmara de Vareadores de Natal apresentou problemas antes mesmo de sua primeira reunião.
A indicação de seus 3 componentes feita pelo presidente vereador Edivan Martins é o primeiro e decisivo problema. Não era para menos. Propositora da CEI, a vereadora Sargento Regina tinha a pretensão de ser indicada presidente, não conseguiu. Contentava-se então em ser a relatora, também não conseguiu.
A matemática é simples: uma CEI com três componentes, sendo dois de apoio forte à situação - vereadores Albert Dickson e Bisbo Francisco - e apenas uma de oposição, a sargento Regina, o placar previsível seria ou será inapelavelmente de 2 x 1 em todas as decisões.
Quanto tinha o poder de decidir pela instalação ou não da Comissão, o experiente vereador e atual presidente da Casa, Edivan Martins, do PV, partido da prefeita Micarla, foi hábil e evitou desgaste político para sí não sendo contra sua instalação. Em compensação, indicou uma composição que garantiria uma bela pizza.
A sargento Regina percebeu que não teria nenhuma possibilidade real de investigar nada e desistiu de integrar a referida comissão, prometendo criar uma paralela. Até onde irá, não se sabe.
Intercâmbio: Estudante Paulo Vitor conclui com sucesso nos Estados Unidos e retorna ao IFRN
Estudante Paulo Vítor na entrega de Diploma de conclusão de intercâmbio cultural (foto à esquerda) e em outra solenidade recebendo certificado do prefeito municipal, pela participação efetiva em trabalhos comunitários solidários realizados em Wausau, Wisconsi, Estados Unidos.
Retornou ontem, 25, da cidade de Wausau, Winsconsi, Estados Unidos, o estudante do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Paulo Vítor Bezerra de Souza, onde relizou um proveito intercambio cultural no North Central Technical College. Foram 10 meses frequentando o curso na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, curso do qual também participa aqui no IFRN. Além do estágio na instituição americana de ensino tecnológico, Paulo Vítor participou de intensas atividades culturais e solidárias na cidade americana. De volta às atividades escolares no IFRN, em Natal, volta-se para a conclusão do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas para em seguida seguir em frente com outros desafios.
Em agosto de 2010, com a devida licença dos generosos webleitores, publiquei neste modesto espaço, uma carta aberta a Paulo Vítor. Hoje, conto mais uma vez com a tolerância dos mesmos para registrar o sucesso de um filho querido, na busca do conhecimentos como base para conquistas pessoais e profissionais.
Ele, como eu, acredita que o mundo é do tamanho dos nossos sonhos.
Parabéns Paulo Vítor!
quarta-feira, 25 de maio de 2011
Justiça dos homens: TST manda jornalista Pimenta Neves para a cadeia
Jornalista Pimenta Neves (foto à esquerda) e a jornalista assassinada Sandra Gomide
Com dez anos de atraso, o TST finalmente determinou ontem, 24,a prisão do jornalista Pimenta Neves, pelo assassinato covarde e confesso da namorada e também jornalista Sandra Gomide.
O caso Pimenta Neves x Sandra Gomide é emblemático no que se refere a lentidão da justiça brasileira. O crime ocorreu em agosto de 2000. Bons advogados pagos pelo jornalista assassino utilizou-se de todos os recursos e filigranas jurídicas para garantir até então, a impunidade do jornalista.
Finalmente, apesar de um Código de Processo Penal que possibilita esse tipo de facilidades até para um assassino confesso, como é o caso, os ministros do Superior Tribunal Federal decidiram por unanimidade que o lugar de quem mata - e covardemente sem chances nenhuma de defesa - é a cadeia, para onde foi Pimenta Neves para cumprir 15 anos de cadeia em regime fechado. A não ser que a defesa encontre outras brechas da lei para soltá-lo.
'Achei que ia morrer antes de ele ser preso', desabafou o pai de Sandra Gomide.
A violência é um problema mundial. A diferença no Brasil é que um sistema jurídico ultrapassado - nosso Código Penal é de 1940 - deixam juízes e ministros dos tribunais impotentes para condenações de criminosos, em virtude da frouxidão das leis.
Passou da hora de uma grande e profunda reforma do Judiciário, com foco na alteração das leis penais e maior agilização dos julgamentos.
terça-feira, 24 de maio de 2011
Charge: "Matemática da greve"
Charge de Ivan Cabral (cedida).
Mais uma vez o olhar e o traço afiados de Ivan Cabral acerta com precisão. Trcadilho de números à parte, mas constata-se no mínimo uma grande insensibilidade para com os grevistas da Educação, a frágil alegação de limite prudencial para não conceder um reajuste mínimo sequer, aos profissionais da Educação.
Não parece sério, ao senso comum, a justificativa. Caberia então a pergunta: e em que se está gastando tanto para que se tenha ultrapassado o tal limite prudencial, essa figura imaginária do tecnicismo governamental para dizer não?
Está cheia de razão a professora Amanda Gurgel, quando pede seriedade aos parlamentares e secretária de Educação que se mude a lógica sob a qual eles tratam os problemas da Educação estadual. Pedir paciência para quem espera há 15 ou 20 anos, é um pouco demais, como diria o humorista.
Com toda a segurança e consistência demonstrada por Amanda, ela somente cometeu uma leve ingenuidade: a de imaginar que os deputados e gestores ficariam constrangidos com suas certeiras afirmações.
Eles nunca ficam constrangidos.
domingo, 22 de maio de 2011
Leitura Dinâmica II:"Barganha indecente"
Leitura Dinâmica II desde Domingo traz o artigo abaixo, do experiente e veterano jornalista Carlos Chagas, sobre as manobras inconfessáveis e criminosas em Brasília, para blindar o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palloci, das acusações de enriquecimento ilícito, em apenas 4 anos. Difíceis de serem explicadas, apela-se para uma lógica perversa de que um erro justifica outro, contrariando o senso comum que pensa exatamente o contrário.
Chagas aponta algo mais grave ainda que é a tentativa da compra do silêncio da oposição através de troca de concessões na aprovação de um importante projeto sobre o meio-ambiente.
Quando se pensa que é o Congresso Nacional chega ao fundo do poço, descobre-se que ainda não é, diante da gravidade de fatos novos. A conclusão embora indesejada é de que parece que ele não tem fundo.
Por Carlos Chagas
" O Congresso terá chegado ao fundo do poço, a ser verdadeira a informação de que o governo trocou concessões aos desmatadores, na próxima votação do Código Florestal, pelo sepultamento de críticas e investigações a respeito do aumento patrimonial do ministro Antônio Palocci.
Barganhas parecidas tem acontecido ao longo das Legislaturas, mas dessa vez ultrapassaram os limites da decência. O suposto acordo exprime a troca de cada milhão de reais amealhado pelo chefe da Casa Civil por algumas centenas de hectares de floresta dilapidada.
Trata-se da demonstração de que vale tudo. Se a moda pegar, como parece que já pegou, é bom tomar cuidado. Daqui a pouco estarão aprovando medidas provisórias de combate à miséria por isenções fiscais para os grandes especuladores.
Ainda a respeito desse episódio inconcluso da fortuna do ministro Palocci, registre-se mais uma pequena lambança ocorrida no Planalto. O chefe da Casa Civil precisou telefonar para os ex-ministros e antigos altos funcionários de governos passados, desculpando-se por ter ido parar no Congresso texto reservado preparado por seus assessores, onde se lê que Pérsio Arida, André Lara Resende, Pedro Malan e Armínio Fraga, servidores do governo Fernando Henrique, quando deixaram suas funções passaram a prestar consultoria e dedicar-se a atividades nos meios financeiros. O mesmo fez Maílson da Nóbrega, ministro da Fazenda no governo José Sarney. Segundo versão de Palocci, eram considerações para efeito interno no governo. O deslize acabou fazendo uma vítima: acaba de ser demitido o subchefe de Assuntos Parlamentares do ministério da Coordenação Política, Luiz Azevedo, apontado como responsável pelo vazamento. Será que não foi o contínuo que serve cafezinho para o ministro Luis Sérgio? "
sábado, 21 de maio de 2011
Fim de Noite: "Para não dizer que não falei das flores"
O Fim de Noite deste Sábado vai mais uma vez ao fundo do baú e traz a emblemática composição de Geraldo Vandré, cantada por Simone, "Para não dizer que não falei das flores". Um pouco de rebeldia lúcida e civilizada sempre fortalece a cidadania, que como uma planta, precisa ser alimentada continuadamente. Boa noite!
Leitura Dinâmica: o poder das palavras e as verdades de Amanda Gurgel
A professora Amanda Gurgel elevada à condição de celebridade só deseja o reconhecimento e o respeito a sua categoria como professora estadual do RN
O Blog não concorda com a exploração midiática dos fatos, mas o episódio protagonizado pela lúcida e consistente professora Amanda Gurgel continua a merecer as atenções não mais de seu estado - o RN - mas o prestígio da mídia nacional pela inadiável necessidade de se enfrentar a questão da Educação no país. Até porque as realidades estaduais da Educação são muito parecidas.
Assim, "Leitura Dinâmica" tenta contribuir para a reflexão que o caso requer, transcrevendo literalmente a fala de Amanda Gurgel.
Tudo começou na Audiência Pública realizada no dia 10 de maio, na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte. Com poucos minutos disponíveis, a professora foi precisa e irretocável na abordagem do atual quadro da Educação no estado, falando para a secretária estadual de Educação, professora Bethania Bezerra e para um grupo de deputados presentes à solenidade.
Sem gritos nem clichês, Amanda se fez ouvir com atenção por sua clareza e verdades ditas com serenidade e pleno conhecimento da causa que defendia.
Eis a íntrega de sua fala:
“Durante cada fala aqui eu pensava em como organizar a minha fala. Porque são tantas as questões a serem colocadas e tantas as angústias do dia a dia de quem está em sala de aula, que eu queria pelo menos conseguir sintetizar minimamente essas angústias.
“Como as pessoas sempre apresentam muitos números e dizem que eles são irrefutáveis, eu gostaria também de apresentar um número que é composto por três algarismos apenas, bem diferentes de tantos números que são apresentados aqui com tantos algarismos: é o número do meu salário, R$ 930, com nível superior e especialização.
“Eu perguntaria a todos aqui, mas só respondam se não ficarem constrangidos, se vocês conseguiriam sobreviver ou manter o padrão de vida que vocês mantêm, com esse salário. Certamente não conseguiriam.
“Não é suficiente nem para pagar a indumentária que os senhores e as senhoras utilizam para poder frequentar esta Casa. A minha fala não poderia partir de um ponto diferente, porque só quem está em sala de aula, só quem pega três ônibus por dia para chegar a seu local de trabalho é que pode falar com propriedade.
“Fora disso, qualquer consideração aqui é apenas para mascarar uma verdade visível a todo mundo: em nenhum governo, em nenhum momento no nosso Estado, na nossa cidade, no nosso país a educação foi uma prioridade.
“Então, me preocupa muitíssimo a posição da maioria, inclusive da secretária (de Educação) Betânia Ramalho, de não falarmos sobre a situação precária porque isso todo mundo já sabe.
“Como assim, não vamos falar da situação precária? Gente, estamos aceitando a condição precária da educação como uma fatalidade?
“Estão me colocando dentro de uma sala de aula com um giz e um quadro para salvar o Brasil, é isso?
“Salas de aulas superlotadas com os alunos entrando com uma carteira na cabeça porque não têm carteiras nas salas e sou eu a redentora do País? Não tenho condições, muito menos com o salário que recebo.
“A secretária disse que não podemos ser imediatistas, que precisamos pensar a longo prazo. Mas a minha necessidade de alimentação é imediata. A minha necessidade de transporte é imediata, a necessidade dos alunos de ter uma educação de qualidade é imediata.
“Eu gostaria de pedir aos senhores que se libertem dessa concepção extremamente equivocada, e digo isso com mais propriedade do que os grandes estudiosos: parem de associar a qualidade da educação com professor dentro da sala de aula.
“Não há como ter qualidade em educação com professores trabalhando em três turnos seguidos, multiplicando seus salários: R$ 930 de manhã, R$ 930 de tarde, R$ 930 de noite para poder sobreviver. Não é para andar com bolsa de marca nem para usar perfume francês.
“É para pagar a alimentação de seus filhos, para pagar a prestação de um carro que muitas vezes compram para se locomover mais rapidamente entre uma escola e outra.
“Não me sinto constrangida de apresentar meu contracheque, porque penso que o constrangimento deve ser de vocês.
“Lamento, mas deveriam todos estar constrangidos. Entra governo e sai governo e o que se solicita de nós é paciência e tolerância.
“Quero pedir à secretária paciência também porque nós não aguentamos mais esse discurso.
“Não podemos ser responsabilizados pelo caos que na verdade só se apresenta para a sociedade quando nós estamos em greve, mas que está lá todos os dias dentro da sala de aula, em todos os lugares.
“São muitas questões mais complexas que precisariam ser postas aqui. Mas infelizmente o tempo é curto e é isso que eu gostaria de dizer em nome dos meus colegas que pegam três ônibus para chegar ao local de trabalho, em nome dos estudantes que estão sem aula agora por causa da greve, mas que ficam sem aula por muitos outros motivos.”
Segundo as próprias palavras de Amanda, ela não pretende transformar-se em celebridade mas tão somente ser ouvida e assim poder contribuir para a categoria profissional a que pertence - a de professora.
"Sinto que é uma missão. Se eu conseguir mobilizar a categoria na internet e nas ruas para pressionar o governo, talvez eu tenha plantado uma semente que poderá, um dia, render frutos inéditos."
sexta-feira, 20 de maio de 2011
Professora Amanda Gurgel comprova o poder das palavras
Professora Amanda Gurgel onde prefere estar: na sala de aula.
"A palavra convence. O exemplo arrasta". A frase é do médico e escritor Lair Ribeiro. Mas adapta-se muito bem à fala da professora estadual Amanda Gurgel, na recente Audiência Pública sobre Educação, na Assembléia Estadual do Rio Grande do Norte.
A consciente pedagoga mostrou com competência e sem gritos nem palavras de ordem o retrato sem retoques da situação caótica e lamentavel da Educação no estado. E foi ouvida com a atenção e um silêncio inquietante por deputados e secretária de Educação constrangidos.
De tão contundente e verdadeiro, o discurso da professora transformou-a em celebridade. Domingo, será atração do Programa do Faustão, na Globo. O assunto é interessante - Educação - e o que se deseja é que a repercussão nacional posss transformar-se em algo positivo para os milhões de estudante do ensino público.
Resta saber se o Faustão a deixará falar, sem interompê-la com suas brincadeiras de péssimo gosto, mesmo quando o assunto é sério. É esperar para ver.
No plano estadual ou local, quem sabe a professora Amanda não será candidata a um mandato eletivo - vereadora ou deputada estadual - e dar voz nos respectivos parlamentos, aos professores de todos os níveis. Sem os gritos e clichês habituais dos profissionais da política local. mas com a clareza e a lucidez das palavras livres.
quinta-feira, 19 de maio de 2011
RN: Governo Rosalba vive inferno astral com greves e demissão de secretários
Governadora Rosalba Ciarlini enfrenta turbulência no quinto mês de governo.
A governadora do RN, Rosalba Ciarlini vive o que se pode denominar de inferno astral. Ao assumir, denunciou ter recebido o governo em um verdadeiro caos administrativo efinanceiro, das mãos do ex-governador Iberê Ferreira, que ficou poucos meses à frnete do executivo potiguar.
Rosalba começa a sentir na própria pele a diferença entre fazer política e legislar, como senadora, em Brasília, e governar o estado com todos os seus problemas financeiros e administrativos.
Esta semana tem sido especialmente crítica, com o pedido de demissão de importantes secretários e greves generalizadas na Saúde, Educação, Polícia Civil e Detran.
Nessa hora, é comum tentar justificar o injustificável atribuindo a responsabilidade aos governos anteriores. Mas tal atitude não resolve os problemas e os mesmos só fazem se agravar. E como bem disse a esclarecida professora do estado, Amanda Gurgel, em Audiência Pública na Assembléia: "não temos mais como ter paciência para esperar. Tenha paciência os senhores que devem estar constrangidos".
A fala da lúcida e corajosa professora pode até não produzir a solução dos problemas da Educação no estado, mas teve ampla repercussão e calou os deputados estaduais e secretária de Educação, presentes à reunião.
Até para paciência, há limites.
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Educação no RN: todos precisamos ver e ouvir a prof. Amanda Gurgel
Um retrato sem retoques da Educação no Rio Grande do Norte. Sem comentários.
terça-feira, 17 de maio de 2011
Palocci e suas consultorias milionárias
Ministro-Chefe da Casa Civil Antonio Palocci: consultorias milionárias a quais empresas?
Não faz muito tempo, o atual Ministro-Chefe da Casa Civil Antonio Palocci teve que deixar o Ministério da Fazenda do governo Lula, por ter sido responsável pelo crime de quebra do sigilo bancário do humilde porteiro Fracenildo Santos Costa.
Novamente o ministro Palocci surge como suspeito de enriquecimento suspeito. Realmente é bastante suspeito que a atividade de consultoria empresarial resulte em ganhos da grandeza anunciada, que permita a multiplicação por 20 do seu patrimônio em apenas 4 anos.
O mais grave nesses escândalos envolvendo alguns políticos são as justificativaxs que não explicam e n ão convencem. Desta vez, a alegação de Palocci é que declarou o seu patrimônio à Receita Federal. Mas isso não justifica nada.
O minimamente razoável é que possa explicar para quais empresas foram prestadas a tal consultoria e que tipo de consultoria. Importante lembrar que o período coincide com o mesmo tempo em que o ministro era deputado federal.
Seria simples o ministro explicar. O difícil é existir tais explicações. Será que terá que aparecer outro porteiro Fracenildo?
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Justiça lenta: Garibaldi e Henrique condenados à perda de direitos políticos
Deputado Federal Henrique Alves e o Ministro da Previdência Garibaldi Filho
Está nos jornais e blogs:
O ex-governador do RN e atual senador licenciado e Ministro da Previdência Garibaldi Filho e o deputado federal Henrique Alves foram condenados em primeira instância
(Juizado da Comarca de Natal) a perda de seus direitos políticos por treis anos.
A sentença é da juíza Ana Cláudia Secundo da Luz e foi publicada no Diário Oficial da Justiça (DOJ) da última sexta-feira (13). A ação é de 2001, época em que o governador era Garibaldi Filho que criou uma secretaria especial de governo para acomodar Henrique Alves que tinha pretensões e como de fato concorreu à eleição para prefeito de Natal.
“Conforme as informações obtidas na tramitação do procedimento administrativo, ficou comprovada a intensa exposição na mídia, as custas do erário, da imagem dos demandados, personalizando nas suas figuras os êxitos anunciados nas peças publicitárias da administração estadual”, ressaltou na peça de acusação o MP .
Não há motivos para grandes preocupações. As açãos sofrerão recursos e tramitarão ainda pelo Tribunal de Justiça do RN, depois Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, e se não forem arquivadas, chegarão ao Supremo Tribunal Federal. Portanto, haverá tempo para vários mandatos.
A lentidão da Justiça, principalmente para os privilegiados que tem direito a fórum privilegiado, é praticamente a garantia da impunidade absoluta. Os tribunais não conseguem dar conta de tantos políticos e gestores públicos processados.
Não foi à toa que legislaram em causa própria. Enquanto isso, oa ladrões de galinhas vão direto para a cadeia.
sexta-feira, 13 de maio de 2011
Fim de Noite: "Pigeon without a dove"
Sexta-feira, 13. Que dia de azar que nada. Melhor acreditar na sorte. O Fim de Noite traz mais um Flash Back dos anos 70: "Pigeon without a dove", com o romântico Patrick Dumon. Boa noite!
SBT sai na frente: primeiro beijo lésbico em novelas
Marina e Dra. Marcela são as personagens que colocam o Sistema Brasileiro de Televisão - o SBT de Silvio Santos - no pioneirismo do primeiro beijo lésbico em novelas. As atrizes Giselle Tigre e Luciana Vendramini emprestaram seus talentos à cena que já está provocando controvérsias quanto à sua exibição. Nem a Globo, líder de audiência em novelas, ousou em nenhuma delas, tal cena. O SBT com sua Amor e Revolução tem chamado a atenção do público brasileiro não apenas por abordar a Ditadura Militar, mas também por incluir a problemática do homossexualismo com foco na prática feminina. O tema teve recente reforço do Supremo Tribunal Federal que recentemente aprovou direitos civis decorrentes da união homossexual. O assunto promete e não passará despercebido por conservadores e liberais.
Marketing pessoal: Te cuida Milene! Rosalba está aí
Governadora Rosalba Ciarlini tentando uma embaixadinha.
O reinado de recordista em embaixadas, Milene Domingues, a ex-esposa do fenômero Ronaldo, está ameaçado. A governadora Rosalba Ciarlini resolveu bater o recorde da gaúcha. A cena aconteceu ontem, 12, no Brazilian National Tourism Mart (Mercado Nacional de Turismo), evento turístico que está acontecendo no Centro de Convenções, em Natal.
O estilo popular da governadora é bastante conhecido e não causa nenhuma estranheza. Pensando bem, nem é época de eleições onde vale tudo por um voto a mais.
quinta-feira, 12 de maio de 2011
Aeroporto de São Gonçalo do Amarante: publicado o Edital
Antes tarde do que nunca. Finalmente a Agência Nacional de Aviação Civil publicou nesta quinta-feira, 12, o edital de licitação para concessão do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte.
O leilão está previsto para o dia 19 de julho, na sede da BM&Bovespa, em São Paulo.
A construção do novo complexo aeroportuário brasileiro na Região Metropolitana de Natal, significará um avanço importante e uma revolução na economia da região, mas precisamente no município de São Gonçalo do Amarante, onde ficará o aeroporto.
As obras foram inciadas a mais de uma década, com inúmeras interrupções. Espera-se que agora, com o advento da Copa do Mundo de 2014, ele seja efetivament concluído.
quarta-feira, 11 de maio de 2011
Micarla revela diferença entre ser líder e chefe: cai Secretário de Saúde
Prefeita de Natal Micarla de Souza e o secretário de saúde demissionário Thiago Trindade
A prefeita de Natal, Micarla de Souza, até que tem tentado, mas não tem conseguido convencer a população de que é uma gestora de fato. Aliás, ela tem revelado a mais nítida diferença entre ser chefe e ser líder.
A aparente modernidade da gestão através de nomes emblemáticos como Mobilidae Urbana, Gabinetes de Gestão concentrada e outros termos técnicos não tem sido suficiente para fazer o seu secretariado funcionar satisfatoriamente. Desde o início da gestão o verdadeiro entra e sai de secretários demonstra clara ausência de liderança ou erro na escolha de seus auxiliares diretos.
Hoje, 11, em meio a um nebuloso contrato de mais de 8 milhões celebrado pela Secretaria Municipal de Saúde e uma OSCIP pernambucana - ITCI - para combater a dengue na capital, o secretário provavelmente sentindo-se desprestigiado com o cancelamento do contrato, demitiu-se. Micarla não suportou as pressões e os fortes indícios de irregularidades no referido instrumento contratual.
Sem se falar que parece muito estranho essa tentativa de terceirização do combate à dengue pela "empresa" ITCI, de Pernambuco, sem nenhum conhecimento técnico do assunto, cuja atividade constante no contrato social, nada tem a ver com combate a dengue.
Realmente muito estranho. Tão estranho que não restou alternativa à prefeita que o cancelamento e como consequência, a demissão do secretário de saúde. Menos um.
terça-feira, 10 de maio de 2011
Fim de Noite: "Reflections of my life"
Noite de Terça-feira com chuva. Oportunista, o Fim de Noite imagina ser conveniente ouvir uma das baladas românticas de maior sucesso no final da década de 60, início dos anos 70. "Reflections of my life" com a banda escocesa The Marmalade, é música conhecida por quem tem mais de 40, por aí, mas vale a pena ser ouvida por qualquer adolescente,enfim por todos, pela qualidade da letra e música. Ligue o som, aproveite e boa noite!
Marcha dos prefeitos em Brasília: de pires na mão
Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios, fala na 14ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios
Todo ano, a Marcha dos prefeitos acontece em Brasília, sempre de "pires na mão". Hoje,10, está sendo a 14a. Marcha, em que prefeitos de todo o Brasil correm para Brasília para através da Confederação dos Municípios e com o apoio de deputados federais e senadores, pressionarem o governo por verbas federais, única fonte de sobrevivência de boa parte dos municípios brasileiros.
O sistema tributário brasileiro, reconhecidamente centralizador, provoca tal situação.
Tem razão Ziulkoski quando afirma: "Nós somos os grandes parceiro do governo. A União cria os programas e nos executamos”, Ele complementa: “está na hora de parar de criar programas por meio de medidas administrativas e começar a regulamentar os que já existem”.
Dos entes federativos, o município é o mais sensível na gestão pública pois é nele que a vida acontece.
sexta-feira, 6 de maio de 2011
Fim de Noite: "Mandy"
O Fim de Noite desta sexta-feira chuvosa em Natal vai aos anos 70 e traz uma balada romântica: "Mandy", com o norte-americano Barry Manilow. Boa Noite!
Agora vai: Henrique cumpre palavra e mostra Edital do Aeroporto de São Gonçalo
Deputado Federal Henrique Alves exibindo o Edital que será publicado somente segunda-feira, dia 9. (Foto TN Online)
O deputado Henrique Alves não perde tempo. Compareceu hoje, 6, à Assembléia Legislativa e durante uma audiência pública sobre a energia eólica no Rio grande do Norte, apresentou uma cópia do Edital do Aeroporto Internacional de São Gonçalo.
Henrique havia prometido apresentar o Edital até o final de abril último. Mas apenas com alguns dias de atraso, cumpriu a promessa e discursando como que se dirigindo à Governadora Rosalva Ciarlini fez um apelo para que as 25 mil vagas de emprego fossem destinadas aos norte-riograndenses.
Ao final de sua fala, lembrou com tristeza a data de hoje como de aniversário da morte de seu pai, Aluizio Alves, destacando que apesar de uma data triste sobre a morte de Aluizio, significava também uma enorme alegria pela confirmação de uma das mais importantes obras para o Rio Grande do Norte.
Acabaram-se as dúvidas: Al Qaeda confirma morte de Bin Lader
Mesmo com a confirmação feita pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, as dúvidas persistiam principalmente pela ausência de fotos ou vídeos. Hoje, 6, a rede terrorista Al Qaeda manifestou-se confirmando a morte de um de seus principais líderes, Osama Bin Lader.
Como era de se esperar de uma organização terrorista, ela informou que haverá retaliações com possíveis novos atentados, o que coloca o mundo em alerta, principalmente os Estados Unidos, alvo principal da organização criminosa.
Uma guerra assustadora para a humanidade, pela imprevisibilidade que o terrorismo causa.
Campanha Nacional do Desarmamento é lançada hoje no Rio
Cel (PM) Araújo, comandante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte
Foi lançada nesta manhã, 6, no Rio, a Campanha Nacional do Desarmamento. O evento teve contou com a presença do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, além do prefeito do Rio, Sérgio Cabral e ainda do prefeito Eduardo Paes.
Estiveram presentes ainda as vítimas da Escola Tasso da Silveira, de Realengo, Rio.
As campanhas educativas são sempre bem vindas e são necessárias para que haja um envolvimento maior da população nas questões que dizem respeito a vida dos cidadãos.
Em campanhas de desarmamento anteriores a adesão da população foi abaixo do esperado, por uma lógica simples do cidadão: a de que o governo através de argumentos questionáveis busca desarmar o cidadão, mas não consegue desarmar os bandidos que possuem muitas vezes armas mais poderosas do que as das polícias.
Realmente o cidadão não precisa ter arma em casa, desde que, haja segurança pública capaz de garantir-lhe o direito de ir e vir, constitucional, sem ser assaltado a toda hora. O crime, organizado e o não organizado acompanha com interesse especial tais campanhas, sabendo que ao final delas, mais pessoas estão dssarmadas e portanto transformando-se em vítimas inofensivas a suas ações criminosas.
E legislação penal precisa ser mais rigorosa com os bandidos. Não ha outro caminho. O Brasil é um dos poucos países que tenta reduzir a criminalidade suavizando as penas impostas aos condenados, com liberdade condicional, progressão de penas, indultos natalinos e outros benefícios causadores de crimes e assaltos praticados por condenados que obtem tais regalias. Foram constatados vários casos em que presidiários saem dos presídios, cometem crimes de roubos e assassinatos e ao final do dia voltam para o presídio (alguns voltam outros não), como se nada tivesse acontecido.
Mesmo assim, alguns juízes continuam liberando presos. Justificam dizendo que a legislação penal em vigor permite.
Então, por que não se muda a lei? O Congresso Nacional, quando interessa, aprova leis em questão de horas. Isso já aconteceu. Foi em um desses aumentos salariais de suas excelências.
segunda-feira, 2 de maio de 2011
Obama confirma: Bin Lader está morto
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, principal responsável pelas operações de caça ao terrorista da Al-Qaeda confirmou hoje, 2, que Bin Lader está morto.
Baixa no Terrorismo: forças americanas matam Bin Lader
Testes de DNA confirmam que o terrorista Osama Bin Lader foi morto ontem, 1, no ataque a residência onde estava escondido nos arredores de Islamabad, Paquiestão.
Além de Bin Laden, morreram mais quatro pessoas, três homens - inicialmente os Estados Unidos consideraram que se tratava de um dos filhos adultos do terrorista e dois de seus seguranças - e uma mulher. Outras duas mulheres ficaram feridas.
Os agentes recuperaram o corpo do líder da Al Qaeda, que foi transferido para uma embarcação de guerra americana.
Após a identificação e serem feitas fotografias do corpo - que o Governo americano ainda está decidindo se tornarão públicas ou não - optou-se por jogar os restos do com terrorista ao mar.
Com informações do site Yahoo.
Bin Lader desde 2002 transformou-se o inimigo número 1 dos Estados Unidos e o terrorista mais procurado no planeta.
O atentado que destruiu as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, Estados Unidos, no dia 11 de setembro de 2001, matando mais de 3 mil americanos, 400 deles policiais e bombeiros mudou para sempre os Estados Unidos e chocou o Mundo. Deixou claro que o terrorismo não tem limites.
A partir daí os Estados Unidos inicou uma caçada sem trégua ao líder da Al-Qaeda, com o objetivo de capturá-lo vivo ou morto. Depois de 10 anos de busca incessante, terminou ontem a operação, com o terrorista morto.
Há um indisfarçável clima de comemoração entre os americanos e boa parte do Mundo. No entanto, há também uma visível preocpação das autoridades internacionais com possíveis ações terroristas em qualquer parte do planeta mas provavelmente com foco nos Estados Unidos, principal alvo do grupo terrorista ao qual percentia Bin Lader, certamente imediatamente substituído por um novo líder do terrorismo.
Assinar:
Postagens (Atom)