sábado, 19 de dezembro de 2009
Salário Mínimo deverá ser de R$ 510,00 a partir de Janeiro
O salário mínimo deverá ser elevado de 465 para 510 reais no ano eleitoral. Um aumento de 9,67%. Neste sábado, o relator-geral do Orçamento, Geraldo Magela (PT-DF), afirmou que elevou de 810 milhões para 870 milhões de reais a previsão de receitas para aumento do mínimo. Antes, os recursos garantiam um reajuste de 8,7%, chegando a 505,55 reais. A previsão inicial do governo era de um mínimo de 505,90 reais.
O reajuste deverá ser feito por medida provisória, até o final de dezembro, para que o novo valor comece a ser pago no início de janeiro. A expectativa é de que seja confirmado o valor de 510 reais. Isso porque o próprio ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, já havia informado que o governo poderia arredondar o salário mínimo para facilitar a vida dos aposentados. "Mas a decisão final é do presidente Lula. Só estou dando a garantia de que há orçamento para que o salário mínimo chegue a 510 reais", destacou Magela.
Nota do Blog: Antes e depois: Antes de 2003, o sindicalista Lula era presença certa nas reivindicações salariais, líder maior dos trabalhadores, principalmente dos metalúrgicos em São Paulo. Depois, hoje, cabe ao então sindicalista mas agora presidente da República conceder o aumento do salário mínimo. Insuficiente ainda, há de se reconhecer que está sendo no governo Lula que ele teve o maior poder de recuperação de compra. O grande problema a ser resolvido é o permanente descompasso entre o aumento do salário e os aumentos livres de alimentos e todos os demais produtos, numa economia livre de mercado. O desafio continua.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário