quarta-feira, 15 de setembro de 2010
As instituições no Brasil e a confiança dos brasileiros
Uma recente pesquisa da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (Direito GV), sobre a confiança do povo brasileiro nas instituições do país, revelou o seguinte resultado:
1. Forças Armadas - 63%
2. Grandes empresas - 54%
3. Governo Federal - 43%
4. Emissoras de TV - 42%
5. Imprensa escrita - 41%
6. Polícia - 38%
7. Igreja Católica - 34%
8. Judiciário - 33%
9. Congresso Nacional - 28%
10. Partidos políticos - 21%.
Em época de pesquisas eleitorais de todas as espécies e para todos os gostos, a pesquisa acima merece atenção pelo resultado aferido e pela credibilidade da instituição que a executou, longe de influências político eleitoreiras ou coisa do tipo.
Mesmo sendo injustamente criticadas e incompreendidas de forma equivocada por determinados segmentos da população, as Forças Armadas desponta como a instituição de maior credibilidade no país. Previsível por suas práticas distanciadas do anseio popular, os partidos políticos pagam o preço do descrédito na avaliação da população brasileira, por óbvias e gritantes razões. Basta analisar a postura das agremiações partidárias na atual campanha eleitoral, transformadas em balcões de negócios e acolhendo candidaturas fichas sujas, além de outros procedimentos pouco recomendáveis.
Causa uma certa preocupação a baixa credibilidade atribuída a instituições que deveriam representar a segurança jurídica da população, como o Poder Judiciário e o Congresso Nacional.
Fonte da pesquisa: Fundação Getúlio Vargas. Publicação: O Estadão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário