Notícias do Dia

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Fim de noite: "Fascinação"



Fim de noite desta 3ª vem com a saudosa e inesquecível Elis Regina, em
"Fascinação" (Versão em português de Fascination). É uma popular canção francesa do gênero valsa composta por F.D. Marchetti e escrita por Maurice de Féraudy em 1905. A canção foi traduzida para a língua inglesa por Dick Manning em 1932. Em 1957 foi interpretada por Jane Morgan na trilha-sonora do filme estadunidense Love in the Afternoon. Esta versão conquistou enorme popularidade, ficando em décimo primeiro lugar na Billboard Hot 100. A canção foi mais tarde regravada por Dinah Shore, Nat King Cole, e pelo maestro francês Paul Mauriat. Em 1943, Armando Louzada traduziu a canção para o português para o intérprete argentino Carlos Galhardo, que a gravou. Em 1976, no aclamado álbum Falso Brilhante, Elis Regina fez o seu registro da canção. "Fascinação" se tornou, desde então, uma das canções mais reconhecidas de Elis. Mais tarde, Nana Caymmi regravou a canção para a telenovela de mesmo nome, exibida em 1998 pelo SBT. Em 2007, a versão em francês integrou a trilha-sonora de La môme, filme baseado na vida de Édith Piaf. Com informações da Wikipédia.

Ditadura da beleza feminina faz mais uma vítima




A obsessão por um corpo perfeito pode ter causado mais uma vítima.
A jornalista e repórter da TV Justiça em Brasília, Lanusse Martins, de apenas 27 anos teria sofrido parada cardiorrespiratória durante uma cirurgia de lipoaspiração.
Segundo o promotor Diaulas Costa Ribeiro, a jornalista de 27 anos teve um choque hipovolêmico; sofreu perfuração de vasos (veias e artérias) pelas incisões feitas no corpo para retirada de gordura. "O que reforça a suspeita de erro médico", apontou Diaulas Ribeiro, que está tomando as providências para apurar a responsabilidade da morte da paciente.
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) entrou na apuração do caso na manhã desta terça. Diaulas Ribeiro instaurou inquérito para investigar a morte de Lanusse Martins, e solicitou à 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul) que o médico Haeckel Cabral, responsável pela cirurgia, além de toda a equipe, fosse intimado ainda hoje.

Nota do blog:
A ditadura da beleza feminina continua fazendo vítimas. A busca obssessiva por um corpo "sarado" a qualquer custo tem ceifado a vida de um número expressivo de jovens no Brasil. É notório o avanço da medicina em cirurgias do gênero, mas a decisão de fazê-la deve ser intransigente na escolha de um cirurgião especialista no assunto e de reconhecida competência. E, sobretudo, somente fazê-la quando a recomendação médica for objetiva.

RN Político: Família, família, política à parte



Os projetos políticos pessoais dos dois principais líderes do PMDB no Rio Grande do Norte, Henrique Alves e Garibaldi Alves, impedem que os dois caminhem juntos para a eleição de 2010. "Eu respeito a posição de Gaibaldi, mas não posso apoiar um candidato que faz oposição ao governo Lula. Nada de pessoal. Reconheço a afinidade dele com a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) e não iria forçá-lo a fazer uma coligação com Iberê. Mas ele está apoiando um grupo que faz uma oposição radical ao governo federal e eu não posso subir nesse palanque onde estarão combatendo o trabalho do presidente", disse Henrique, com enorme dificuldade, dada a inquestionável incoerência de Garibaldi, ao apoiar para o governo do estado, a senadora do Democratas, Rosalba Ciarlini.
"Ele (Henrique) disse que fará a pregação do meu nome para o Senado e do vice-governador Iberê Ferreira deSouza (PSB) para governo do estado. Mas sobre a gente se recompor - aliás, não é essa a palavra pois nós não estamos rompidos -, o quadro é esse, infelizmente", disse Garibaldi, tentando ser minimamente convincente para com o eleitor que, apesar de flagrante desinteresse ainda pela eleição de 2010, não consegue digerir a posição do senador peemedebista, a não ser se aceitar a máxima de que "em política, tudo é possível". Só assim.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Licença Maternidade de 6 meses entra em vigor




Desde ontem, 24, as empresas poderão aderir ao programa que permite a ampliação da licença-maternidade de 4 para 6 meses. A concessão do benefício é uma opção da empresa, que poderá abater a despesa do Imposto de Renda.

Depois da adesão, a funcionária tem um prazo de 30 dias após o nascimento da criança para requerer a ampliação. Ela tem direito ao salário integral. A medida também vale para casos de adoção. O objetivo é garantir o aleitamento e o bom desenvolvimento do bebê.

A regulamentação do benefício foi publicada ontem no Diário Oficial da União, mais de um ano após o Congresso aprovar a lei que criou o programa Empresa Cidadã, ampliando o prazo para seis meses. As vantagens fiscais, no entanto, estão limitadas às empresas que fazem a declaração do Imposto de Renda pelo sistema de lucro real, o que reduz o alcance da medida.

No Brasil, cerca de 150 mil empresas se enquadram nessa categoria, a maioria é grande corporação. Segundo o coordenador de cobrança da Receita, João Paulo Martins, elas empregam cerca de 40% da mão de obra feminina do País. As empresas incluídas no Simples ou no sistema de lucro presumido não têm como abater a despesa.

Durante os quatro primeiros meses da licença, o salário é pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os outros dois pela empresa. A despesa que a empresa tiver com a licença-maternidade nos dois últimos meses poderá ser descontada na hora da declaração anual do IR. Segundo a Receita, a medida representará redução de R$ 414 milhões na arrecadação em 2010. Para aderir ao programa, a empresa precisa se cadastrar no site da Receita na internet. A funcionária deve pedir o benefício diretamente à empresa. Com informações do site UOL.

Fidel Castro politiza tragédia do Haiti e acusa Estados Unidos de invasão



O ex-presidente cubano Fidel Castro acusou ontem os Estados Unidos de “ocuparem o Haiti com suas tropas” e pediu que a ONU tome uma atitude. Em um novo artigo publicado pela imprensa cubana, Fidel afirma que, no meio do caos no Haiti, atingido por um terremoto no último dia 12, “sem que ninguém saiba como nem porquê, milhares de soldados dos Estados Unidos ocuparam o território haitiano”. Segundo ele, vários governos se queixam do controle norte-americano e enfatizou que a ONU deve assumir “o papel de reitor que lhe corresponde neste delicado assunto”. Sobre a participação de Cuba, Fidel explica que seu país “cumpre uma tarefa estritamente humanitária” e que, “na medida de suas possibilidades, irá contribuir com os recursos humanos e materiais que estiverem ao seu alcance”.

Nota do blog: Para certos líderes políticos, como Fidel Castro, não importa a dimensão da tragédia mas o benefício político que ela possa oferecer. Todos sabem da histórica aversão que o líder cubano tem pelos Estados Unidos. Sem entrar no mérito, acusar os Estados Unidos de invasão pura e simples ao Haiti é um pouco demais. A imprensa tem mostrado uma atuação humanitária de grande porte feita desde os primeiros momentos pelas tropas americanas, levando alimentos, água, assistencia médica e abrigo para as vítimas da grande tragédia que abateu-se sobre o Haiti. Politizar a tragédia humana isto sim, é desumano.

Nova lei do inquilinato altera relações entre locador e locatário de imóveis




Entrou ontem em vigor a nova lei do inquilinato, ("LEI Nº 12.112 DE 9 DE DEZEMBRO DE 2009), que altera as relações entre o proprietário e quem aluga um imóvel.
“A grande alteração que a nova lei vai trazer é a determinação do despejo mais rápido. O fiador também pode deixar de ser responsável pela garantia do imóvel, o que torna a situação dos inquilinos ainda mais complicada. Acredito que nem mesmo o seguro locatício seja eficiente a ponto de garantir que o imóvel permaneça com o locatário em uma situação de inadimplência”, afirma um locatário. O prazo de despejo dos inquilinos será encurtado de 14 para quatro meses, dando maior garantia ao locador do imóvel.
Vale a pena tanto aos locadores como aos locatários conhecerem as principais alterações da nova lei, já em vigor.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Fim de noite: "I Will Always Love You"




Fim de noite desta 5ª traz Whitney Elizabeth Houston, ou simplesmente Whitney Houston, em "I Will Always Love You" ou "Eu sempre te amarei". Cantora, compositora, produtora musical e teatral e atriz norte-americana, uma das mais populares e famosas artistas das décadas de 1980, 1990 e 2000, recebendo vários Grammys, American Music Awards, Billboard Music Awards, Emmys, um MTV Video Music Award, um MTV Movie Award, um MTV Europe Music Award e o especial Legend Award. Influenciou a carreira de várias artistas como Kelly Price, Mariah Carey, Christina Aguilera, Beyoncé Knowles, Jessica Simpson, Alicia Keys, Leona Lewis, Jennifer Hudson e outras cantoras da música Pop e R&B.

Em 24 anos de carreira Whitney Houston já vendeu mais de 160 milhões de discos em todo o mundo, sendo 54 milhões somente nos Estados Unidos e 70 milhões de singles de acordo com a Recording Industry Association of America (RIAA), sendo uma das cantoas mais bem sucedidas.

Ela é classificada como a quarta melhor artista feminina de vendas nos Estados Unidos pela RIAA, com 54 milhões de álbuns certificados.

Em toda a sua carreira, Whitney Houston já recebeu mais de quatrocentos prêmios, sendo a cantora mais premiada da história, não igualada até os dias de hoje, certificada pelo Livro Guinness dos Recordes (Guinness World Record) em 2006.

Recentemente, Whitney foi incorporada na seleta lista dos "100 melhores cantores de todos os tempos", realizada pela renomada revista "Rolling Stone", ocupando a trigésima quarta posição, sendo a artista melhor colocada de sua geração.

É reconhecida em todo mundo por ter uma das vozes mais lindas de todos os tempos, além de uma grande habilidade vocálica que incluem uma imensa potência, melismas e vibratos sendo considerada uma voz única e lendária.
Com informações da Wikipédia.

Política Nacional: líderes do PSDB e PT insistem em baixar o nível





Sérgio Guerra eleva o tom e diz que Dilma é mentirosa e dissimulada. Não, não se trata de dois desconhecidos candidatos a vereador de um interior qualquer do país. Trata-se do senador Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB e do Ministra Chefe do Gabinete Civil de Lula, Dilma Rousself, pré-candidata do PT à Presidência da República.
“Dilma Rousseff mente. Mentiu no passado sobre seu currículo e mente hoje sobre seus adversários. Usa a mentira como método. Aposta na desinformação do povo e abusa da boa fé do cidadão”, diz a nota de Guerra, divulgada no fim da tarde de ontem.
A resposta do líder do PSDB teria sido em função da declaração de Dilma de que "se o PSDB chegar ao governo acabará com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)."

Importante registrar que a campanha presidencial oficialmente nem começou, embora ela tenha sido antecipada, à revelia da legislação eleitoral, e esteja nas ruas. Pelo tom das declarações, pode-se imaginar o que virá pela frente até o pleito presidencial em outubro deste ano.

Horário Eleitoral "Gratuito" : o eleitor é quem paga





A propaganda partidária e eleitoral de 2010 deve representar uma despesa superior a R$ 851 milhões para o governo, segundo estimativa da Receita Federal. As TVs e rádios podem, de acordo com a lei, pagam menos impostos por conta do tempo cedido aos políticos e aos partidos.

Enquanto isso, a isenção prevista para o Programa Universidade Para Todos (ProUni), é de R$ 625,3 milhões. Com informações do jornal "Correio braziliense".

Nota do blog: Os dados são claros: investe-se menos com educação universitária do que com os partidos políticos. O horário eleitoral só é "gratuito" no nome. Quem paga são todos os brasileiros. Mas é importante assistí-lo. Pelo menos para conhecer os pretensos candidatos. A informação é e continuará sendo uma das mais importantes ferramentas cidadãs numa Democracia.

Eleições 2010: os "blocos" já estão nas ruas







A atua legislação eleitoral é clara ao estabelecer duas situações específicas: 03 de abril é o prazo para os pretensos candidatos na próxima eleição, seja para senador, deputado federal e deputado estadual, se desincompatibilizarem. Ou seja, os que exercem cargos no executivo em qualquer nível terão que renunciar para poderem se candidatar. Por outro lado, as convenções partidárias, também por exigência legal, deverão ocorrer entre 10 e 30 de junho deste ano, quando serão registradas nos tribunais eleitorais, chapas e coligações partidárias. Até lá, oficialmente, não existem candidatos mas pré-candidatos. A propaganda eleitoral portanto, permanece proibida até as convenções. Essa proibição mais parece piada, diante dos "blocos" que há muito tempo já estão nas ruas, nos batizados, nos velórios, nos aniversários, nas missas e em todos os lugares imagináveis. O interior está uma festa. As repercussões dos fatos políticos no interior ocorre de forma diferente dos movimentos na capital do estado.
Os tribunais eleitorais silenciaram completamente em relação aos movimentos políticos partidários explícitos, na busca dos votos para outubro deste ano. Há uma visível e tácita aceitação da campanha antecipada.
O principal e mau exemplo vem de Brasília, quando o presidente Lula, o mais caristmático de todos os presidentes brasileiros, chamou a super ministra do Gabinete Civil e mãe do PAC, para viajar por todo o Brasil fazendo inauguração de obras públicas e apresentando-a como candidata a presidência em 2010.
As tentativas de denúncias da oposição, não deram em nada. O TSE não conseguiu ver ilegalidade nas tentativas de Lula de popularizar a antipática ministra Dilma Rousself. É o Brasil. Nunca é demais lembrar que o grande e principal juiz numa eleição democrática, é o eleitor.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Fim de noite: "Pra ser amor"



Fim de noite de hoje rende-se à atualidade e traz "Pra ser amor", bela letra e canção do cantor carioca Ricky Valen, um dos temas da novela global "Viver a vida". Boa noite!

Ministro da Previdência faz provocações a aposentados




O Ministro da Previdência, José Pimentel, provocou os aposentados e pensionistas de todo o país, ao afirmar que nenhuma categoria obteve ganho real superior aos 2,5% dados pelo governo a aposentados e pensionistas em 2010.
Condenados a uma sistemática perda do poder aquisitivo ao longo do tempo desde a aposentadoria, os aposentados e pensionistas ainda tem que ouvir o ministro fazer interpretações discutíveis e irreais. Ou seja, além de queda, coice.
O ministro não consegue ser tão convincente sobre a sonegação dos grandes grupos empresariais e dos desvios de recursos da Previdência para outras finalidades dentro do Governo Federal.
A Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap) considerou as declarações do ministro da Previdência, José Pimentel, contrária aos interesses dos aposentados. Nesta terça-feira (19), Pimentel disse no programa Bom Dia, Ministro que nenhuma categoria obteve ganho real maior que os aposentados e os pensionistas no último ano.
“O enfoque do ministro é outro. Nossa visão é contrária, nós estamos perdendo. O salário mínimo terá um reajuste de 9,68% e nós teremos 6,14%. Estamos perdendo poder de compra. Na prática estamos perdendo 3%”, considerou o diretor-financeiro da Cobap, Nelson Osório.

Consagração: Lula receberá prêmio de Estadista Global




"O presidente Lula a receberá o prêmio de Estadista Global do Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça), no dia 29 de janeiro. Esta é a primeira edição da homenagem, criada para marcar o aniversário de 40 anos do Fórum. Segundo o órgão, o prêmio tem o objetivo de “destacar um líder político que tenha usado o mandato para melhorar a situação do mundo”. A entrega do prêmio será feita pelo ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan. Em seguida, terá início um painel de discussão sobre o Brasil." Com informações do site Claudio Humberto.

Nota do blog:
Depois dos presidentes Barack Obama, dos Estados Unidos, Nicolas Sarkozy, da França, e do importante jornal britânico Financial Times manifestarem reconhecimento da importância de Lula no atual contexto mundial, a consagração chega com o prêmio de Estadista Global, conferido pelo Fórum Econômico Mundial.
Não é pouco para um ex-torneiro mecânico nordestino, cuja saga o filme "O filho do Brasil" acaba de revelar.
A elevação de Lula a tal destaque no cenário internacional é inegável motivo de orgulho para os brasileiros, embora se possa discutir critérios e que reais interesses possam existir em "encher" a bola do presidente brasileiro.
As limitações intelectuais de Lula não foram suficientes para neutralizar o seu imensurável carisma e a sua reconhecida ousadia. Coisas do Brasil.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Fim de noite: 'I want to know what love is'



Fim de noite de hoje, na linha romântica, traz a banda americana, de Nova York, Foreigner em "I want to know what love is' ou "Você sabe o que é o amor?" Boa noite!

Haiti: a fome não pode esperar




A fome não pode esperar a forma mais adequada de se entregar o alimento. Para os sobreviventes pouco importa a maneira, mas a urgência no atendimento a suas necessidades imediatas, de todas elas, a fome e a sede.

Nesse aspecto, os Estados Unidos demonstram sua superioridade no atendimento aos sobreviventes, pela presença arrojada de militares e pelos meios utilizados na tentativa de minimizar o sofrimento do povo haitiano.

"O Exército dos Estados Unidos começou nesta semana a jogar suprimentos de ajuda ao Haiti pelo ar, dias após ter descartado a solução na semana passada por considerá-la muito arriscada.
Cerca de 14 mil refeições prontas e 15 mil litros de água potável foram jogados de um avião militar americano C-17 sobre uma área segura ao noroeste de Porto Príncipe, segundo afirmou uma porta-voz militar.

As autoridades militares americanas estão agora avaliando a possibilidade de ampliar a entrega de ajuda por via aérea para outras regiões do Haiti.

Na semana passada, o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, havia descartado a possibilidade de jogar alimentos a partir de aeronaves, alegando que, sem um esquema de distribuição da ajuda em solo, isso poderia criar ainda mais problemas, como brigas e tumultos.

Reabertura do porto
Espera-se que a reabertura futura do porto da capital haitiana, danificado pelo terremoto, possa facilitar a distribuição da ajuda humanitária ao país.

Nesta segunda-feira, 2.200 marines americanos desembarcaram no Haiti, juntamente com equipamentos para remoção de escombros, suprimentos médicos e helicópteros.

Segundo a Casa Branca, mais de 11 mil militares americanos estão já em solo no Haiti, em navios na costa do país ou a caminho.

Militares americanos e da Minustah, as forças de paz da ONU lideradas pelo Brasil, estão auxiliando a distribuição de ajuda e protegendo locais visados por saqueadores.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, recomendou ao Conselho de Segurança a incorporação de 1.500 novos policiais e 2.000 soldados à força de paz da organização, que já contava com 9.000 homens.

Calma
Apesar dos relatos de episódios de violência e de crescentes casos de saques em meio ao desespero dos haitianos pela demora na chegada de ajuda, o subsecretário-geral da ONU para Assuntos Humanitários, John Holmes, afirmou que a situação geral é de calma.

O comandante das forças americanas no Haiti, general Ken Keen, disse que há agora menos violência em Porto Príncipe do que antes do terremoto.

"As pessoas que moram e trabalham aqui no Haiti, que estão aqui há anos - tanto na nossa própria embaixada quanto na comunidade internacional, assim como nas forças da Minustah - me dizem que o nível da violência que vemos agora está abaixo dos níveis pré-terremoto", disse Keen.

"Ainda assim, qualquer incidente de violência atrapalha nossa capacidade de dar assistência humanitária", afirmou.

Keen disse no domingo que até 200 mil pessoas podem ter morrido no desastre.

A entrega de ajuda no centro de Porto Príncipe está se tornando mais difícil, segundo o correspondente da BBC na cidade David Loyn, por causa da crescente irritação dos haitianos com a demora.

Segundo Loyn, os caminhões para o transporte de suprimentos de ajuda têm necessitado de acompanhamento militar para trafegar pela cidade.

Frustração
O comandante Walter Matthews, da Marinha americana, disse à BBC que entendia a frustração entre os haitianos, mas disse que os esforços de ajuda estão melhorando.

A distribuição de suprimentos está se expandindo para outras áreas afetadas pelo terremoto além da capital, como as cidades de Leogane, Gressier, Petit-Goave e Jacmel.

O ex-presidente americano Bill Clinton, enviado especial da ONU para o Haiti, disse que a cooperação entre as tropas americanas e das Nações Unidas estavam melhorando os esforços humanitários.

"A ONU dá segurança e os americanos garantem a logística e a distribuição. Eles sabem como fazer isso. Então estamos chegando lá", disse Clinton à BBC durante uma visita a Porto Príncipe na segunda-feira.

Bloqueios
A distribuição de ajuda ainda está dificultada por obstáculos como o fechamento do porto e pelo bloqueio de ruas por corpos e escombros.

Muitas agências e organizações internacionais reclamaram no fim de semana de que não estavam conseguindo entregar suprimentos de ajuda por causa do congestionamento no aeroporto da capital, que está sendo administrado pelo Exército americano.

Mas John Holmes, da ONU, disse que os problemas iniciais estão sendo resolvidos com a introdução de um sistema para priorizar voos humanitários.

Segundo ele, ainda há 43 equipes de resgate, com cerca de 1.700 homens, trabalhando na procura por possíveis sobreviventes, apesar de a chance de se encontrar mais pessoas com vida sob os escombros diminuir a cada dia." Com informações do site UOL.

Vendedor cearense: Kibon nada, picolé é Pardal!




Acostumados a diariamente ouvirmos falar de Marketing, chama a atenção e de uma forma super divertida, a capacidade do anônimo vendedor cearense de picolés, na praia do Futuro, Fortaleza. Sua facilidade e habilidade na arte de oferecer seu produto é um infalível convite ao consumo de seu produto. Impressiona a desenvoltura e o improviso diante do contato com o potencial cliente. Vale a pena ver e ouvir.

Senado: Mão Santa é o Odorico Paraguassú piorado




“Eu sou melhor que o Lula", esbraveja o estranho senador Mão Santa, do Piauí, bem ao estilo do inesquecível prefeito de Sucupira, Odorico Paraguassú, da obra "O Bem Amado", de Dias Gomes.
Recentemente, o senador piauiense deixou o PMDB onde tudo indica não era levado a sério, para ingressar o PSC (PI), com projeto de tornar-se candidato à vice-presidência da República, pela oposição.
Atitudes como a do senador Mão Santa revela como a política não é levada a sério por alguns políticos das duas mais altas instituições do Poder Legislativo.
O senador do Piauí aproveitou da crise no Senado, para, na ausência de José Sarney (PMDB-AP), presidir durante o ano passado a quase totalidade das sessões não deliberativas. Assim, enquanto os senadores faziam seus discursos transmitidos pela TV Senado, Mão Santa os apresentava, fazia comentários sobre seus currículos e repetia seus bordões. Sob a proteção de "nosso patrono, Ruy Barbosa", passou o ano a repetir, da cadeira de presidente, que aquele Senado, desmoralizado por uma série de denúncias, "era o melhor da história". E, dali, Mão Santa mandava recados para Lula, ou "Luiz Inácio", como gosta de chamar. Folclórico ou não, ele garantiu assim bem mais que seus regulamentares 15 minutos de fama.

"Em breve entrevista ao Congresso em Foco, em que foi procurado para falar sobre gastos com verba indenizatória, Mão Santa jurou que tem recebido mais de mil e-mails por mês com pedidos para que se candidate à Presidência. Mão Santa, conhecido pelos seus discursos irreverentes, que chegam a ser cômicos em alguns momentos, afirma: “Sou melhor do que o Lula, porque entendo do Nordeste e do Brasil e não falo com erro de português”.

Leia o breve diálogo da repórter com o senador Mão Santa:

- Bom dia, senador. É Renata, do Congresso em Foco, como vai o senhor?

- Muito bem, minha filha.

- Senador, estamos produzindo uma matéria sobre gastos de combustíveis pagos com verba indenizatória do Senado. Vi aqui que o senhor gastou bastante com pagamentos a postos de gasolina, então gostaria de alguns esclarecimentos? Gostaria de saber quais outros serviços usados além de compra de combustíveis, quantos carros foram abastecidos com a verba...

- Ah, minha filha, eu não sei dessas coisas não. Quem sabe é o Doca, do meu gabinete. Ele é que cuida dessa parte. Eu estou preocupado é com o Brasil. Estou me preparando para ser presidente da República.

(...)

- O senhor está se preparando para ser presidente, senador?...

- Eu estou me preparando é para ser candidato a vice-presidente. O PMDB se acovardou e não quis lançar minha candidatura. Então, eu saí e fui para um partido menor, peixe pequeno que não tem possibilidade de lançar candidatura própria. Mas eu, com certeza, posso ser vice-presidente...

- Então o senhor irá se candidatar a vice-presidente? Vice de quem senador?

- Me admira que você não saiba, minha filha... Meu nome está muito, muito forte para ser vice do Serra. Eu vou me candidatar novamente a senador, mas meu nome está muito forte para a Presidência. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que a chapa do partido dele, o PSDB, é fraca no Nordeste e que vai ser preciso um nome forte no Nordeste, porque lá é região do Bolsa Família, e o candidato do Lula é forte. E Fernando Henrique falou em meu nome, disse que o candidato mais preparado sou eu. Eu sou melhor do que o Lula, porque entendo do Nordeste e do Brasil e não falo com erro de português. Recebo mais de mil e-mails por mês dizendo para eu me candidatar à Presidência. As pessoas falam comigo na rua. Sou um dos políticos mais preparados do Brasil. Morreu Rui Barbosa, ficou só eu."
Enquanto os homens de bem e honrados do Brasil se omitirem e acharem que o Brasil é assim mesmo, o mundo político brasileiro continuará como está, cada vez mais vulnerável a terem os espaços e as decisões tomadas pelos Mãos-Santas da vida.
Com informações do site "Congresso em Foco"

2010: vaidades pessoais acima de um projeto nacional




Oposição desunida é tudo que a situação deseja em uma disputa eleitoral. A afirmação é válida para a política partidária em todos os níveis federal, estadual e municipal. A decisão manifestada pelo Governador de Minas Gerais Aécio Neves de que "é zero" as chances dele compor a chapa presidencial como vice do Governador Serra, de São Paulo, na disputa presidencial, enfraquece a oposição e revela que as vaidades pessoais continuam prevalecendo nas tentativas de composição de chapas. Um possível projeto nacional patrocinado por uma oposição coesa e fortalecida por nomes de prestígio nacional caem diante da dificuldade de atender a preferências de grupos políticos mais preocupados em marcar posição, ainda que com o risco de uma derrota nas urnas.
São Paulo e Minas Gerais representam além de um PIB elevadíssimo, um contingente eleitoral capaz de determinar um resultado eleitoral. Mas suas principais lideranças políticas, José Serra e Aécio, não chegam a um denominador comum, e caminham na divergência, para fazer a festa da apadrinhada do presidente Lula, a super ministra Dilma Rousself. Quem viver, verá.

Haiti: manda quem pode... obedece quem tem juízo




Após chefiar durante anos o contingente militar da ONU no Haiti, o Brasil simplesmente cedeu espaço à ocupação americana, que chegou botando banca e fechando o aeroporto até... para aviões brasileiros. Desta vez, o prestígio do "cara" brasileiro, não foi levado em conta. O espírito imperialista americano falou mais alto. Também, enquanto o Brasil fala em dobrar o efetivo brasileiro no Haiti para um pouco mais de 2.000 militares, um primeiro porta-aviões dos Estados Unidos aportou no Haiti trazendo 5.000 homens.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Caos no Haiti: falta cemitério para os mortos e hospitais para os feridos





É absolutamente caótica a situação no Haiti. A tragédia desafia as mais eficientes estratégias de logística. Está faltando cemitérios suficientes para enterrar os mortos e ao mesmo tempo, os hospitais não tem conseguido atender a todos os feridos, grande parte necessitando de cirurgias, face aos muitos traumatismos.
Como se não bastasse a gravidade da tragédia, a violência é um forte agravante para as Forças Militares em atuação na assistência à população.
Atualmente há 1.266 brasileiros na força de paz da ONU. No entanto, a definição da cota de militares brasileiros deve ser definida pela ONU, que coordena a missão de paz no Haiti.
A recuperação do Haiti, um dos países mais pobres do mundo, é um desafio mundial, com maiores responsabilidades dos países mais ricos, capazes de fazer doações de recursos financeiros e de logística para minimizar o sofrimento do povo do Haiti.

Filme velho: de novo, ele, Sarney, não sabia da nada





O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), pediu hoje a punição dos responsáveis da gestão da fundação que leva o seu nome no Maranhão, acusada de desvio de verba pública. Ele se isentou de qualquer responsabilidade e disse por meio de nota que a diretoria da instituição deve dar os “esclarecimentos necessários” sobre as denúncias de que a Fundação José Sarney teria desviado R$ 129 mil de um convênio com o Ministério da Cultura, patrocinado pela Petrobras. A Controladoria-Geral da União encaminhou hoje o relatório que aponta as irregularidades ao ministério e espera explicações. O próximo passo é apresentar denúncia no Tribunal de Contas de União para que o caso seja investigado.

Nota do blog: É de estarrecer a desfaçatez do presidente do Senado. Há algo importante a ser observado, é que as denúncias não são feitas por nenhum adversário político irresponsável, tentando atingir ao mesmo. Elas decorrem de análises feitas pela Controladoria-Geral da União, órgão isento encarregado de, entre outras funções, fiscalizar as aplicações do dinheiro público sejam em obras, convênios, etc. Presidente vitalício da Fundação, pedir a punição de um funcionário hierarquicamente inferior e se auto inocentar é uma postura pequena e comprometedora do senador Sarney. Adotar, a exemplo do outro presidente, o bordão "eu não sei de nada, eu não vi nada", é brincar de mau gosto com os brasileiros. E não é a primeira vez. Mais, não temos nenhuma garantia de que será a última.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Fim de noite: "Aline"




Fim de noite resgata da década de 60, o grande sucesso da música francesa "Aline", de Christopher. Boa noite.

Humor: dois animais separados por uma cerca. Qual o irracional?




Neste Mundo existe cada morador. O que será que o burro está dizendo para o duublê de maluco e trompetista?

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

PMDB do RN decide: servirá a Deus e ao Diabo


Senador Garibaldi, Deputado Henrique e Deputado Estadual José Dias

O PMDB é realmente um partido curioso. Em que pese ser o maior partido do país, com as maiores represntações no Congresso Nacional, cumpre seu pequeno destino de ser co-adjuvante nos pleitos sejam nacionais, estaduais e até municipais. No caso estadual, os dois maiores líderes do partido, senador Garibaldi Alves e o deputado federal Henrique Alves, não conseguíram se compor e provocam um racha de consequências negativas para o partido. Aparentemente, a posição mais coerente desta vez é a de Henrique, uma vez que o mesmo seguirá para as eleições de 2010, apoiando o candidato da base governista, o ainda pré-candidato a Governador, Iberê Ferreira, do PSB. A situação de Garibaldi é delicada e não convincente. Preocupado em tirar proveito da alta densidade eleitoral da pré-candidata ao governo do Estado, Rosalba Ciarlini, do DEM, não hesitou em oferecer enorme incoerência política e confirmar grande desprezo pela fidelidade partidária. Assim, o PMDB de Henrique permanecerá na base governista, enquanto o PMDB de Garibaldi, se unirá ao Democratas, partido de oposição. Difícil de entender a lógica. O PMDB ao final, em 2010, servirá a Deus e ao Diabo.

Cartão de Crédito: se não houver controle, vira um agiota do seu bolso




Moderno, prático, confortável, econômico. O cartão de crédito é tudo isto, desde que bem utilizado. Senão, transforma-se no mais ferrenho e feroz agiota do seu bolso. Ele costuma, por sua praticidade e facilidade de consumo, potencializar seus gastos com compras. Pagando o total da fatura no vencimento, ele cumprirá sua principal função que é garantir crédito por um período determinado, sem juros e acréscimos. Nesse caso, ele chega a ser econômico, na medida em que você não se descapitaliza durante o mês, e ainda paga as despesas mensais, sem juros.
Quando não se paga o total da fatura no vencimento, começa o problema. Os juros dos cartões de créditos ainda são os maiores do mercado, hoje em torno de 10% (dez por cento} ao mês. É muito para uma inflação abaixo de 1% (um por cento) mensal.
O cartão de crédito transforma-se aos poucos na principal moeda em todo o mundo, tal o volume de compras feitas através dos mais diversos cartões.

Fenômeno da Natureza: nuvem cumulo-nimbus




Brasil, Haiti, Venezuela. O que há de incomum entre estes três países da América Latina? Ressalvado o fato de no Brasil não ter havido maiores danos e na Venezuela , cujo tremor de terra ocorreu hoje mas ainda não noticiada a existência de vítimas, eles experimentaram, nestes últimos dias, a ocorrência de tremores de terras, com diferentes intensidades, sendo infinitamente mais grave o caso do Haiti.
A Natureza se manifesta de forma inesperada e imprevisível. A foto acima, por exemplo, revela uma diferente e estranha formação de uma núvem, em Itajaí, Santa Catarina. Cumulo-nimbus é seu nome e significa que trará chuva de grande intensidade com granizo, raios e rajadas de vento.
Tsunames, terremotos, enchentes, são fenômenos da Natureza sob os quais o ser humano não consegue ter nenhum controle, e nos chama a atenção para o quanto somos vulneráveis e frágeis diante da força da Natureza. E que vale a pena uma cuidadosa reflexão sobre todas as vezes que propositadamente ou não, agridimos o meio ambiente.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Fim de noite: "We Are The World"




Fim de noite de hoje pede licença para reprisar "We Are The World". Sua primeira postagem ocorreu em 26 de dezembro, em pleno período Natalino e de Ano Novo. Hoje, voltado para o Haiti, destruído por inimaginável tragédia. O Mundo sensibiliza-se com o povo do Haiti, atingido por um terremoto que destruiu o país. Boa noite.

Tragédia no Haiti sensibiliza o planeta e reconstrução é questão mundial




A terremoto que destruiu quase que totalmente o Haiti sensibiliza o mundo inteiro e este se envolve na tentativa de prestar assistência aos sobreviventes e feridos assim como ajudar a enterrar os mais de 50.000 mortos. Entre eles, 14 brasileiros, sendo militares e a Dra. Zilda Arns.
A tragédia chama a atenção de todos, em todos os cantos do mundo, para o imponderável.
Recentemente, o Rio Grande do Norte foi cenário de dois pequenos tremores de terra, sem maiores consequências. O preocupante é que nunca sabemos a dimensão nem a duração de um tremor. Algo não precisamente previsto pelas instituições que monitoram as possibilidades deles acontecerem.

Zilda Arns: o que ela dizia ao Hahiti quando ocorreu o terremoto




A Dra.Zilda Arns fazia seu discurso, no interior de uma igreja, no Haiti, quando as paredes desabaram sobre ela e dos presentes que assistiam a sua palestra. Abaixo, principais trechos de seu discurso:

Agradeço o honroso convite que me foi feito. Quero manifestar minha grande alegria por estar aqui com todos vocês em Porto Príncipe, Haiti, para participar da assembleia de religiosos.

Como irmã de dois franciscanos e de três irmãs da Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora, estou muito feliz entre todos vocês. Dou graças a Deus por este momento.

Na realidade, todos nós estamos aqui, neste encontro, porque sentimos dentro de nós um forte chamado para difundir ao mundo a boa notícia de Jesus. A boa notícia, transformada em ações concretas, é luz e esperança na conquista da Paz nas famílias e nas nações. A construção da paz começa no coração das pessoas e tem seu fundamento no amor, que tem suas raízes na gestação e na primeira infância, e se transforma em fraternidade e responsabilidade social.

A paz é uma conquista coletiva. Tem lugar quando encorajamos as pessoas, quando promovemos os valores culturais e éticos, as atitudes e práticas da busca do bem comum, que aprendemos com nosso mestre Jesus: "Eu vim para que todos tenham vida e a tenha em abundância" (Jo 10.10).

Espera-se que os agentes sociais continuem, além das referências éticas e morais de nossa Igreja, ser como ela, mestres em orientar as famílias e comunidades, especialmente na área da saúde, educação e direitos humanos. Deste modo, podemos formar a massa crítica das comunidades cristãs e de outras religiões, em favor da proteção da criança desde a concepção, e mais excepcionalmente até os seis anos, e do adolescente. Devemos nos esforçar para que nossos legisladores elaborem leis e os governos executem políticas públicas que incentivem a qualidade da educação integral das crianças e saúde, como prioridade absoluta.

O povo seguiu Jesus porque ele tinha palavras de esperança. Assim, nós somos chamados para anunciar as experiências positivas e os caminhos que levam as comunidades, famílias e pais a serem mais justos e fraternos.

Como discípulos e missionários, convidados a evangelizar, sabemos que força propulsora da transformação social está na prática do maior de todos os mandamentos da Lei de Deus: o amor, expressado na solidariedade fraterna, capaz de mover montanhas: "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos" significa trabalhar pela inclusão social, fruto da Justiça; significa não ter preconceitos, aplicar nossos melhores talentos em favor da vida plena, prioritariamente daqueles que mais necessitam. Somar esforços para alcançar os objetivos, servir com humildade e misericórdia, sem perder a própria identidade. Todo esse caminho necessita de comunicação constante para iluminar, animar, fortalecer e democratizar nossa missão de fé e vida. Cremos que esta transformação social exige um investimento máximo de esforços para o desenvolvimento integral das crianças. Este desenvolvimento começa quanto a criança se encontra ainda no ventre sagrado da sua mãe. As crianças, quando estão bem cuidadas, são sementes de paz e esperança. Não existe ser humano mais perfeito, mais justo, mais solidário e sem preconceitos que as crianças.

Não é por nada que disse Jesus: "... se vocês não ficarem iguais a estas crianças, não entrará no Reino dos Céus" (MT 18,3). E "deixem que as crianças venham a mim, pois deles é o Reino dos Céus" (Lc 18, 16).

Hoje vou compartilhar com vocês uma verdadeira história de amor e inspiração divina, um sonho que se fez realidade. Como ocorreu com os discípulos de Emaús (Lc 24, 13-35), "Jesus caminhava todo o tempo com eles. Ele foi reconhecido a partir do pão, símbolo da vida." Em outra passagem, quando o barco no Mar da Galileia estava prestes a afundar sob violentas ondas, ali estava Jesus com eles, para acalmar a tormenta. (Mc 4, 35-41).

Com alegria vou contar o que "eu vi e o que tenho testemunhado" a mais de 26 anos desde a fundação da Pastoral da Criança, em setembro de 1983.

Aquilo que era uma semente, que começou na cidade de Florestópolis, Estado do Paraná, no Brasil, se converteu no Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, presente em 42 mil comunidades pobres e nas 7.000 paróquias de todas as Dioceses da Brasil.

Por força da solidariedade fraterna, uma rede de 260 mil voluntários, dos quais 141 mil são líderes que vivem em comunidades pobres, 92% são mulheres, e participam permanentemente da construção de um mundo melhor, mais justo e mais fraterno, em serviço da vida e da esperança. Cada voluntário dedica em média 24 horas ao mês a esta missão transformadora de educar as mães e famílias pobres, compartilhar o pão da fraternidade e gerar conhecimentos para a transformação social.

O objetivo da Pastoral da Criança é reduzir as causas da desnutrição e a mortalidade infantil, promover o desenvolvimento integral das crianças, desde sua concepção até o seis anos de idade. A primeira infância é uma etapa decisiva para a saúde, a educação, a consolidação dos valores culturais, o cultivo da fé e da cidadania com profundas repercussões por toda a vida.

Um pouco de história:

Sou a 12ª de 13 irmãos, cinco deles são religiosos. Três irmãs religiosas e dois sacerdotes franciscanos. Um deles é D. Paulo Evaristo, o Cardel Arns, Arcebispo emérito de São Paulo, conhecido por sua luta em favor dos direitos humanos, principalmente durante os vinte anos da ditadura militar do Brasil.

Em maio de 1982, ao voltar de uma reunião da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, D. Paulo me chamou pelo telefone a noite. Naquela reunião, James Grant, então diretor executivo da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), falou com insistência sobre o soro oral. Considerado como o maior avanço da medicina no século passado, esse soro era capaz de salvar da morte milhões de crianças que poderiam morrer por desidratação devido a diarreia, uma das principais causas da mortalidade infantil no Brasil e no mundo. James Grant conseguiu convencer a D. Paulo para que motivasse a Igreja Católica a ensinar as mães a preparar e administrar o soro oral. Isto podia salvar milhares de vidas.

Viúva fazia cinco anos, eu estava, naquela noite história, reunida com os cinco filhos, entre os nove e dezenove anos, quando recebi a chamada telefônica do meu irmão D. Paulo. Ele me contou o que havia passado e me pediu para refletir sobre ele. Como tornar realidade a proposta da Igreja de ajudar a reduzir a morte das crianças? Eu me senti feliz diante deste novo desafio. Era o que mais desejava: educar as mães e famílias para que soubessem cuidar melhor de seus filhos!

Creio que Deus, de certo modo, havia me preparado para esta missão. Baseada na minha experiência como médica pediatra e especialista em saúde pública e nos muitos anos de direção dos serviços públicos de saúde materna-infantil, compreendi que, além de melhorar a qualidade dos serviços públicos e facilitar às mães e crianças o acesso a eles, o que mais falta fazia às mães pobres era o conhecimento e a solidariedade fraterna, para que pudessem colocar em prática algumas medidas básicas simples e capazes de salvar seus filhos da desnutrição e da morte, como por exemplo a educação alimentar e nutricional para as grávidas e seus filhos, a amamentação materna, as vacinas, o soro caseiro, o controle nutricional, além dos conhecimentos sobre sinais e sintomas de algumas doenças respiratórias e como as prevenir.

Me vem a mente então a metodologia que utilizou Jesus para saciar a fome de 5.000 homens, sem contar as mulheres e as crianças. Era noite e tinham fome. Os discípulos disseram a Jesus que o melhor era que deixassem suas casa, mas Jesus ordenou: "Dai-lhes vós de comer". O apóstolo Felipe disse a Jesus que não tinham dinheiro para comprar comida para tanta gente. André, irmão de Simão, sinalou a uma criança que tinha dois peixes e cinco pães. E Jesus mandou que se sentassem em grupos de cinquenta a cem pessoas (em pequenas comunidades). Então pensei: Por que morrem milhões de crianças por motivos que podem facilmente ser prevenidos? O que faz com que eles se tornem criminosos e violentos na adolescência?

Recordei o inicio da minha carreira, quando me desafiei a querer diminuir a mortalidade infantil e a desnutrição. Vieram a minha mente milhares de mães que trocaram o leite materno pela mamadeira diluída em água suja. Outras mães que não vacinam seus filhos, quando não havia ainda cesta básica no Centro de Saúde. Outras mães que limpavam o nariz de todos os seus filhos com o mesmo pano, ou pegavam seus filhos e os humilhavam quando faziam xixi na cama. E ainda mais triste, quando o pai chegava em casa bêbado. Ao ouvir o grito de fome e carinho de seus filhos, os venciam mesmo quando eram muito pequenos. Sabe-se, segundo resultados de pesquisas da OMS (Organização Mundial da Saúde), cuja publicação acompanhei em 1994, que as crianças maltratadas antes de um ano de idade têm uma tendência significativa para violência, e com frequência fazem crimes antes dos 25 anos.

Em dezembro de 2009, completei 50 anos como médica e, antes de 2002, confesso que nunca tinha ouvido falar em qualquer programa da Unicef ou da Organização Mundial de Saúde (OMS), ou de outra agência da Organização das Nações Unidas (ONU), que estimulasse a espiritualidade como um componente do desenvolvimento pessoal. Como um dos membros da delegação do Brasil na Assembleia das Nações Unidas em 2002, que reuniu 186 países, em favor da infância, tive a satisfação de ouvir a definição final sobre o desenvolvimento da criança, que inclui o seu "desenvolvimento físico, social, mental, espiritual e cognitivo". Este foi um avanço, e vem ao encontro do processo de formação e comunicação que fazemos na Pastoral da Criança. Neste processo, vê-se a pessoa de maneira completa e integrada em sua relação pessoal com o próximo, com o ambiente e com Deus.

Estou convencida de que a solução da maioria dos problemas sociais está relacionada com a redução urgente das desigualdades sociais, com a eliminação da corrupção, a promoção da justiça social, o acesso à saúde e à educação de qualidade, ajuda mútua financeira e técnica entre as nações, para a preservação e restauração do meio ambiente. Como destaca o recente documento do papa Bento 16, "Caritas in veritate" (Caridade na verdade), "a natureza é um dom de Deus, e precisa ser usada com responsabilidade." O mundo está despertando para os sinais do aquecimento global, que se manifesta nos desastres naturais, mais intensos e frequentes. A grande crise econômica demonstrou a inter-relação entre os países.

Para não sucumbir, exige-se uma solidariedade entre as nações. É a solidariedade e a fraternidade aquilo de que o mundo precisa mais para sobreviver e encontrar o caminho da paz.

...

Final

Desde a sua fundação, a Pastoral da Criança investe na formação dos voluntários e no acompanhamento de crianças e mulheres grávidas, na família e na comunidade.
Atualmente, existem 1.985.347 crianças, 108.342 mulheres grávidas de 1.553.717 famílias. Sua metodologia comunitária e seus resultados, assim como sua participação na promoção de políticas públicas com a presença em Conselhos de Saúde, Direitos da Criança e do Adolescente e em outros conselhos levaram a mudanças profundas no país, melhorando os indicadores sociais e econômicos. Os resultados do trabalho voluntário, com a mística do amor a Deus e ao próximo, em linha com nossa mãe terra, que a todos deve alimentar, nossos irmãos, os frutos e as flores, nossos rios, lagos, mares, florestas e animais. Tudo isso nos mostra como a sociedade organizada pode ser protagonista de sua transformação. Neste espírito, ao fortalecer os laços que ligam a comunidade, podemos encontrar as soluções para os graves problemas sociais que afetam as famílias pobres.

Como os pássaros, que cuidam de seus filhos ao fazer um ninho no alto das árvores e nas montanhas, longe de predadores, ameaças e perigos, e mais perto de Deus, deveríamos cuidar de nossos filhos como um bem sagrado, promover o respeito a seus direitos e protegê-los.

Muito Obrigada!
Que Deus esteja convosco!
Dra. Zilda Arns Neumann
Médica pediatra e especialista em Saúde Pública
Fundadora e Coordenadora da Pastoral da Criança Internacional
Coordenadora Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa

Extraído da Folha Online.

A solidariedade tem nome: Zilda Arns




A morte da médica e fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns (foto), “enluta toda a América Latina onde ela estendia o manto de sua generosa ação humanitária”, afirmou Cezar Brito, presidente nacional da OAB. Zilda está entre os 12 mortos confirmados vítimas do terremoto ocorrido ontem (12) no Haiti. Ela estava no país caribenho para realizar uma palestra quando foi atingida pelos escombros. Em nota, Britto lembra a dedicação de Zilda Arns à "causa dos desvalidos" e o “sacrifício de uma vida regular e confortável para se submeter ao mandamento cristão de amar ao próximo como a si mesmo”. Para Cezar Britto, ela “foi incluída numa seleta galeria de seres humanos integrais, em que figuram personagens como Madre Teresa de Calcutá e Irmã Dulce”.
Com informações do site Claudio Humberto

Nota do blog: Com a trágica morte da Dra. Zilda Arns, ficam órfãs crianças de toda a América Latina e parte do Mundo, beneficiárias de sua infinita solidariedade. Há pessoas que nascem para servir. E servir, sem limites. Para Dom Paulo Evaristo Arns, seu irmão, Zilda Arns teve "uma morte bonita, no cumprimento da causa em que acreditava".

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Fim de noite: "Bridge Over Troubled Water"




Após ausência de alguns dias, Fim de noite vai ao fundo de baú, lá em 1970, e traz "Bridge Over Troubled Water" ou "Ponte sobre águas turbulentas", de Paul Sim cantada pela fantástica dupla Simon e Garfunkel, tornando-se um de seus maiores sucessos. Quem de nós já não atravessou-as ou de vez em quando temos que atravessá-las? Boa noite!

Turismo: Pipa e Genipabú entre as 30 melhores praias do Brasil





O site Terra divulgou as "30 praias brasileiras que você precisa conhecer antes de morrer". Entre elas, duas praias do Rio Grande do Norte: Genipabú e Pipa. Com o devido respeito a quem as elegeu, no RN você também não pode deixar de conhecer: Ponta do Mel, Cristóvão, Zumbi, Ponta Negra, Pirangi, e outras tantas de igual beleza.

Nas fotos, Gepipabú e Pipa:
Em Genipabú, além da paisagem bucólica, o grande barato aqui é ir de buggies pelas dunas. Existem dois tipos de passeio: ‘com emoção’ e ‘sem emoção’, que agradam aos mais aventureiros ou mais conservadores, respectivamente. Além da praia com água morna e calma, a região ainda comporta uma bela lagoa de água doce. A infraestrutura local não deixa a desejar possuindo hotéis, bares e restaurantes.

Em Pipa, a Praia do Amor, Praia do Madeiro, e praia dos Golfinhos são apenas alguns dos exemplos de praias dos vilarejos de Pipa e Tibau do Sul, cerca 80 quilômetros de Natal. O local se transformou em um dos destinos prediletos para estrangeiros. As boas ondas e vento atraem surfistas e praticantes de kitesurfe. A noitada da região é vista como a mais animada do estado.

RN Político: Racha no PMDB é irreversível, diz Garibaldi





As definições na política estadual começam a acontecer, entre choros, ranger de dentes e dissimulações. Para o senador peemedebista Garibaldi Filho foto), o racha no PMDB (RN) é "irreversível". Enquanto o Deputado Federal Henrique Alves (foto) defende uma aliança do partido com a governadora Wilma de Faria e o vice-governador Iberê Ferreira, o senador pleiteia o apoio da legenda para a senadora Rosalba Ciarlini, do DEM, partido de oposição tanto no plano estadual como federal. Para Garibaldi, "tudo indica que não haverá consenso".
A tão desejada "fidelidade partidária" que garantiria um mínimo de coerência à política partidária, é letra morta, enterrada a sete palmos. Para o experiente ex-deputado federal Ney Lopes, "o que prevalece na política partidária do Rio Grande do Norte são os projetos pessoais", afirma, do alto de seu vasto conhecimento dos bastidores da política, local, estadual e federal.
O senador Garibaldi não consegue avançar com um argumento convincente para justificar o seu apoio e de parte do PMDB por ele liderado, ao projeto de Rosalba Ciarlini, do Democratas, adversário do PMDB no estado e no plano federal.
Na prática, o que Garibaldi pretende é aumentar suas chances de renovar o mandato do senador, com o apoio e a inquestionável densidade eleitoral da candidata ao Governo do Estado, Rosalba Ciarlini, do DEM. Experiente, Garibaldi ainda não conseguiu digerir a derrota para Wilma em 2006, para Governo do RN e não aceitaria formar chapa com a atual Governadora e candidata a uma das duas vagas no Senado, agora em 2010. Outro motivo ainda é que no caso da senadora Rosalba ganhar a eleição para Governadora, assume sua vaga no Senado, o suplente Garibaldi Alves, que nada mais é que o pai do senador Garibaldi Filho. Seria ou será o primeiro caso de pai e filho
senadores no Brasil. Convenhamos, é uma grande tentação.

Tremor de terra em Natal foi de 4,3 graus





"Um tremor foi registrado nesta segunda-feira (11) em João Câmara e Natal, no Rio Grande do Norte, confirmaram o Observatório Sismológico da UnB (Universidade de Brasília) e o laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

De acordo com o analista Diogo Farrapo Albuquerque, da UNB, o abalo foi registrado pela estação FOR1 (Fortaleza-CE) às 12h54 (horário local), com 4,3 graus de magnitude na escala Richter. Outro tremor havia sido registrado no sábado, às 16h18, de 3,7 graus.

Segundo ele, que é responsável pelo monitoramento dessa estação, os tremores são frequentes na região, de pequena e média intensidade. "Já houve também de maior magnitude, inclusive em João Câmara, onde eles acontecem com uma frequência bastante regular", afirma.

Informações preliminares do observatório dão conta de que a causa seria a reativação da falha sismológica de Poço Branco e que o abalo foi sentido em diversos pontos da região metropolitana. "Parece que ele foi sentido até na Paraíba, segundo essas primeiras informações que nos passaram da UFRN [Universidade Federal do Rio Grande do Norte]", afirma o analista." Com informações do UOL.

Nota do blog:
O tremor de terra foi significativo, maior que o ocorrido Sábado, às 16:18hs. Em Candelária, estava almoçando quando fui surpreendido pelo tremor percebido por toda a família que estava à mesa. A sensação é um tanto quanto assustadora por não se ter a idéia da intensidade e da duração do mesmo. Preocupante.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Fim de noite: "My Way"




Fim de noite de hoje homenageia o maior mito da música de todos os tempos, que hoje se vivo estivesse completaria 75 anos.

"Elvis Aaron Presley nasceu no dia 8 de janeiro de 1935 em uma casa de dois quartos em Tupelo, no estado americano do Mississipi, e morreu em 16 de agosto de 1977 na mansão de Graceland, em Memphis (Tennessee), uma casa de 23 cômodos construída em um terreno de 56 mil metros quadrados. Fãs de todo mundo comemoram nesta sexta o que seria o 75º aniversário do músico.
Em seus 42 anos de vida, Elvis bateu todos os recordes da indústria fonográfica, se tornou o rei do rock e a maior lenda da história da música.
Nada disso o impediu de entrar em uma espiral de uso de drogas e remédios que cresceu após se divorciar de sua esposa, Priscilla, e que o transformou em uma caricatura de si mesmo.

A revolução do Rock n' Roll
Muito antes de se transformar em uma estrela decadente, Elvis era um menino comum, com uma infância e juventude tão complicadas como as de qualquer americano daquela época.
Com um sorriso permanente e uma enorme paixão pela música, o jovem Elvis decidiu gravar em 1954 um disco como presente de aniversário para sua mãe. Era o começo de sua carreira.
Um ano depois, Tom Parker comprou os direitos sobre o cantor da pequena Sun Records para levá-lo à RCA, onde sua primeira gravação, Heartbreak Hotel, ganhou disco de ouro e liderou as paradas americanas durante 17 semanas em 1956.
Mas foi sua primeira aparição na televisão, no programa de Ed Sullivan, que originou instantaneamente o mito de Elvis.
O movimento de seus quadris - que inclusive lhe valeram o apelido de "Elvis The Pelvis" - escandalizou a conservadora sociedade americana, mas os jovens aderiram com entusiasmo ao rock, que misturava estilos como o gospel e a música negra.
Elvis foi o responsável por legitimar o rock como o conhecemos hoje e de apagar sem preconceitos os limites que separam os diferentes estilos musicais, segundo o crítico Billy Altman, que escreveu um recente ensaio biográfico sobre o cantor.

Uma carreira de recordes
Segundo seu site oficial, Elvis Presley vendeu 1 bilhão de discos no mundo todo, uma marca até hoje não superada na indústria fonográfica.
Só nos Estados Unidos, Elvis lançou 150 álbuns diferentes que chegaram aos discos de ouro, platina ou multiplatina, além de emplacar 18 sucessos no topo das paradas americanas.
No cinema, Elvis atuou em 31 longas-metragens, entre os quais se destacam "Prisioneiro do Rock" (1957) e "Balada Sangrenta" (1958).
Após um tempo de ausência dos palcos, no verão de 1969, Elvis fez uma temporada de quatro semanas no Hotel Internacional de Las Vegas, com 56 shows que quebraram todos os recordes de público.
Pouco tempo depois, os seis shows de Elvis no estádio Astrodome, em Houston, levaram 207.494 espectadores ao local.
Entre 1969 e 1977, Elvis fez mais de mil shows; recebeu 14 indicações aos prêmios Grammy, ganhando três, sendo dois na categoria Gospel, pelos álbuns "How Great Thou Art" (1967), "He Touched Me" (1972), e um pela gravação de um show em Memphis em 1974.
Elvis fez aquele que seria seu último show em 26 de junho de 1977 no Market Square Arena, em Indianápolis. Depois, entrou em um período de repouso em Graceland. Foi lá que o rei do rock, consumido por uma overdose de tranquilizantes e estimulantes, foi encontrado inconsciente na manhã do dia 7 de agosto daquele ano.
O cantor foi levado para um hospital, no qual morreria devido a uma parada cardíaca.
Mesmo depois de sua morte, Elvis continuou batendo recordes. A mansão Graceland é a segunda mais visitada dos EUA, com 600 mil ingressos vendidos por ano.
Um selo com seu rosto emitido em 1993 é o mais vendido de todos os tempos, com 500 milhões de unidades.
Em novembro de 2009, uma mecha de cabelo de Elvis recolhida por seu barbeiro foi leiloada no Reino Unido por US$ 1.762.

Teorias sobre sua morte
Se a vida de Elvis foi tudo, exceto normal, sua morte e as teorias sobre se ocorreu ou não são um desafio para a imaginação.
Há quem diga que o cantor era uma testemunha protegida do Governo americano contra uma organização mafiosa chamada "Fraternity", enquanto outros falam que sua decadência física o levou a querer sair de cena para não envelhecer em frente ao público.
Também há os que lembram que, em seu túmulo, seu segundo nome aparece grafado como "Aaron" em vez de "Aron", como foi batizado, mas a verdade é que o rei do rock havia mudado seu nome.
Outra teoria aponta o "estranhamento" da perda de sua certidão de óbito original e da dificuldade de ler seu peso no documento que ainda existe. Ainda há quem diga que o corpo visto no funeral era uma réplica em cera de Elvis que não derretia porque o caixão, que pesava 450 quilos, tinha sistema de refrigeração."
Com informações do site Yahoo.

Política Nacional: cinismo, sarcasmo, deboche... em Brasília





A política nacional está deprimente. Vejamos o caso do Governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda. Brasília, a sede do poder central está enlameada pelo reincidente Governador que se permite jogar na nossa cara um péssimo exemplo de cinismo, sarcasmo e deboche. Subestima a inteligência de todos os brasileiros, estimulado pelos seus muito bem pagos marqueteiros de plantão, que o faz acreditar que o povo brasileiro é omisso e que aceita tudo. Impressionante sua cara de pau na mal arranjada defesa de seus crimes. Repete a estratégia que deu certo anteriormente e o salvou quando senador cometeu o crime de violação do painel do Senado Federal. Desta vez, se superou no cinismo.
Alexandre Garcia, da Globo, foi de uma precisão cirúrgica quando descreveu o caso.
O Código Penal Brasileiro talvez seja ineficaz para punir o Governador, face as filigranas jurídicas que promovem a impunidade dos políticos.
Mas enquando perdurar a imperfeita mas importante Democracia no país, nós, eleitores dispomos da possibilidade de, democrativamente, puní-los, não renovando os mandatos de políticos com as "competências" do governador Arruda, de Brasília. E nunca é demais lembrar que 2010 é ano de eleições. E que se procurarmos com cuidado, não será difícil encontrar outros "Arrudas" por aí. Quem sabe, na sua própria cidade.

Hoje é o Dia do Fotógrafo






Três fotos de cenários e épocas diferentes mas uma só história: Areia Branca. No dia do fotógrafo, o blog não poderia deixar de homenagear a todos os fotógrafos, representados muito bem aqui por dois grandes profissionais da fotografia da terra do sal: Antonio do Vale (Toinho do Foto, "in memoriam") e Dionísio fotógrafo. Era assim que o tratávamos. Eles são do tempo da fotografia em preto e branco. Foto colorida era grande novidade. Revelavam pessoas e paisagens dos negativos nas salas escuras que a tecnologia extinguiu. Os "laboratórios" eram próprios e tinhamos que esperar ansiosamente alguns dias para recebê-las, fossem 3x4 para documentos ou das festas do Iwipanim Clube, dos batizados ou dos casamentos.
Toinho acumulou um acervo fantástico da vida social e geográfica da cidade, objeto de exposições em Areia Branca e em Natal. As duas fotos em preto e branco acima são de sua lavra.
Dionísio dividia com Toinho o mercado fotográfico da cidade. Com um detalhe: ser fotografado por Dionísio significava momentos divertidos à parte. Sua postura (pose) que demorava um pouco para fazer o "click" era suficiente para tornar a foto leve e sorridente.
Os dois, cada uma com sua particularidade, registraram por duas ou três décadas, o cotidiano de Areia Branca.
Aos dois, Toinho "in memoriam" e Dionísio, a modesta homenagem do blog e certamente dos muitos areia-branquenses por eles fotografados.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Militares criticam "revanchismo"





"Militares criticam 'revanchismo'

Os presidentes dos clubes Militar, Naval e da Aeronáutica divulgaram ontem uma nota na qual criticam o lançamento da Comissão Nacional da Verdade, que teria amplos poderes para investigar crimes cometidos durante a ditadura. O decreto assinado pelo presidente Lula, criando a comissão, provocou uma crise no governo que culminou com entregas de cartas de demissão do ministro da Defesa, Nelson Jobim, e dos comandantes militares. Os presidentes se solidarizam com Jobim e atacam a possibilidade de reabertura de investigações. Os três usam palavras como “revanchismo” e “mesquinharia” para falar dos riscos contra a democracia." Com informações do site "Congresso em Foco".

Trânsito mata mais no Brasil que a Guerra




Em apenas7 anos 247 mil pessoas morreram no trânsito do Brasil

O aumento de 3,9% nas mortes em rodovias federais durante as festas de fim de ano trouxe à tona uma triste realidade: apesar do endurecimento nas leis de trânsito, o país é incapaz de reduzir a tragédia em suas estradas. Dados preliminares do Ministério da Saúde mostram que 36.666 brasileiros perderam a vida em acidentes automobilísticos em 2008 — o equivalente a cem mortes por dia. Em sete anos, morreram nada menos que 247.722 brasileiros em acidentes de trânsito. Daria, por exemplo, para lotar três estádios do tamanho do Maracanã. O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antonio Pagot, admitiu ontem que deficiências no controle de velocidade e na sinalização contribuem para os altos índices de acidentes nas rodovias. Segundo levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF), 455 pessoas morreram nas estradas federais só nos 16 dias da Operação Fim de Ano. O diretor do Dnit afirma que a manutenção das estradas melhorou, mas reconhece que os investimentos não têm surtido o efeito desejado. Ele atribui boa parte dos problemas à ausência de radares na maior parte da malha rodoviária. Com informações do site Universo em Foco.
Nota do blog:
É um número assustador de mortos no trânsito que merece profunda reflexão para quem dirige no Brasil. Não há Lei Seca nem prisões que resolvam o problema, uma vez que este está na consciência e na responsabilidade de cada condutor de um automóvel. A grande maioria dos acidentes são técnicamente comprovado que poderia ter sido evitado. Decorreram de irresponsabilidade de uns e imprudência de outros na condução do automóvel, seja por dirigí-lo sem condições seja por dirigí-lo de forma imprudente. A educação e o respeito ao semelhante ainda continuará sendo a mais eficaz ferramenta na busca de reduzir essa triste estatística de tantos mortos nas ruas e estradas brasileiras.

Lula e a caixa de isopor




Praia de Inema, área privativa dentro da Base Naval de Aratu, na Bahia. Este é o cenário de um dos gestos que mais marcaram o fim de 2009. De férias, como qualquer mortal, o presidente Lula esqueceu por alguns instantes que era o presidente da República e permitiu-se ser ele mesmo: o homem normal, igual a todos os mortais. Sem preocupar-se com os "papparazi" que não o deixam em paz, não estava nem aí.Pegou a caixa de isopor e como qualquer "cabeceiro" (era assim que em Areia Branca chamávamos os trabalhadores que transportavam objeto do cais para as residências), colocou-a na cabeça e foi para a praia. A cena durou muitos instantes, mas é emblemática.
Qual outro presidente se permitiu a tamanha informalidade? Mas esse é o modo Lula de ser. Um marqueteiro competentíssimo de sí próprio, capaz de atitudes impensáveis para a liturgia do cargo, mas que rende enorme popularidade. Ainda mais que depois que Obama (presidente dos Estados Unidos disse que ele era o "cara" e os jornais mais importantes do mundo o colocou nas alturas consderando um dos homens mais influentes do mundo.

Dinheiro: identificando uma cédula falsa



Não é tarefa das mais fáceis identificar uma nota falsa de dinheiro. De qualquer modo, diante dos muitos derrames de notas falsas no país, é sempre bom seguir a orientação do vídeo e tentar identificar possível nota falsa, para evitar o prejuízo, já que os sancos oficiais (Banco do Brasil e Caixa Econômica) não repõe o valor da nota em caso dela ser falsa. O prejuízo fica mesmo para quem a recebeu.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Maçonaria: Governador José Arruda, de Brasília, deixa de ser "Mestre"






O Governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, Maçom eno grau de Mestre, desligou-se da Maçonaria, em Brasília. Antecipou-se pedindo a saída, certo de que seria excluído pela milenar instituição, que não permite que seus integrantes estejam à margem da lei e dos princípios de moralidade e probidade.
A faculdade de separar o joio do trigo é uma possibilidade que a sociedade civil organizada tem e dela não deve abir mão, nunca.
Politicamente falando, os brasileiros detem a cada dois anos, a oportunidade democrática de extirpar do corpo administrtivo e político do país, bandidos travestidos de políticos que nada mais fazem do que se locupletarem sangrando os confres públicos em detrimento da Saúde, Educação, Segurança e outras funções públicas institucionais. 2010 é ano de eleição. Ôlho vivo.

"A maçonaria é uma associação de carácter universal, cujos membros cultivam a filantropia, justiça social, aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia e igualdade, aperfeiçoamento intelectual e fraternidade, é assim uma associação iniciática, filosófica, filantrópica e educativa. Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autónomas, designadas por oficinas, ateliers ou (como são mais conhecidas e correctamente designadas) Lojas, "todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si."

Sendo uma associação iniciática, utiliza diversos símbolos, dos quais apenas alguns são geralmente conhecidos.

O nome "maçonaria" provém do francês maçonnerie, que significa "construção". Esta construção é feita pelos maçons nas suas Lojas (Lodges), alguns autores[carece de fontes?] dizem que a palavra é mais antiga e teria origem na expressão copta Phree Messen (Franco-maçon), cujo significado é "filhos da luz"."
Com informações do site Claudio Humberto e Wikipedia.