terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
Dengue: combate é dever do Estado mas responsabilidade de todos
Combater o mosquito da dengue é dever do governo, das autoridades de saúde, e também de todos nós. Mas, na prática isso não acontece.
A dengue avança no Brasil inteiro. Há regiões quentes e chuvosas em que há dengue o ano todo. Na Bahia, por exemplo, aproveita-se o carnaval e partidas de futebol para se fazer alertas. Fala-se muito desse novo tipo de dengue, que provoca dengue hemorrágica. Na Bahia, houve 122 mil casos no ano passado. E a luta continua.
É significativo que em Goiás, onde está a capital do país, neste ano já foram 24 mil casos de dengue. Em Brasília, o principal foco de dengue fica na Vila Planalto, bairro que fica entre a residência presidencial e a sede do governo, que é o Palácio do Planalto. Isso mostra que há uma responsabilidade dos governos federal, estaduais, municipais e também dos moradores.
É dever constitucional do Estado, que arrecada muito imposto para cumprir seu dever de saúde. Mas é também dever das pessoas, que devem ter responsabilidade. Não podem pensar só em si, devem pensar nos vizinhos.
É, de novo, uma questão de civilidade. A pessoa deve lembrar que mora em comunidade. O mosquito nos pica para lembrar que há algo errado no país. É uma questão de lixo e de desleixo.
Do site Globo.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário