Notícias do Dia

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Fim de noite: Feelings



No início dos anos 70, o brasileiro Mauricio Alberto surgiu com o pseudônimo de Morrys Albert e gravou o que seria uma das músicas com maior número de versões em todo o mundo: Feelings. No Brasil, fez grande sucesso. Solte o som.

E agora José?



O líder do DEM (Democratas) no Senado federal, senador José Agripino Maia tem se destacado pela posições sistemáticas e firmes na oposição ao Governo petista. Didático na argumentação e contundente nas críticas, silenciou sobre o escândalo em Brasília envolvendo o Governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, um dos caciques do DEM. O líder democrata saiu hoje de um encontro com outros líderes do partido inclusive o presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) sem dar comentários à imprensa. Agripino apenas adiantou que Rodrigo Maia irá divulgar a posição do partido ainda nesta segunda (30). Fosse de outro partido ou do PT, o senador não abriria mão de ocupar a tribuna do Senado para cobrar punições, etc. Dois pesos e duas medidas? É o caso de se perguntar: E agora José?

Câmara de Deputados sediará Seminário de palhaços




Tudo a ver. A Câmara dos Deputados em Brasília sediará o 1º Seminário dos Palhaços Brasileiros a realizar-se no próximo dia 10 de dezembro. Nada mais apropriado. Pensando bem, eles é que fazem o povo brasileiro de palhaço. João Plenário (foto) deve estar muito preocupado com a concorrência que tem aumentado bastante naquele plenário.
Com todo respeito aos palhaços profissionais, o Congresso Nacional precisa ter uma agenda voltada para questões nacionais, como por exemplo, votar a PEC dos aposentados e pensionistas.

Brasília: Governador do DF em cena deprimente




Está difícil para o povo brasileiro conviver com os políticos atuais. Sabe-se, toda generalização via de regra é injusta, mas o que compreender de um registro como o do vídeo acima? Mesmo partindo da máxima ingenuidade e do senso de justiça, como digerir a situação. Aliás, mais grave do as situações incômodas e criminosas por parte de alguns políticos, é a justificativa, a desculpa absolutamente inverossímel que apresentam quando flagrados em situação criminosa. No caso específico, por exemplo, o corregedor-geral do Distrito Federal, Roberto Giffoni, apressou-se em justificar que o dinheiro contido no pacote recebido pelo governador era para obras sociais. Esqueceu de informar qual criança acreditará na versão.
Não é demais lembrar que o Sr. José Roberto Arruda (DEM-DF), ainda atual Governador do Distrito Federal, o centro do poder do país, é aquele, o mesmo que em passado recente, quando senador da República, violou o segredo do placar do Senado e, para não ser cassado, renunciou ao mandato, não sem antes chorar copiosamente na tribuna do plenário, em discurso deprimente. Mas se permite à reincidência. Não é primário, portanto, o governador Arruda.
O mais curioso é que logo em seguida foi eleito Deputado Federal e em seguida Governador do Distrito Federal. Nesse aspecto, o eleitor tem sua parcela de responsabilidade.
Não dá para esperar pelo julgamento desses políticos pelos tribunais. O próprio Governo e os políticos com seus fóruns privilegiados e múltiplos recursos, são responsáveis por muitas demandas que abarrotam os tribunais, que não conseguem julgar tantos processos. O resultado é a impunidade "legalizada".
Mas é sempre importante enfatizar que o eleitor sim, a cada eleição, tem o poder de democraticamente "condenar" ou absolver o mau representante, através do voto.

INSS: aposentados mortos muito vivos




O Tribunal de Contas da União informou que a Previdência paga, por mês, R$ 15 milhões e 600 mil reais a 33.000 beneficiários que já morreram.
Falta o mesmo Tribunal de Contas informar quantos e quais os grandes grupos financeiros que recolhem de seus funcionários o percentual para o INSS e simplesmente não repassam ao órgão, caracterizando, de pronto, apropriação indébita.
Os dois casos são graves e representam sim, sérios prejuízos às financas da Previdência Social do país. O segundo caso, o da sonegação, tem sangrado os cofres previdenciários ao longo do tempo e em proporções infinitamente maiores.
As soluções para as duas situações dependem de gestão e de vontade política.
Na prática, é provável que somente os "mortos" deixem de receber as pensões. E os grandes grupos empresariais? Ora, qual o problema? Diriam os senhores bem remunerados conselheiros do egrégio Tribunal de Contas da União.

domingo, 29 de novembro de 2009

Leitura Dinâmica - "A dose certa de ciúme"




Estreando a "Leitura Dinâmica" de hoje, o blog transcreve de Veja, edição de 29.11.2009, a entrevista com a psiquiatra Donatella Marazziti sobre "A dose certa de ciúme". Confiram:

"A psiquiatra italiana Donatella Marazziti dedicou os últimos catorze anos de seu trabalho a estudar os aspectos bioquímicos e psicológicos relacionados aos sentimentos mais universais. Começou por investigar os mecanismos cerebrais relacionados à paixão e ao amor. Dessa linha de estudos resultou a publicação de A Natureza do Amor, best-seller na Itália e lançado no Brasil em 2007. Recentemente, Donatella esteve no país para participar do Congresso Brasileiro de Psiquiatria e lançar seu último livro: ...E Viveram Ciumentos & Felizes para Sempre (Casa Editorial Luminara). Nele, a psiquiatra, de 52 anos, defende a ideia de que o ciúme é um sentimento inato, com um papel importantíssimo na preservação das relações amorosas e do qual ninguém escapa. Em entrevista à repórter Naiara Magalhães, ela faz a distinção entre o ciúme normal e o patológico, estabelece os cinco perfis mais comuns de ciumentos e diz qual é a melhor arma contra o medo do abandono: "Não perco tempo pensando na possível traição do meu marido. Invisto minha energia cuidando dele!".

Em seu livro ...E Viveram Ciumentos & Felizes para Sempre, a senhora defende a ideia de que o ciúme cumpre um papel importante na manutenção da relação. Que papel é esse?
O ciúme funciona como um detector de ameaças, de que algo de errado está acontecendo na relação. Se as pessoas souberem interpretar as mensagens que o ciúme manda, poderão usá-lo em benefício do namoro ou do casamento. Na Itália, costumamos citar o verso de um tango: "Amor quer dizer ciúme".
É comum ouvirmos histórias de relações que são desfeitas por causa do ciúme de um dos parceiros – ou até dos dois.
Certa vez, um escritor italiano comparou o ciúme à pimenta usada para temperar a comida. É algo que pode dar mais sabor às relações, mas não deve ser excessivo. Do contrário, ninguém quer experimentar.

E como saber se o ciúme é ou não excessivo?
Essa é uma questão crucial não só para os ciumentos, como também para os psicólogos e psiquiatras que estudam o assunto. Há casos em que a patologia fica evidente. Mas às vezes é difícil definir a fronteira entre o normal e o patológico. Para mim, um dos critérios básicos nessa diferenciação é o tempo que o ciúme ocupa na vida de uma pessoa. O ciúme é normal quando dura pouco. Qual é o limite? Eu trabalho com o parâmetro de até uma hora por dia. Outro indicativo de que o ciúme é normal é que ele desaparece quando o parceiro assegura que não há motivo para senti-lo. No fim, não altera a vida do ciumento nem a de seu parceiro, apesar de causar sofrimento enquanto dura.

Como algo que implica sofrimento pode fazer bem?
Se a pessoa se pergunta "o que me faz sentir ciúme?", ela pode usar a reflexão que surge desse questionamento para melhorar a relação. É inevitável que o medo de ser traído e de a relação acabar cause dor. Mas, quando a pessoa se debruça sobre esses medos, em geral acaba por valorizar mais o parceiro. Podemos comparar o ciúme à dor física: é ruim senti-la, mas ela tem um papel vital para evitar que nos arrisquemos em experiências demasiadamente perigosas. Quem não sente dor pode morrer precocemente por se expor a riscos muito altos. A dor, assim, promove nossa evolução. Por outro lado, quem sente dores terríveis sofre demais e vive menos. O ciúme funciona de maneira semelhante: na medida certa, protege; em excesso, mata a relação.

O que caracteriza o excesso de ciúme?
Vasculhar a bolsa ou a carteira do parceiro, checar as mensagens do celular ou ligar para todos os amigos do marido ou da mulher cada vez que ele ou ela não atende ao telefone, por exemplo, não são comportamentos bons para o relacionamento, embora possam estar presentes em quadros de ciúme ainda considerados relativamente normais. São atitudes ruins porque colocam o foco no terceiro elemento da suposta traição, e não no parceiro, o que compromete a relação saudável.

Se bisbilhotar o computador e o celular do parceiro pode ser considerado até certo ponto normal, o que indica que o ciúme passou do limite e se tornou doentio?
Quando a pessoa restringe a vida do parceiro à relação do casal, provavelmente o ciúme já virou patológico. Primeiro, o ciumento consegue um jeito de o parceiro não ir mais à happy hour com os colegas do trabalho, depois o convence a não ir mais a encontros com os amigos de faculdade e, quando o parceiro se dá conta, já não pode cumprir atividades rotineiras, como ir ao supermercado ou ao banco, sem que isso não implique ser controlado. O namorado ou o marido, ou a namorada ou a mulher, passam a viver praticamente encarcerados na relação a dois. Mesmo querendo agradar ao ciumento, ao fazer tais concessões a pessoa que é alvo do ciúme sofre por ter abandonado sua vida social e por ter abdicado de vínculos afetivos importantes. O ciumento, por sua vez, nunca estará plenamente satisfeito com a situação que ele próprio criou – qualquer esboço de vontade por parte do outro de retomar a vida vai causar-lhe ainda mais apreensão. O ciúme doentio não dá um momento de tranquilidade nem ao ciumento nem ao parceiro dele. Nunca está satisfeito.

Se sentir ciúme é inevitável, o que é possível fazer para amenizar o sofrimento que ele causa?
Duas atitudes são fundamentais para a pessoa lidar bem com o ciúme e torná-lo menos sofrido. A primeira é parar para refletir sempre que o ciúme aparecer. É preciso tentar entender a origem do sentimento. Você sente ciúme porque já foi traído e tem medo de que a experiência ruim do passado se repita? O problema está em você ou em seu parceiro? O ciúme foi desencadeado por sua insegurança? Seu parceiro fez alguma coisa que ameaçou de fato a relação? A segunda coisa é falar com o parceiro sobre o ciúme que você sente. Se o problema for tratado sem histeria (ou seja, nunca no auge de uma crise e sempre depois de restaurada a calma), esse tipo de conversa poderá ter um grande benefício para o casal. O parceiro concordará em evitar alguns comportamentos que não lhe são indispensáveis, mas fazem o outro sofrer.

Alguém está imune ao ciúme?
Quando se ama, não. Todo mundo sente, já sentiu ou sentirá ciúme do amado. Muitas pessoas podem até achar que não têm ciúme, mas elas estão enganadas. O ciúme normal é um sentimento efêmero: emerge e vai embora. É isso que faz com que muita gente se diga imune a ele. Quando uma pessoa vem a mim e diz "doutora, eu não sou ciumento", proponho o seguinte exercício: peço a ela que pense em seu parceiro conversando com um homem ou uma mulher atraente. Em seguida, peço que imagine que os dois estão se beijando. Vamos assim, num crescendo, até o ciúme emergir. E eu garanto: ele sempre aparece.

Qual é o peso dos fatores culturais no modo como as pessoas costumam manifestar o ciúme?
Os componentes culturais têm influência, sem dúvida. Mas, para mim, o papel mais decisivo cabe à biologia: o ciúme é um sentimento inato. E há vários indícios disso. Um deles é o fato de que o ciúme está presente nas mais diferentes culturas, dos Estados Unidos à China. Ao longo da história, algumas sociedades tentaram evitar o ciúme, mas, por mais esforços que tenham feito, não conseguiram. Comunidades americanas fundadas no século XIX, como a dos mórmons e a dos oneidas, baseadas na poligamia e no amor livre, não conseguiram abafar o sentimento. Há o caso célebre de Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre. Eles optaram por um casamento aberto, mas não evitaram o ciúme e o sofrimento trazido por ele. O ciúme é um sentimento exclusivamente humano – um sentimento complexo, que envolve áreas cerebrais e processos mentais que não estão desenvolvidos nos animais.
É comum vermos relações desgastadas, em que o homem e a mulher não demonstram mais amor um pelo outro mas continuam a apresentar comportamentos típicos dos ciumentos.
Nesses casos, é provável que o homem ou a mulher considere o parceiro apenas objeto de sua posse. Esse tipo de comportamento tem pouco (ou nada) a ver com o amor – e, portanto, tem pouco (ou nada) a ver com o ciúme normal. No ciúme patológico, a vaidade e a possessão assumem um papel maior. Repito: o foco do ciúme normal é o parceiro que o enciumado tanto ama e teme perder. O foco do sentimento patológico é o próprio ciumento.

As pessoas com baixa autoestima estão mais vulneráveis às crises de ciúme?
O ciúme não tem a ver com falta de autoconfiança, necessariamente. Há vários traços de personalidade que podem favorecer seu aparecimento. Num estudo com 500 pessoas que realizei com meu grupo de pesquisa, foram identificados cinco tipos de ciúme que podem variar na escala da normalidade: o ciúme depressivo, que realmente está relacionado à baixa autoestima, mas também o obsessivo, o paranoide, o hipersensível e o ansioso.

O que caracteriza cada um desses tipos de ciúme?
O ciúme depressivo acomete pessoas que sempre consideram seus parceiros melhores do que elas. Para essas, é óbvio que, se ainda não foram, um dia serão traídas. O ciumento do tipo depressivo não costuma tomar muitas atitudes com relação a seu sentimento. Geralmente sofre sozinho, calado. É o que chamamos de ciúme "Charlie Brown", em referência àquele personagem dos quadrinhos. A marca do ciúme obsessivo são os questionamentos e comportamentos repetitivos. Os ciumentos dessa categoria vasculham reiteradamente as coisas do parceiro, checam os bolsos e as mensagens no celular à procura de indícios de traição. Ligam o tempo todo para ele e perguntam: "Você me ama?". E também sempre questionam a si mesmos: "Ele me ama? Ele me trai?". São consumidos pela dúvida constante. É o ciúme que rotulamos "Hamlet". Já o ciúme paranoide é típico do sujeito que tem um grau maior de certeza de que o parceiro o trai. Ele fantasia a traição valendo-se de indícios que só são significativos para ele. São pessoas muito rígidas no seu modo de pensar e de agir. Criam regras que elas próprias seguem e cobram do parceiro que ele tenha os mesmos comportamentos. Dizem coisas do tipo: "Eu recusei sair com meus amigos hoje, então não encontre seus amigos amanhã". A esse tipo de ciúme chamamos de ciúme "Otelo". O ciúme hipersensível é típico das pessoas melindrosas. Elas não suportam a reprovação ou uma palavra mais brusca do parceiro, mas preferem sofrer em silêncio. O ciúme ansioso, por fim, é comum entre as pessoas que estão em constante estado de alerta. Na verdade, é um desdobramento da própria ansiedade.

O celular e a internet, principalmente as redes sociais como Facebook, Orkut e Twitter, não servem de combustível ao ciúme?
Esses recursos alimentam o ciúme, sem dúvida. De um lado, porque aumentam realmente as possibilidades de traição e, consequentemente, ampliam os motivos para o aparecimento do sentimento. Atualmente, sem sair de casa, uma pessoa pode conhecer outra pela internet e acabar tendo com ela uma relação extraconjugal. De outro lado, essas ferramentas deixam as pessoas mais suscetíveis à vigilância do ciumento. As relações ficam muito mais expostas.

A senhora é ciumenta?
Eu me considero levemente ciumenta. Ocasionalmente, sinto mais ciúme do que o habitual, mas consigo dominá-lo. Tenho uma fórmula para não ser consumida pelo ciúme: não perco tempo pensando na possível traição do meu marido. Invisto minha energia cuidando dele! Funciona, eu garanto."

sábado, 28 de novembro de 2009

Fim de noite: Love's Theme


Noite de sábado? Vamos de Barry White em Loves' Theme. Boa noite.

Leitura Dinâmica: a dose certa de ciúme



Neste domingo, 29, estreando a seção "Leitura Dinâmica", sempre aos Domingos, uma entrevista com a psiquiatra italiana Donatella Marazziti sobre o ciúme. Tema recorrente mas nunca esgotado nas relações conjugais, vale a pena conferir. Amanhã.

Dilma: a declaração






Não constrói a última declaração de Dilma Rousself, ministra-chefe do Gabinete Civil da presidência da República, manifestando-se favorável que políticos petistas processados por envolvimento no emblemático caso do mensalão retomem suas funções pólíticas. O argumento da ministra é de que os companheiros não foram julgados nem condenados e por essa razão deveriam assumir funções no sistema político a que pertencem.
Ora, qualquer brasileiro minimamente esclarecido sabe que a lentidão da Justiça aliada à excrescência dos fóruns privilegiados garantem a impunidade de muitos, principalmente de políticos ligados ao poder. Utilizar-se desse contexto para praticamente inocentar aliados políticos não é o que se espera de uma potencial candidata à presidência da República. Muitos dos processados são reus e foram indiciados pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal, instituições sérias e competentes que não costumam indiciar inocentes.
Ficaria melhor para a ministra Dilma que compreendesse as dificuldades do Judiciário para julgar com a celeridade necessária e aguardasse as sentenças judiciais condenando ou inocentando seus aliados.
Não é demais lembrar que as cadeias do país estão superlotadas de possíveis inocentes ainda não julgados que não tem sequer a oportunidade de aguardar o seu julgamento em liberdade, quanto mais de exercer suas funções profissionais.
A ignorância política e o desinteresse pelo assunto por parte de muitos brasileiros transformam-se em campo fértil para a prevalência de absurdos patrocinados por quem, por sua privilegiada função pública, deveriam dar o exemplo.
É o caso de se perguntar: a ministra Dilma acredita ou não no preceito constitucional de que todos são iguais perante a lei?

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Fim de noite: Rosa de Hiroshima



Mais do que uma bela canção, "Rosa de Hiroshima" é também um grito pacifista e anti-nuclear, lançado em plena Ditadura no Brasil, em 1973. Composta por Gerson Conrad, foi apresentada ao vivo pelo grupo Secos e Molhados, do qual o compositor fez parte, em espetáculo histórico no Maracanãzinho em meados de 1974. Esta sempre vale a pena ouvir de novo. Seu conteúdo é imortal.
Boa noite!

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

PEC-300: Aprovado Relatório da PEC do salário igual para policiais militares




A Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou hoje, 25, o relatório final da PEC-300, proposta de emenda à Constituição que prevê a equiparação salarial de policiais e bombeiros militares dos estados aos mesmos profissionais do Distrito Federal, que tem subsídio do governo federal, abrangendo inclusive os inativos e pensionistas. Pela proposta o piso salarial militar no início da carreira será de no mínimo R$ 4.500,00 e de R$ 9.000,00 para o oficial de menor posto.
A matéria está pronta para ir a plenário, dependendo apenas de negociação de líderes para entrar em pauta. Será votada em dois turnos na Câmara e também no Senado. O assunto será debatido amanhã, 5ª feira, na Assembléia Legislativa do RN, em audiência pública proposta pelo Deputado estadual Fernando Mineiro, do PT-RN. Com informações do site Nominuto.
Nota do Blog: O assunto é da maior importância por ter reflexo direto na questão da segurança pública, em todos os estados. Não é uma matéria fácil de aprovação pelos seus naturais desdobramentos. Entre as dificuldades está a de que os pisos propostos ultrapassam os pisos dos militares das três Forças Armadas e que também se configurariam disparidades. Outra consequência é o impacto nas contas públicas estaduais, embora a proposta contemple complementação por parte do Governo Federal. De qualquer modo, é um assunto que demandará debates importantes em torno da segurança pública em todo o país.

Brasil aumenta valor "emprestado" ao FMI



É isso mesmo. O Governo brasileiro que nega reajustes devidos e justos aos aposentados e pensionistas e que está há dez anos sem reajustar os salários do funcionalismo público federal (do Executivo), aumenta o valor a ser emprestado ao FMI - Fundo Monetário Internacional. O valor passará de US$ 10 bilhões para US$ 14 bilhões.
De acordo com o ministro da Fazenda Guido Mantega (foto), o empréstimo ao FMI não afetará as reservas brasileiras. Quando for necessário utilizar a verba, o Brasil receberá, em troca, papéis do fundo, que poderão ser convertidos em dinheiro imediatamente. Imaginemos 14 bilhões de dólares, cerca de 24 bilhões de reais aplicados em políticas sociais como Saúde e Segurança Pública no Brasil. Sem comentários. Com informações do site Claudio Humberto.

PEC 300: Policiais do RN poderão ter salários iguais aos de Brasília




A Assembleia Legislativa do RN vai promover importante audiência pública conjunta entre o Legislativo Estadual e a Câmara Federal, nesta 5ª feira, 26, para debater sobre a Proposta de Emenda Constitucional nº 300.
A PEC 300 propõe equiparar os salários dos Policias e Bombeiros Militares de todos os estados com os salários pagos hoje pelo Distrito Federal.
A iniciativa de trazer o evento para a Assembléia foi do deputado Fernando Mineiro (PT-RN). Com informações do Blog do Carlos Santos.
Nota do Blog: Está previsto tanto na Constituição Federal de 1988, quanto na CLT - Consolidação das Leis do Trabalho, que para funções iguais, salários iguais. Com base nesse parâmetro jurídico, o Salário Mínimo, antes regionais, foi unificado em todo o país. Nada mais justo. É notório que as funções exercidas pelos policiais militares são absolutamente semelhantes, independente de em qual estado da federação ela estão sendo exercidas. A isonomia salarial, portanto, é legal, justa e inadiável sua aplicação.

Foto flagrante: a força da Natureza


/
A Natureza constantemente agredida e desafiada pelo homem, de vez em quando emite sinais de sua inequívoca força. A imagem em Santa Cruz das Palmeiras (SP), assustadora, é um convite à reflexão sobre a necessidade de sua preservação. O preço do descaso e de agressão ao meio ambiente costuma ser muito caro.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Fim de noite: ROBERTA




Um retorno ao clássico italiano "ROBERTA", com Pepino de Capri

O que você prefere? FIB ou PIB elevados?




O que vem a ser FIB, ou Felicidade Interna Bruta? é um conceito de desenvolvimento social criado em contrapartida ao Produto Interno Bruto (PIB). O termo foi criado pelo rei do Butão Jigme Singye Wangchuck, em 1972. Butão é um pequeno país da Ásia. Situado na Cordilheira do Himalia, o desconhecido país está atraindo a atenção de governantes e economistas de vários países com sua nova fórmula para o cálculo de riqueza e desenvolvimento. Grandes lições de valorização do ser humano não estão necessariamente ligadas a grandes potências.

Acidente no trânsito: o preço da insensatez




Madrugada de sábado, 21, trânsito normal no cruzamento de duas das mais importantes avenidas de Natal: Salgado Filho com Bernardo Vieira. Era aproximadamente 04:10 hs. Sinal fechado para os veículos que trafegavam na Avenida Salgado Filho. De repente o Opala placa CID 6314-SP, que trafegava no sentido Petrópolis Lagoa Seca, apaga as luzes, avança o sinal e colide violentamente com o ônibus placa NNR 8426-RN que fazia o transporte de funcionários da Vicunha Textil. Com o choque ocorreram várias explosões que incendiaram inteiramente os dois veículos. O motorista do Opala, o Capitão-Tenente da Marinha e carioca Márcio Pereira da Cunha, morreu carbonizado no interior do veículo. No ônibus não houve feridos graves.
Informações ainda não confirmadas direcionam para um possível racha entre o motorista do opala e um outro automóvel.
De qualquer forma, nada justifica tanta imprudência e insensatez ao volante de um automóvel, pagando com a própria vida, inconcebível atitude.
De nada adiantará sinalizações modernas, técnicas de mobilidade urbana, investimentos no trânsito, se o fator humano não investir em sí próprio e não conseguir compreender que viver coletivamente pressupõe respeito ao próximo.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Fim de noite: "If You're to San Francisco"



Neste fim de noite, do fundo do baú, em 1967, "If You're to San Francisco", by Scott McKenzie. Boa noite!

Câmara de Deputados: notas frias nas verbas indenizatórias de 25 deputados



De acordo com o jornal "Folha de São Paulo" 25 deputados usaram notas de empresa de fachada para justificar o gasto de R$ 15 mil mensais, cota destinada apenas para o ressarcimento de despesas com a atividade parlamentar. O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), afirmou hoje encaminhará à Corregedoria da Casa denúncias de que deputados usaram notas frias para justificar gastos com verba indenizatória. Temer disse que encaminhará as denúncias até amanhã (24) ao corregedor, deputado ACM Neto (DEM-BA). Após a análise da Corregedoria, a Mesa Diretora decide se encaminha algum dos acusados ao Conselho de Ética. Com informações do site Claudio Humberto.
Nota do blog: Os péssimos exemplos de como tratar o erário público se multiplicam. E vindos de onde nunca poderia vir. Como pretender o respeito da opinião pública, se alguns (não são poucos) de seus representantes ocupantes de um dos poderes da República Federativa do Brasil falsificam e fraudam suas prestações de contas, a despeito de privilégios e razoável salários que ganham. Claro, há de se separar a instituição de seus temporários legisladores, mas esses fraudadores insistem em trilhar caminhos contrários à moralidade e à retidão de procedimentos. Independente das sanções penais, a maior e legítima punição poderá ocorrer nas urnas, na próxima eleição, através do voto livre e consciente do eleitor. O voto, ele não terá como fraudar. A propósito de notas fiscais, a foto acima ilustra tudo parecido com uma feira, menos com um dos parlamentos do Poder Legislativo do país.

RN Político: eles também querem ir para o "Céu"




O ex-vereador Fernando Lucena (PT-RN), acaba de ser eleito presidente do Diretório Municipal do PT em Natal, fato que energizou o petista a ponto de afirmar que sua candidatura "é pra valer". Em 2008 não conseguiu reeleger-se embora tenha obtido mais votos do que alguns que assumiram o mandato de vereador, vítima que foi do coeficiente eleitoral do acordão.
O apresentador de TV e vereador Paulo Wagner (PV-RN), com o cacife de ter sido o vereador mais votado em Natal em 2008, movido pelas últimas pesquisas, em que aparece em 3º e até em 2º lugar, também movimenta-se no sentido de concorrer ao Senado, embora afirme que a decisão será do Partido Verde, legenda a que pertence.
Motivações à parte, eles apenas estão se permitindo ao que a Democracia garante: o direito de ser votado. Lembrando que caso os projetos dos dois persistam, baterão chapas para o Senado Federal com as três maiores lideranças políticas do RN: José Agripino (DEM-RN) e Garibaldi Alves (PMDB-RN) tentando a reeleição e a governadora Wilma de Faria tentando sua primeira eleição ao Senado.
Fernando Lucena e Paulo Wagner leram ou ouviram o marinheiro seridoense Agenor Maria dizer que o Senado Federal é o céu. Assim, também querem chegar lá. Mesmo com todos os pecados. Imaginar não é pecado. Então, imaginemos Fernando Lucena e Paulo Wagner na tribuna do Senado. A política é dinâmica. Às vezes, além da conta.

Zé Dirceu: ele voltou



Ele voltou. Aliás, pensando bem, ele nunca saiu. Pelo menos dos bastidores do PT. O ex-ministro José Dirceu nunca deixou de influir tanto nas decisões petistas como nos assuntos do Governo. Hoje ele manifestou satisfação pelo fato do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) não ter conseguido superar a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) na pesquisa de intenção de voto divulgada hoje pela CNT/Sensus. De acordo com a pesquisa, Dilma tem 21,7% das intenções de voto para o cargo de Presidente da República em 2010, e Ciro, 17,5%. O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), lidera, com 31,8%. Dirceu ainda soma as taxa de intenção de voto em Ciro e em Dilma para dizer que os governistas juntos tem quase 40%. O ex-ministro afirma ainda que a senadora Marina Silva (PV-AC) “continua patinando na casa dos 5,9%”. Ou seja: continua sendo uma espécie de ministro informal, além de lobista de grupos empresariais nacional e internacional. Com informações do site Claudio Humberto.

Charge da semana: Lula FDB(?)



Nota do Blog: Quando votaram em Lula, os aposentados imaginavam que teriam o trabalhador sindicalista na presidência da República. Ledo engano. O poder o transformou no "cara" que hoje nega o que sempre defendeu: direitos e reajustes salariais.
Ivan Cabral, autor da charge, com a criatividade de sempre, foi direto ao imaginário dos velhinhos aposentados que pensam muito mais no FDP(?) do que no FDB, de Filho Do Brasil.

sábado, 21 de novembro de 2009

Fim de noite:



Para os embalos de Sábado à noite, light, o veterano Jonny Rivers em "Do you hanna dance". Boa noite!

Vermelhou no Machadão: América 1 x Ipatinga 0



O América de Natal venceu o Ipatinga por 1x0 agora à noite no Machadão, com gol de Júlio Terceiro marcado no início do primeiro tempo. Com o resultado, o América deu importante passo e segue na 14ª posição na Série B do Campeonato Brasileiro, fora da zona de rebaixamento. A legião de americanos está de parabéns.

Humor do dia: descoberto o professor de Vanusa



Para relaxar. Finalmente descoberto o professor da cantora Vanusa cantando o Hino Nacional. Fique tranquilo: muitos políticos que também não sabem cantar o hino, fazem um mal muito maior ao país. Esse aí do vídeo provavelmente não teve a oportunidade de aprender a cantar o Hino Nacional na escola.

"É proibido fumar, diz o aviso que eu lí"



Não trata-se do trecho de um dos maiores sucessos do rei Roberto Carlos , nos idos de 1960, não. Agora é lei. E uma excelente notícia para os não fumantes. Expande-se por todo o país a tendência da proibição de fumar em locais fechados como bares, restaurantes, teatros e cinema, por exemplo. O avanço do "é proibido fumar" se dá através de uma inequívoca constatação: o fumo passivo, também mata. Nos grandes centros do país como São Paulo e Rio de Janeiro, leis estaduais tentam fazer valer a proibição, mas enfrentam liminares na Justiça que garante a não proibição a mais de 2.000 estabelecimentos. A ausência de uma lei federal específica, provoca controvérsias e a acusação de inconstitucionalidade na legislação estadual. Preciosismos jurídicos à parte, há uma lei infinitamente maior e não prevista em códigos legais que é a lei da sobrevivência e do respeito ao próximo não fumante. Todos tem o direito constitucional de fumar, mas todos também tem o direito de não fumar. A conciliação desses antagônicos direitos se dá por meio de elementos simplíssimos: civilidade e educação.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Fim de noite II: My Way



My Way, com o mestre Frank Sinatra

Fim de noite: You've Got A Friend



Uma Diva é pouco? duas é bom? e três, é demais? Fiquemos então com quatro:
Carole King, Celine dion, Gloria Estefan e Shania Twain em "You've Got A Friend", de Carole King. Você tem um amigo.

Estádio Arena das Dunas terá PPP - Parceria Público-Privada






O estádio Arena das Dunas que será construído na capital potiguar para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014, terá como modelo de viabilização a PPP - Parceria Público-Privada. Foi o que definiram hoje a Prefeitura do Natal e Governo do Rio Grande do Norte sobre a construção da Arena das Dunas. Além disso, caberá ao Executivo estadual a licitação para escolha dos investidores. Posteriormente, um consórcio será criado estabelecendo co-responsabilidades entre o município e o Estado.
Foi definido também que o projeto visará apenas a construção do estádio e não mais a reformulação de toda a área onde atualmente se encontra o Centro Administrativo, prevista no projeto original. Eles avaliaram que essas medidas são mais adequadas, levando-se em conta o pouco tempo que resta, segundo o cronograma da Federação Internacional de Futebol (Fifa). Com informações do portal Nominuto.com

Comentário do blog: A realidade via de rega costuma destruir sonhos inatingíveis. Quando Natal foi escolhida como uma das sub-sedes da Copa do Mundo de 2010, sobraram euforias e faltaram senso de razoabilidade. O entusiasmo patriótico e telúrico deram espaço à necessidade de se ponderar as possibilidades reais de execução de tão ousado projeto. Afinal, as expectativas alimentaram-se de uma maquete digital espetacular, sem análise prévia de um projeto executivo que, guardadas as devidas proporções, transformariam o bairro de Lagoa Nova em uma mini Dulbai. O presidente da República no primeiro momento disse que não haveria um centavo do poder público para a construção dos estádios, admitindo no entanto que haveria recursos somente para as obras de infra-estrutura referentes a saneamento, mobilidade urbana, segurança, saúde, o que por si só, já é algo muito importante para a cidade. Depois, o Banco Nacional de Desenvolvimento Social -BNDES -, dispoinibilizou linha de créditos vultosos para a construção dos estádios para a Copa.
O desafio está posto e revela-se infinitamente maior que a soma da euforia com a inexperiência ou senso do que é exequível e o que é inatingível. Independente dos dois ou quatro jogos de seleções desconhecidas dos brasileiros que possam acontecer em Natal, os investimentos estruturantes sempre serão bem vindos para qualquer cidade. Natal, com menos de 30% de saneamento, não é diferente.

Cala a boca Battisti!




Os advogados do ex-terrorista Cesare Battisti afirmaram hoje, 20, à agência Ansa, que o italiano “tem a decisão irredutível” de manter a greve de fome iniciada na semana passada. Battisti voltou a afirmar que continuará com a medida até a publicação da decisão do presidente Lula sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que aprovou a extradição. Nesta manhã, o presidente Lula revelou que sua decisão já está tomada, mas só será divulgada após receber o posicionamento formal do STF.
Comentário: Cesare Battista, ativista político italiano, foi condenado acusado de 4 homicídios, pela Justiça da Itália, país de sistema jurídico sério e rigoroso. Foge para o Brasil, é preso como refugiado, e tenta transformar crimes comuns em políticos, para ficar impune das condenações. É como se fosse possível matar por motivações políticas. Como se fosse pouco, permite-se a chantagear o Governo brasileiro, fazendo greve de fome para agilizar o desfecho da decisão presidencial. O mais curioso é que o mesmo no Brasil tem tido um apoio muito forte de políticos petistas. Riem como se zombassem de tudo e de todos. Senadores, Deputados e até o ministro da Justiça, Tarso Genro tem manifestado irrestrito apoio ao italiano condenado, fazendo grande pressão para o presidente Lula não consumar a extradição para a Itália, autorizada pelo Supremo Tribunal Federal. Como pode parlamentares e ministro do Brasil serem contra um criminoso cumprir pena a que foi condenado, em seu país? É inacreditável, mas é real.

Hoje é dia da Consciência Negra





>


No Dia Nacional da Consciência Negra, uma modesta homenagem do blog aos cidadãos do mundo (fotos) que cada um em seu tempo e com suas características próprias, em fóruns diferentes lutaram e ainda lutam pela paz, pelo bem da humanidade e pelos direitos dos cidadãos. Obama, Mandela, Luther King, Joaquim Barbosa e Paulo Paim.
Para Luther King, "o que mais preocupa não é o grito dos violentos; nem dos corruptos; nem dos desonestos; nem dos sem caráter e nem dos sem ética. O que mais preocupa, é o silêncio dos bons".
À reflexão de todos.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Fim de noite: Hotel Califórnia



Dos anos 70, o hit mais tocado da Banda americana de Country Rock "Eagles". Solte o som. Boa noite!

Duas greves de fome, dois motivos bem diferentes







Recentemente quatro aposentados do INSS em Natal fizeram uma greve de fome depois de ter seus salários violentamente reduzidos por uma decisão judicial, que tirou de seus salários algo em torno de 84%, condenando-os a dificuldades financeiras insanáveis comprometendo até a própria sobrevivência. Apelos e pedidos foram encaminhados ao presidente Lula para que interferisse em benefício dos mesmos, sem sucesso.
Ontem, o Supremo Tribunal Federal autorizou a extradição do ativista político italiano Cesare Battisti, condenado pela Justiça italiana por 4 homicídios. A decisão final ficou para o presidente Lula, que revela intenções de não extraditá-lo para a Itália. Para permanecer no Brasil, Battisti acha pouco e mantém uma greve de fome. Tudo indica que, diferente dos aposentados, Lula se sensibilizará e manterá o homicida italiano no Brasil, impune.

RN: 38 mil famílias tem Bolsa Família bloqueada




Somente no Rio Grande do Norte, 31.428 famílias tiveram o benefício bloquado, por falta de atualização de dados cadastrais, cujo prazo terminou em 31 de outubro.
A orientação para as famílias que tiveram o pagamento bloqueado é que procurem o gestor municipal do programa para regularizar a situação, desde que se enquadrem dentro dos critérios do Bolsa Família.
Em janeiro do próximo ano, todos os inscritos que permanecerem com o benefício bloqueado terão o cadastro cancelado.
O objetivo do recadastramento, segundo a assessoria do MDS, é evitar que famílias que tenham tido aumentos salariais continuem recebendo o benefício. O programa é destinado ao atendimento de famílias em situação de pobreza, com renda per capita de até R$ 140.
Imaginemos 30 mil pais de família no RN, que hoje recebem o Bolsa-Família, trabalhando em frentes de trabalho em obras de infra-estrutura, com Carteira de Trabalho assinada e demais direitos trabalhistas. Dar o peixe para saciar a fome imediata é importante, mas ensinar a pescar além de se conseguir o peixe para matar a fome, conquista-se a dignidade.
Com informações do site Nominuto.

Vice-Presidente José Alencar é a favor da extradição de Cesare Battisti





O vice-presidente da República, José Alencar (foto), afirmou hoje em entrevista à rádio BandNews que se estivesse no lugar do presidente Lula, portanto na presidência da República, “confirmaria” a decisão so Supremo Tribunal Federal de extraditar o terrorista italiano Cesare Battisti. Ontem o STF aprovou o pedido do governo italiano, mas também concordou que a palavra final sobre a extradição cabe ao presidente Lula. Este, demonstra clara intenção de não extraditar o ativista político italiano, condenado na Itália por 4 crimes de homicídio.
José Alencar mostra-se mais uma vez sua sintonia com as aspirações do povo brasileiro e manifesta com independência sua posição sobre o assunto, que é contrária à do presidente Lula.
Com informações do site de Claudio Humberto.

Apagão: no Brasil, assunto sério virou piada





Não conseguindo um esclarecimento satisfatório por parte do Governo sobre o apagão que recentemente atingiu no dia 10 deste mês mais de 1.000 cidades em 18 estados do país, os senadores oposicionistas resolveram ouvir uma entidade esotérica sobre o caso. Ontem (18), a Comissão de Ciência e Tecnologia aprovou um convite para que a Fundação Cacique Cobra Coral para explicar em uma audiência pública o motivo da falta de energia. Dentre os convidados para a reunião estão também os ministros Dilma Rousseff (Casa Civil) e Edison Lobão (Minas e Energia). A inclusão da entidade foi feita a pedido do líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM). A Fundação convidada tem como missão minimizar catástrofes que podem ocorrer em razão dos desequilíbrios provocados pelo homem na natureza.
Há possível explicações: o Ministro das Minas e Energia é o senador Edison Lobão (PMDB-MA), advogado e político profissional. O que entende um advogado de assuntos técnicos de energia em nível de ministério?

STF decide pela extradição do italiano Battisti mas controvérsia persiste



O sistema jurídico brasileiro é bastante curioso. Não estamos falando de uma decisão de primeira instância, em uma Comarca de uma pequena cidade do interior do Brasil, não. Estamos nos referindo à Suprema Corte do Judiciário: o Supremo Tribunal Federal. Senão vejamos: ontem o referido tribunal autorizou a extradição do ativista político italiano Cesare Battisti. Autorizou, mas permaneceu a controvérsia se o presidente da República, Lula, deve ou não determinar a extradição. Informalmente, o ministro Gilmar Mendes resiste ao entendimento de que depende de Lula a extradição. No entanto, não conseguiu firmar essa clareza da auto aplicação, na decisão.
Sob o argumento de tratar-se de crimes políticos, um expressivo grupo de políticos petistas são radicalmente favoráveis à permanência do ativista político Battisti no Brasil, embora pese sobre o mesmo, a condenação por tribunal na Itália de quatro homicídios cometidos.
A pergunta, minha, leigo em Direito: é possível matar e ficar impune pela prática de crimes "políticos"? No Brasil, o caráter político atribuído a crimes tem contribuído para a impunidade de protegidos pelo poder.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Fim de Noite: O bom, o mau e o feio



Para a geração de quem tem mais de 4.0, uma viagem pela trilha sonora lembrando Giuliano Gemma e Clint Eastwood, nos filmes italianos de bang bang.

Obama e Lula: o poder envelhece





O poder efetivamente envelhece. Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, admitiu ter perdido peso e ganho alguns fios de cabelo brancos durante seu primeiro ano de governo. Obama disse que o seu primeiro ano no poder foi muito difícil, já que precisou lidar com a pior crise financeira desde a Grande Depressão. No entanto, o presidente norte-americano garantiu que sua perda de peso está dentro da normalidade.
Lula, o outro cara, por sua vez, embora não tenha tratado publicamente sobre o assunto, é perceptível em seus cabelos cada vez mais brancos, as consequências das grandes responsabilidades inerentes ao cargo de presidente de um país. No caso do presidente brasileiro, o mensalão, aloprados, CPIs,os Judas (traidores), o Senado de Sarney e outros percalços certamente foram causas de mais cabelos brancos, que merecem respeito. É o preço do poder e da fama.

STF decide pela extradição de Battisti para Itália




O Supremo Tribunal Federal (STF) acaba de decidir a extradição do italiano Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua na Itália pelo assassinato de quatro pessoas entre os anos de 1977 e 1979. Último ministro a votar, o presidente do Supremo, Gilmar Mendes, desempatou acatando o pedido do governo italiano, argumentando que Battisti deve ser extraditado porque foi condenado por crimes comuns, e não políticos. O julgamento foi concluído com 5 votos a favor da extradição e quatro contrários.
Comentário: O sistema jurídico brasileiro é realmente complexo. Mesmo com a decisão da Suprema Corte Judicial do país, pela extradição, o STF neste momento decide se o Presidente da República terá direito à palavra final sobre a extradição. Se depender de Lula, pelo apoio que setores petistas tem demonstrado a Battisti, é possível que ele continue no Brasil, quando os brasileiros provavelmente optariam para que o mesmo cumprisse pena na Itália, onde foi condenado.

STF decide hoje futuro do italiano Cesare Battisti





O Supremo Tribunal Federal decide nesta quarta-feira (18) o futuro do terrorista italiano Cesare Battisti, condenado na Itália à prisão perpétua por matar quatro pessoas na década de 70. A votação está empatada em quatro votos contra e a favor da extradição,será desempatada com o voto do ministro Gilmar Mendes (foto, à direita), presidente da Corte, a ser proferido na tarde desta quarta.
Durante um encontro com parlamentares e ativistas na Penitenciária da Papuda (foto à esquerda), onde está detido, Battisti se mostrou esperançoso quanto ao desfecho do julgamento. Desde sexta (13) ele faz uma greve de fome. Foram à Penitenciária da Papuda os senadores José Nery (PSOL-PA), Eduardo Suplicy (PT-SP) e João Pedro (PT-AM), e os deputados Luis Couto (PT-PB), Ivan Valente (PSOL-SP) e Chico Alencar (PSOL-RJ), entre outros.
Comentário: Os políticos brasileiros são mesmo atípicos, vamos lá admitir as raras exceções. O italiano Cesare Battisti é condenado na Itália por quatro homicídios. Foge para o Brasil e aqui encontra estranho apoio de políticos e autoridades. O que será julgado hoje é a sua extradição para a Itália, seu país de origem, para lá, cumprir a prisão perpétua, a que foi condenado. Como no Brasil de hoje, as decisões judiciais até da suprema corte do país, o STF, não estão sendo cumpridas, tudo pode acontecer. Não é comum vermos políticos visitando presos pobres encarcerados sem julgamento nas cadeias fétidas de todo o país.

RN Político: para Wilma, Iberê é o cara



A governadora Wilma de Faria confirmou o que todos já sabiam, quanto a sua dificuldade de definir o candidato a governador da situação para 2010. Chegou a afirmar que era sua a posição mais difícil entre os políticos do país, como líder do sistema governista no RN. Ela tem razão. A conciliação de interesses revela-se impossível de serem conciliados, uma vez que o cargo de governador é pleiteado por um candidato natural, outro teimoso, um outro insistente, e ainda um outro sem chance, mas todos pertencentes ao mesmo sistema político. Forçada pelas circunstâncias teve que finalmente tornar público que o seu candidato é Iberê, contrariando interesses dos que defendiam a definição para o próximo ano. A pretensão da governadora era manter o grupo unido mesmo com a definição do candidato, mas dificilmente conseguirá, pois a rebeldia dos demais pretendentes já é fato. Pressões e retaliações de toda ordem foram adicionados ao caldeirão político potiguar que agora ferve a uma temperatura de muitos graus. A oposição festeja pois sabe que sistema político dividido é sinônimo de eleição perdida. Quem viver, verá.

Aposentados: reajuste será apenas um "cala boca"





Ignorando o Projeto de Lei 01/2007 já aprovado no Senado e dependendo de votação na Câmara de Deputados, que prometeu mas não votou, o presidente Lula atropela o processo e já definiu com o ministro José Pimentel, da Previdência Social que o reajuste dos aposentados e pensionistas será de apenas 6,5%. Lula deverá assinar medida provisória nos próximos dias nesse sentido. Parlamentares da base governista já avisaram o Palácio do Planalto que será “muito difícil” defender esse reajuste. Os deputados propõe um aumento com base no INPC “cheio”, na ordem de 9,2%. O Poder Executivo administra por medidas provisórias e manda a base de apoio parlamentar se virar para aprovar o improvável. Há dinheiro para emprestar até ao FMI, mas não há para reajustar aposentadorias e pensões irrisórias. O professor Raimundo tem razão: "e o salário, ó!".
Com informações do site Claudio Humberto.

Ministro Ricardo Lewandosky assumirá presidência do TSE e eleições 2010



Com a renúncia do ministro Joaquim Barbosa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as eleições de 2010 devem ser presididas pelo ministro Ricardo Lewandowski, que sucederá na presidência do TSE o ministro Carlos Ayres Britto. O Ricardo Lewandowski nasceu no Rio de Janeiro e ingressou na magistratura em 1990, como juiz do extinto Tribunal de Alçada Criminal de São Paulo. Indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF) em 2006, pelo presidente Lula, o ministro já esteve envolvido em uma polêmica no caso do mensalão. A posse do novo presidente do TSE só deve ocorrer em abril de 2010, quando termina o mandato do ministro Carlos Ayres Britto.
Com informações do site Claudio Humberto.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Seleção brasileira fecha 2009 com vitória sobre Omã



Com gol de Nilmar no início do jogo, aos 4 minutos do primeiro tempo,e um gol contra no segundo, o Brasil venceu a seleção de Omã, último jogo antes da Copa do Mundo de 2010.
Entre críticas e aplausos Dunga segue sua trajetória como técnico vitorioso, com resultados positivos ao longo do tempo em que está à frente da seleção brasileira. Que venha a Copa em junho de 2010na África do Sul. Na foto, Elano chuta, apesar da marcação do jogdor de Omã.
Con informações do Jornal O Estado de São Paulo, a 109 sob censura.

TSE: Joaquim Barbosa renuncia a sua vaga hoje



O ministro do TSE Joaquim Barbosa renunciará hoje a sua vaga no Tribunal Superior Eleitoral. A causa alegada é um problema sério de saúde relacionado à coluna, que o impede de ficar sentado por muitas horas, causando enormes dores. A doença o manteve afastado por 90 dias para tratamento de saúde.
O fato tem uma consequência prática: caso permanecesse como ministro do TSE, seria o presidente da corte máxima eleitoral do país nas eleições de 2010, com o término do atual mandato do presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto. Considerado um ministro da chamada linha dura por sua firmeza, Joaquim Barbosa recentemente teve um forte bate boca com o atual ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, onde permanecerá como ministro. A discussão foi transmitida ao vivo pela TV Justiça e retrannsmitido pelos programas jornalísticos da TV. Outra consequência é a provável ída para o TSE, do recém empossado ministro José Antonio Toffoli, que como advogado atuou no TSE em campanhas do presidente Lula. Indicado pelo presidente para o Supremo Tribunal Federal, terá a indispensável isenção para eventualmente julgá-lo?
Com informações da Folha de São Paulo.

CLD de Areia Branca divulga evento "Compras Governamentais"





O Clube de Diretores Logistas de Areia Branca, sob a presidência do dinâmico empresário areia-branquense Ubiraci Seixas convida a classe empresarial e gestores públicos para o Seminário "Compras governamentais" a realizar-se amanhã, 18/11, a partir das 08:00 horas, no Auditório do SESI em Mossoró. O evento, promovido pelo SENAI e Governo do RN, representa mais uma oportunidade para uma atualização no que se refere a compras na área do Governo, com foco na criação de oportunidades para o micro e pequeno empresário, os maiores geradores de empregos formais no país.

Minha casa, minha vida




As viagens de Lula ao exterior já somam mais de 5 voltas ao redor do planeta. Enquanto candidato à presidência da República criticava de forma radical o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso por viajar muito, na sua visão. Lula defende as viagens como necessidade de integrar o Brasil ao mundo. Há controvérsias. Há de se compreender a necessidade do país ter uma boa política de integração política e econômica com os demais países. Mas porque afirmar quando candidato que viajaria muito mas pelo interior do Brasil para conhecer melhor seus problemas? Aliás, até que ele também tem viajado muito, mas com fins supostamente eleitoreiros, como esbraveja a oposição. Mas há algo positivo a considerar. Em suas viagens assume o vice-Presidente José Alencar, exemplo de homem público, que desde 2003 já permaneceu na presidência por um período superior a 1 ano.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Fim de noite


No fim de noite, um pouco de Jonny Rivers em "Do You Hanna Dance".

Exame da OAB do RN: índice baixíssimo de aprovados




Dos 1.067 bacharéis inscritos para o Exame de Ordem da OAB em 2009, somente 132 conseguiram aprovação, representando tão somente 12,4% dos inscritos. O prazo para recurso começa amanhã (17) e vai até quinta-feira (19) na Seccional Potiguar, como também nas Subseccionais de Mossoró e Caicó.
O resultado final no Exame de Ordem 2009.2, após a interposição de recurso, será divulgado na internet, nos endereços eletrônicos www.oab-rn.org.br ou www.oab.org.br, na data provável de 09 de dezembro de 2009.
O Exame foi realizado em duas etapas. A prova objetiva de 2009.2 foi realizada em 13 de setembro, com aprovação de 46,5% após recursos, enquanto a prova subjetiva aconteceu em 25 de outubro.
O baixo índice de bacharéis aprovados merece a atenção de todos, inclusive quanto ao nível das instituições portadoras do Curso de Direito, que diplomam bacharéis sem a formação indispensável ao exercício da advocacia. Com informações do site Nominuto.com

Ministro da Previdência: reajuste para aposentados sai em janeiro 2010





O ministro José Pimentel (Previdência Social) afirmou que o projeto de reajuste dos aposentados e pensionistas com benefícios acima do salário mínimo só será votada no Congresso depois de a aprovação dos projetos do pré-sal.A proposta concede a 8,2 milhões de aposentados e pensionistas um reajuste de 6,3%, que repõe a inflação do período, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), e acrescenta um aumento real de 2,5%. Para o ministro, a demora em votar a proposta não deve prejudicar os segurados, que devem receber o benefício a partir de janeiro. O aumento deve resultar em um gasto extra de R$ 3 bilhões à Previdência. Com informações do site de Claudio Humberto.

Políticos do RN priorizam seus projetos pessoais



Segundo o ex-deputado federal Ney Lopes, a "classe política potiguar luta por projetos pessoais". A afirmativa direta do experiente político revela o que todo o eleitor esclarecido do RN já sabe. Mas tem grande relevância por tratar-se de um profundo conhecedor dos labirintos da política potiguar, apesar de estar atualmente sem mandato. O individualismo egoísta dos candidatos a candidatos em 2010 transforma o pleito em um ambiente em que vaidades pessoais são postas como condicionantes para a elaboração de chapas, ignorando por completo o que pensa o eleitor, que em 2008, por exemplo, manifestou-se claramente contra os acordões de última hora, à revelia dos interesses da população. Mas as lições são por conveniência rapidamente esquecidas e permanece a tentativa de conciliar o inconciliável. A coerência e a fidelidade partidária passaram a ser artigos descartados. Subestimam àqueles que, através do voto, determinarão quem irá representá-los. Tudo a praticamente um ano da eleição.

Charge da Semana



Sai daí Serra, o pré-sal é meu, é todo meu, todo meu.

sábado, 14 de novembro de 2009

Porque hoje é Sábado



Sarah Brightman em "Dust in the wind".

Câmara dos Deputados não prioriza projeto "ficha limpa"







A Câmara dos Deputados não dará prioridade à votação do Projeto de Lei Complementar 518/09, que torna obrigatória a "Ficha Limpa" dos candidados a cargos eletivos em 2010. Ou seja, torna inelegíveis candidatos que respondem a processos na Justiça. Isso significa que o mesmo permanecerá engavetado sem nenhuma chance de ser votado. O projeto prevê que serão proibidos de concorrer a cargos eletivos, por oito anos, candidatos condenados em primeira ou única instância. A Constituição Federal de 1988 assegura que "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória". O fundamento deste princípio constitucional é da maior importância para a segurança jurídica do cidadão. No entanto, tem sido utilizado de forma distorcida, para garantir a impunidade de uma grande maioria de condenados, inclusive políticos, que recorrem habitualmente a todas as instâncias, postergando ao máximo o julgamento dos processos através de brechas na legislação, em muitos casos, até a prescrição das penas. O senador Acir Gurgacz (PDT-RO)que assumiu a vaga do ex-senador Expedito Júnior, cassado por compra de votos e abuso do poder econômico, do mesmo partido, responde a duzentos processos na justiça, mas considera normal ter tantos processos. O agravante é que as 2ªs e 3ªs instâncias, os tribunais regionais e superiores, não conseguem julgar com a celeridade necessária, contribuindo para a prescrição de muitos processos tendo como consequência, a impunidade. Sabedor dessa situação, os deputados federais não revelam nenhuma vontade de votá-lo, assim como o deputado Michel Temer (PMDB-SP) presidente da Câmara dos Deputados, por sua vez, não põe em pauta para votação, tão importante projeto de lei, de interesse de pelo menos um milhão e trezentos mil brasileiros que assinaram a abaixo assinada encaminhada ao Congresso. Assim, o julgamento poderá ocorrer nas próximas eleições, quando o juiz será cada um dos eleitores brasileiros que terão a possibilidade de determinar quem os representará: se os fichas sujas, condenados, que desrespeitam as leis ou representantes limpos que nada devem à justiça.