Notícias do Dia

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Intercâmbio: Carta Aberta II






Paulo Vítor, à esquerda na foto: novo intercâmbio em Toronto, no Canadá.

Caríssimos e generosos leitores, depois de alguns dias sem atualização, retornamos ao batente, pedindo-lhes licença para reiniciar nossas postagens com uma Carta. Uma Carta Aberta ao filho Paulo Vítor. Agradecendo a atenção, reafirmamos o compromisso de continuarmos aqui neste modesto espaço tentando contribuir para o bom debate e com seriedade e responsabilidade, abordarmos temas importantes do nosso cotidiano. Abaixo, na íntegra, a Carta:

CARTA ABERTA II A MEU FILHO PAULO VÍTOR

"Filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo ! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado. Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo". José Saramago.

Querido Paulo Vítor,
A providência divina em sua extrema sabedoria reserva aos vitoriosos não apenas um, mas vários e grandes desafios na vida. E oferece aos humildes e dispostos, no tempo certo a oportunidade de enfrentá-los, deixando com o desafiante a exclusiva decisão de com determinação e muito esforço, alcançar os resultados desejados.
Foi assim em agosto de 2010, quando você deixou o nosso convívio e o modesto mas relativo conforto e a segurança da nossa casa e de sua família em busca de um objetivo maior: o sonho de em terras estrangeiras, ter acesso a novos e importantes conhecimentos técnicos em sua área de formação – ciências da computação. E foi, com a coragem pessoal dos jovens desafiadores. Mas uma vez, não se intimidou com a civilização desconhecida com a qual travou proveitosa convivência que lhe rendeu uma importantíssima experiência humana, facilitada pelo seu diferencial domínio da língua da nova terra que o abrigou: Wausau, em Winsconci, Estados Unidos. Voltou fortalecido pela riquíssima experiência vivida na terra do Tio Sam, não apenas pelo sucesso curricular, mas também pela oportunidade aproveitada de prestar significativa contribuição em importante trabalho solidário desenvolvido no chão americano que o acolheu, cujo reconhecimento se materializou no certificado lhe conferido pelo prefeito da cidade, Jim Tipple, pelos seus relevantes serviços comunitários prestados.
Suportamos, não sem um compreensível e doloroso sofrimento, a sua sentida ausência em nosso lar. Mas a força que nos moveu na superação da falta que você nos fez, foi a certeza de que você estava feliz na sua determinada missão de enriquecer seus conhecimentos em outras fronteiras. As grandes conquistas, sabemos, resulta da união de espírito de luta e determinação.
Precisamos outra vez compreendê-lo e apoiá-lo em sua nova missão que implicará em ficarmos órfãos temporários de sua presença física e somente física, porque em espírito estaremos permanentemente com você, esteja onde estiver. Na imensa saudade que se instalará em nossos corações no dia-a-dia, nos alimentaremos das lembranças de todos os momentos felizes com você vividos e das alegrias do filho carinhoso que você sempre foi e é.
Em mais um difícil esforço para suportar a sua ausência em nosso cotidiano, recorremos ao escritor José Saramago, para quem ser pai é realmente um ato de extrema coragem, na medida em que nos expomos a muitas dores, entre elas, o medo de perdê-lo. Mas ousamos com humildade termos uma outra coragem: a de reconhecermos que nenhum risco justifica criarmos obstáculos à sua obstinação com que enfrenta seus desafios, ainda que sob o argumento de lhe proteger. Seguindo a linha de que filhos são empréstimos de Deus, conforme assegura Saramago, cuidaremos com todo o nosso amor e carinho do nosso patrimônio maior que Deus nos confiou.
Desta vez, Toronto, no Canadá é o seu novo destino. Tenha a certeza de que você levará consigo a nossa confiança e as nossas orações voltadas para que seus dias sejam de paz e vitórias e que em terras norte-americanas, você, além do sucesso pessoal que conquistará, terá a honrosa responsabilidade de ser um brasileiro exemplar, respeitando os valores da nova terra por você escolhida para ampliar seus conhecimentos técnicos e humanos, que muito o ajudará a ser um homem cada dia melhor.
Fortalecidos pelo sucesso de sua experiência anterior, acreditamos em você e temos a total confiança de que a inexorável máquina do tempo nos devolverá em doze meses, nosso filho cada vez mais preparado para o próximo de muitos desafios que Deus tem reservado pra você.
Você continuará sendo não apenas nosso menino como também nosso herói. Boa sorte, filho! Vá com Deus!
Seus pais Alcindo e Marília.
Natal, 26 de agosto de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário