Notícias do Dia

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Eleições 2010: urnas eletrônicas anti-fraudes?




Deu no Claudio Humberto:

O Tribunal Superior Eleitoral investiu R$ 4 milhões em 3.150 urnas com leitura biométrica (impressões digitais) para as eleições deste ano.

As urnas biométricas identificam o eleitor pela impressão digital e foto, o que, segundo acredita o TSE, reduz o risco de fraude nas votações.

A tecnologia das urnas biométricas será implantada em 60 municípios e serão utilizadas por cerca de 1,2 milhão de eleitores.

Nota do Blog:
Serão as proximas urnas realmente anti-fraudes? No Brasil, precisam ser. Eles, os políticos, tentam fraudar até a consciência do eleitor.

sábado, 26 de junho de 2010

RN Político: Convenções partidárias - a hora da verdade



Começaram as convenções partidárias no Rio Grande do Norte, a exemplo do que ocorre em todos os estados brasileiros. Determinadas pela legislação eleitoral, as convenções partidárias tentam "por ordem na casa". É a hora da verdade em que muitas aspirações pessoais, algumas ilegítimas, caem por terra, vencidas em parte pelo poder econômico de alguns e em parte pelas espertezas políticas de outros. A confusa lei eleitoral em vigor que trata das coligações cria dificuldades para uns e facilidades para outros no incompreensível jogo de xadrez em que se transformou as regras eleitorais para 2010. O fato novo da Lei chamada "Ficha Limpa" ajudou a tornar o pleito ainda mais confuso no que se refere a inelegibilidade dos candidatos. É que a lei recem sancionada, deliberadamente não é suficientemente clara quanto a seus efeitos imediatos, dando margem a recursos que garantirão a impunidade e a candidatura de politicos fichas sujas. O fato concreto é que mesmo que os tribunais não consigam impedir as candidaturas fétidas do ponto de vista moral, o eleitor se transforma, democraticamente, no efetivo juiz a julgar, nas urnas, seus próximos representantes nos parlamentos brasileiros.
O grande desafio que se impõe é o povo brasileiro acordar para a importância de tal fato e cumprir sua missão.

Copa do Mundo 2010: Gana derrota o gigante Estados Unidos



A desacreditada seleção de Gana, encarna o mitológico Davi e derrota bravamente o gigante Estados Unidos, eliminando sua seleção nas oitavas da Copa do Mundo, vencendo-a, na prorrogação, por 2x1, garantindo assim sua participação nas quartas de final. Nem a presença do ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, intimidou os aguerridos jogadores do país africano. Foi uma batalha esportiva que analogamente à batalha de Davi contra Golias, o pobre país africano derrotou a maior potência mundial, reafirmando que no futebol as forças se nivelam com reais possibilidades de vitória para qualquer dos times que se enfrentam.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Fim de Noite: "One Man's Dream"



O Fim de Noite desta sexta-feira acolhe ums bem recebida sugestão da arquiteta e webleitora deste Blog, Lidianne Pacheco, que com grande sensibilidade e bom gosto musical ouve sempre que possível, o pianista e compositor Yanni Chrysomallis, que cresceu ouvindo Beethoven, Mozart, Chopin e Stravinsky. Atualmente ele se auto denomina como um músico dedicado à música instrumental contemporânea. "One Man's Dream" é um desses clássicos instrumentais que nos faz embarcar numa agradável viagem pelo mundo da música e que ao desembarcar, nos sentimos melhor após ouví-lo. Boa noite!

Copa do Mundo: Ufa! O Brasil empatou com Portugal em 0 x 0






Empatou mas não convenceu. Classificada independente do resultado da partida com Portugal, a seleção brasileira mesmo vencendo os dois jogos iniciais, com a Coréia do Norte e Costa do Marfim e empatando com Portugal, terá outro cenário na próxima fase, quando uma derrota significa a eliminação imediata da competição.
O Brasil não tem uma seleção de craques, como a de 70, por exemplo. Apenas um time com bons jogadores, praticamente todos eles, jogando no exterior, em times com outros esquemas de jogo. Formada a seleção por estes jogadores, o que se constata é um esquema de retranca, em que os jogadores não tem a liberdade de jogar ofensivamente nem mesmo de tentar um drible,como gazem jogando em seus times, tornando o jogo absolutamente previsível. Um futebol engessado.
Vamos à nova fase, com o natural otimismo brasileiro, com a esperança de que Dunga seja melhor técnico do que entrevistado.

sábado, 19 de junho de 2010

Fim de Noite: Dose dupla, com Carly Simon e Paula Fernandes





Compensando a ausência por infindáveis duas semanas, o Fim de Noite de hoje vem em dose dupla. Inicialmente com a veterana e premiada cantora americana Carly Simon, uma Diva da música internacional com um sucesso em todos os palcos e bailes do mundo: Monlight Serenade. Em seguida, uma grande revelação da MPB, a jovem cantora mineira Paula Fernandes, com uma letra de extremo bom gosto e de uma melodia muito agradável. Pássaro de Fogo é o grande sucesso. Duas excelentes músicas, para situações diversas mas absolutamente agradáveis e marcantes, cada uma em seu gênero.
Boa noite!

Leitura Dinâmica: Separação, o drama de todos




A "Leitura Dinâmica" dos fins de semana sempre aborda temas leves e agradáveis, como devem ser os dias de repouso, depois de uma semana de trabalho. Hoje, diversificando, traz um assunto seríssimo e igualmente delicado: a separação. O melhor da abordagem é que ela é feita por Lya Luft, escritora com extrema sensibilidade e que trata de assuntos de família como ninguém. Que do seu artigo transcrito de Veja, abaixo, possam ser retiradas boas e proveitosas lições. Para quem já viveu uma separação e para quem infelizmente tenha que por ela passar.
Boa leitura!

"Separação, o drama de todos
"Se a separação dos pais pode resultar em crescimento
e multiplicação de afetos, com boas lições de vida,
pode também causar muita desagregação e infelicidade,
muita solidão"

Sempre fui favorável a não se curtir sofrimento inútil em longos casamentos nos quais em lugar de carinho e parceria imperam frieza e hostilidade – e se acumula o rancor que envenena sobretudo os filhos. Nem em nome deles, pensei muitas vezes, casais assim deveriam ficar juntos, pelo mal que causam. De certa forma continuo pensando isso, tanto tempo depois de minhas primeiras e precoces reflexões sobre o assunto, eu que vivi numa família de cuidados, afeto e alegria, apesar das naturais diferenças. Porém, a realidade da vida, numa sociedade em que as separações se banalizaram como se as emoções humanas tivessem deixado de vigorar, me ensinou que toda separação abre em pais e filhos feridas que podem não se fechar nunca mais, e que não precisaria ser assim.

Já disse e escrevi que, quando é uma solução inevitável e melhor em conflitos graves, a separação dos pais – com todas as mudanças impostas na vida dos filhos, que não estão se separando, não querem se separar de nenhum dos pais nem mudar de casa, quem sabe de cidade – pode não ser unicamente um mal. Propicia um exercício de novos afetos, de compreensão e tolerância, também de parte dos filhos de qualquer idade com relação aos adultos. Costumamos bater na tecla de cuidar dos filhos, mas raramente nos lembramos de que há uma parte nessa relação, nem sempre fácil, que cabe aos filhos diante de seus pais. Já na pré-adolescência podemos exercitar nosso amor, respeito e tentativa de entender alguns dramas adultos, se não formos criados como pequenos príncipes mimados e birrentos, que batem pé diante do sofrimento alheio e não se importam com os outros.


É verdade que aceitar que os pais já não moram juntos, que temos de nos separar de um deles, a quem veremos, talvez, em dias marcados e enfrentando, cara a cara ou de maneira surda e insidiosa, a raiva e os rancores do casal que se separa, há de ser muito duro. Há de ser triste, e marcante na alma dos filhos, sobretudo se a separação for acompanhada de violência, perseguição, desejo de vingança. Existem os casos brandos, eu sei, e conheço vários, esses em que apesar das dificuldades o casal procura se separar com civilidade e compreensão, não fechando para os filhos, pequenos ou adolescentes, a porta do amor ao pai ou à mãe. Ensinando a aceitar e respeitar o novo parceiro ou parceira deles: essa parte talvez mais difícil de todas em qualquer separação. Pois as escolhas são sempre dos pais, não dos filhos: separar-se, assumir novo parceiro ou parceira, que possivelmente trazem seus próprios filhos, tentando criar um novo tipo de relacionamento e forçado convívio, há de ser uma difícil e dolorosa gangorra emocional. Se pode resultar em crescimento e multiplicação de afetos, com boas lições de vida, pode também causar muita desagregação e infelicidade, muita solidão.

Como agir para não prejudicar os mais importantes laços de qualquer pessoa, no caso de separação e novos casamentos? Não há receita nem espaço para julgamento. Mas lembro a velha fórmula das estradas de ferro: parar, olhar, escutar... a alma do outro também. Novas pessoas estarão envolvidas, novos feixes de emoção, novas tendências genéticas e conflitos psíquicos por vezes antigos, velhos costumes que agora se envolvem ou enfrentam estreitamente. É preciso conviver, e não machucar pessoas amadas. Culpas infundadas crescem como cogumelos, buracos traiçoeiros podem se abrir no chão fundamental sobre o qual caminhamos: o convívio natural, a família. As responsabilidades são enormes, e as tempestades do momento podem nos fazer esquecer isso, em casos que envolvem tantos problemas e dilemas. Tudo é um tatear no escuro da floresta das humanas necessidades e aflições. Num contexto de convívio e ruptura, no meio dessa tempestade por vezes longa, esperam-se posturas evidentes, mas nada fáceis: bom senso, bondade, capacidade de entender e observar, e desejo real de, apesar dos fatais desacertos, buscar para si e para os outros envolvidos o sofrimento menor."

Lya Luft é escritora

Capas de revistas do fim de semana



Foto ilustrativa. As manchetes reais são as descritas abaixo:


Veja: "Cala a boca, Galvão!"
Época: "Como vai a nossa saúde"
ISTOÉ: "Não tenho cabeças para dossiês"
CartaCapital: "O Irã por dentro"

Esportes, saúde, política (suja) e costumes orientais são os assuntos de capa das principais revistas semanais deste fim de semana. Temas e informações para gostos variados.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Ficha Limpa: vitória da cidadania




A sanção presidencial da Lei "Ficha Limpa" tem um significado especialíssimo do ponto de vista da cidadania, pois originou-se do legítimo anseio da sociedade brasileira, materializado em um abaixo assinado com mais de 1 milhão e 700 mil assinaturas de brasileiros de norte a sul "deste país".
O preciosíssimo precedente está criado, com reflexos positivos para a cidadania, uma vez que a Constituição de 1988 garantiu através dos regimentos dos parlamentos brasileiros a efetiva e legítima participação popular. Os caminhos se abrem para novas iniciativas de interesse coletivo dos brasileiros.
Os fichas sujas tentarão escapar. Mas a Justiça - a eleitoral já fez a sua parte - cuidará deles.

De volta ao batente




Quando há pouco mais de seis meses ousei criar este Blog, assumi com a minha consciência o compromisso de caso viesse a merecer a honrosa visita de alguns poucos webleitores, não mediria esforço para manter a atualização diária da página, embora ressalvando não tratar-se de um portal de notícias, mas de um modesto canto de página em que focalizaria fatos significativos da vida política, econômica e social do país, do estado e da cidade, repercutindo-os sob um olhar cidadão, sem a pretensão de apropriar-me em nenhuma hipótese da verdade absoluta que não tenho, mas com uma visão crítica construtiva que penso devemos ter.
Pois bem. Surpreso com os acessos qualificados que obtivemos, o que nos honra imensamente, conscientizo-me da responsabilidade da relação estabelecida com eles, ao mesmo tempo em que movido por elevada gratidão, preciso continuar me esforçando para corresponder a tão preciosa confiança.
Confesso meu enorme sofrimento nestes exatos 18 dias em que estive impossibilitado, por compromissos profissionais, de realizar postagem diárias como vinha fazendo desde o primeiro dia quando fiz a tímida postagem inicial, neste espaço que como digo, é amador no formato, mas válido em sua pretensão.
O trabalho diário administrando uma empresa em Natal, não me impedirá de continuar tentando aprender a exercer com humildade e coragem cívica, a missão de cidadãocomum nascido lá do outro lado do rio, depois da Barra, em Pernambuquinho, na época distrito de Areia Branca.
Estimulado pela confiança de nossos caríssimos webleitores, a quem expresso nossa profunda gratidão, continuaremos. Com passos firmes, consciente de que as transformações indispensáveis no caminho de um país mais justo e solidário, passam necessariamente pela participação popular que não deve abrir mão de suas garantias individuais e coletivas garantidas pela Constituição cidadã de 1988.
Compromisso firmado, a palavra final é g-r-a-t-i-d-ã-o.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Leitura Dinâmica: "Saber viver"





Saber Viver

Não sei... Se a vida é curta
Ou longa demais pra nós,
Mas sei que nada do que vivemos
Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.

Muitas vezes basta ser:
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove.

E isso não é coisa de outro mundo,
É o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela
Não seja nem curta,
Nem longa demais,
Mas que seja intensa,
Verdadeira, pura... Enquanto durar

Cora Coralina

Nota do Blog:
Sendo hoje o dia de Corpus Christi, parece-me oportuno o poema acima de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas Brandão, ou simplesmente Cora Coralina, poetisa e contista que com poderosas palavras toca o coração de nós, humanos, com extrema sensibilidade e intimidade com as letras. Afinal, necessitamos a cada dia e cada vez mais, "Saber viver".