Notícias do Dia

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Tiririca está tiririca da vida: o TRT de São Paulo aceita denúncia por analfabetismo




O deputado federal por São Paulo mais votado na eleição de ontem, 3, Francisco Everardo Oliveira Silva, ou apenas Tiririca corre o risco de ganhar e não levar. Ele foi denunciado ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo como sendo analfabeto. Após ter recebido 1 milhão e 353 mil votos dos paulistas, embora seja cearense de Itapipoca, o humorista agora terá que provar que não é analfabeto.
Segundo o juiz, "a prova técnica produzida pelo Instituto de Criminalística (IC) aponta para uma discrepância de grafias", o que leva a uma razoável dúvida sobre uma das "condições de elegibilidade inseridas em declaração firmada pelo acusado no momento do pedido de registro de candidatura a deputado federal para concorrer às eleições 2010, por meio da qual afirma que sabe ler e escrever". O prazo para apresentação de defesa é de dez dias.
Os mentores de sua impensável candidatura à Câmara Federal terão que conseguir alfabetizar o humorista e provar que ele tem preenche os requisitos para concorrer a eleição. Bobo Francisco Everardo não é. Analfabeto, tudo indica que sim. E por isso, ele está tiririca da vida. Deve o mesmo estar pensando: "e os outros?"
Este blogueiro e os mais de 1 milhão e 350 mil eleitores estão imaginando desde agora como será a estréia de Tiririca na tribuna da Câmara dos Deputados em Brasília. Poderá surgir algo assim: "- Prestem atenção seus abestados!" E por aí vai.
Voto de protesto ou simplesmente gozação com algo tão sério como eleições pode resultar em brincadeira de muito mal gosto.
Está na Constituição Federal que todo brasileiro apto a votar pode ser votado. É um fundamento jurídico democrático. Mas não deveria ser exatamente assim. Imeginemos que capacidade o competente humorista tem para elaborar uma lei ou discutir outras com a seriedade e a profundidade adequada ao legislador, papel fundamental dos deputados federais e senadores. Aliás, provocado sobre se sabia o que o deputado faz, ele respondeu que não mas que quando chegasse lá, diria para todo mundo. Vamos ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário