Notícias do Dia

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Nos blogs: Operação Judas, do MPE, prende "peixes pequenos". Por enquanto.



Ministério Público Estadual: muito trabalho pela frente na luta contra a corrupção

A Operação Judas, deflagrada pelo Ministério Público Estadual, comandada pelo procurador geral de Justiça, Manoel Onofre Neto e apoio da Polícia Civi, prende os primeiros envolvidos. Mas por enquanto, somente os que se pode considerar, "peixes pequenos".

O tal segredo de justiça impede a divulgação de outros envolvidos. A imprensa cobra os nomes de todos os envolvidos, independente de cargos ocupados pelos mesmos, sob pena de ausência de isonomia na aplicação da lei.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Dilma Rousseff considera atitude de Henrique desequilibrada
















Dilma Rousseff: uma pedra no caminho de Henrique Alves para a presidência da Câmara Federal

Henrique Alves, o deputado federal com maior número de mandatos na alta Câmara, é conhecido nacionalmente por sua liderança no PMDB e por sua destemida relação com o governo petista.

Quase sempre deram certas as investidas de Henrique Alves por cargos no governo federal. A diferença é que agora existe como chefe do Poder, Dilma Rousseff, que diferentemente de Lula, tem dado demonstrações de que sente-se incomodada pelo estilo ameaçador de Henrique no trato de questões políticas.

Recentemente, no episódio da demissão de seu indicado no DNOCS, Elias Fernandes, Henrique parece ter exagerado mais uma vez e feito a presidente Dilma Rousseff lembrar que sem a presidência da Câmara, o deputado potiguar age de forma desafiadora, imagine-se na presidência. Segundo comentários, Dilma teria concluído sobre Henrique, que: “Com o PMDB e a pauta de votações na mão dele, o governo está morto...”.

Afasta-se de vez e mais uma vez o sonho de Henrique Alves presidir a Câmara dos Deputados. O DNOCS, já perdeu parao senador de seu partido, Eunício Oliveira, do Ceará, que indicou o substituto do demitido Elias Fernandes. O novo diretor do órgão é Ramon Rodrigues.

Jogo duro e quase sempre, sujo.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Fim de Noite: Problemas




Depois de uma ausência involuntária, o Fim de Noite retorna hoje com uma letra forte e interpretação perfeita de Ana Carolina. "Problemas". Quem não os tem? Boa noite!

Estranha renúncia: Júlio Protásio deixa a relatoria da CEI dos Contratos



Vereador Júlio Protásio: motivação alegada não convence para a renúncia à relatoria da CEI dos Contratos, na Câmara de Vereadores de Natal

Quem se deu ao trabalho de assistir pela TV Camara algumas das reuniões da CEI dos Contratos, teve a oportunidade de constatar a atuação firme e muitas vezes até contundente do vereador Júlio Protásio, como relator da CEI. Seus questionamentos aos depoentes foram sempre embasados e bem fundamentados nas denúncias de irregularidades.

A expectativa éra de que ao final dos trabalhos, o vereador Protásio produzisse um relatório fiel às investigações realizadas pela CEI.

De uma hora para outra, o vereador renuncia à condição de membro e principalmente como relator da CEI, criando enorme dificuldade para a presidente, a vereadora Júlia Arruda.

Mas o estranho está nas razões para a renúncia: tentativa de desqualificação por parte de setores da imprensa, mas precisamente pela TV Ponta Negra e o blogueiro Ricardo Rosado.

Convenhamos, o até então combativo vereador que sempre colocou-se como independente, recuou e por um motivo alegado pífio. Eventuais críticas não devem justificar recuo de postura numa função pública.

Estranha e inesperada renúncia a do vereador Júlio Protásio. Abaixo, a Nota divulgada, na íntegra:

"À Excelentíssima Senhora


Júlia Arruda


Presidente da CEI


Por reconhecer o trabalho abnegado,técnico e sério feito pelos membros da CEI na busca da verdade sobre os contratos na Prefeitura de Natal, por ter passado durante toda esta semana sendo criticado e desqualificado na condição de relator pela TV Ponta Negra e pelo blogueiro Ricardo Rosado, que está na Folha de Pagamento da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura, e que tem como objetivo maior desqualificar o trabalho sério e que já está concluído e prestes a ser divulgado, eu renuncio á condição de relator e membro da CEI e entrego todo o meu trabalho de conclusão de relatório á Vereadora Julia Arruda para que esta possa designar outro relator para finalizar os trabalhos.


Eu sempre defendi a liberdade de imprensa.Estou convencido de que nenhum sistema político aberto e democrático pode viver sem ela, porém a sociedade não pode admitir que um blogueiro pago pela prefeitura tente desqualificar um trabalho sério, competente, valoroso e que muita contribuição dará ao povo natalense


Devo isso, em especial, aos membros da CEI, a qual faz um trabalho sério, cheio de lisura e muito competente. Não posso deixar que comprometam o valoroso trabalho dos vereadores engajados nesta Comissão. Aos companheiros que me outorgaram a honrosa responsabilidade, peço que jamais esmoreçam.


Sem mais para o momento e certo de contar com vosso atendimento, agradeço antecipadamente.

Atenciosamente,


Júlio Protásio


Vereador - PSB"

Faxina do Governo Federal chega ao RN: Elias Fernandes é demitido do DNOCS















Elias Fernandes, indicado por Henrique Alves, é demitido do DNOCS

A faxina promovida pela presidenta Dilma Rousseff chegou ao Rio Grande do Norte. A vítima da vez é o ex-deputado estadual Elias Fernandes, demitido do DNOCS - Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, órgão filiado ao Ministério da Integração Nacional.

A decisão presidencial atinge duramente o deputado federal Henrique Alves, que indicou Elias Fernandes, em um momento em que o deputado Henrique Alves costura sua indicação pelo governo para presidente da Câmara Federal, sonho há muito acalentado pelo parlamentar potiguar mas sempre bombardeado por denúncias que atingem em cheio sua imagem como político.

No passado, não muito distante quando o deputado Henrique Alves pleiteava a vaga de vice-presidente da República, foi denunciado por uma sua ex-esposa de possuir dólares, muitos dólares no Exterior, cuja origem era desconhecida e incompatível com sua renda como parlamentar e até mesmo como empresário de comunicações, no RN.

Henrique conseguiu neutralizar as denúncias mas viu seu sonho de candidato a vice ir pelos ares.

No momento em que se aproxima os acertos finais para oficializar sua candidatura à presidência da Câmara Federal, um de seus principais indicados é denunciado, mas o alvo parece ser mesmo o deputado peemedebista. O fogo amigo(?) do PT não digere, na verdade, a candidatura de Henrique Alves para presidir a Câmara dos Deputados.

Mas nada disso deve interferir no mérito da demissão, cujas denúncias de favorecimento devem ser apuradas.

Esse é o universo da política partidária nacional. O jogo é sujo, e de todos os lados.

O mais difícil nisso tudo é acreditar que Elias Fernandes tenha "pedido para sair".
Vale aqui o popular mas verdadeiro dito popular: "quem não deve não teme". Para um inocente, acusações não passam de acusações que devem ser enfrentadas com a verdade que é uma só.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Operação Impacto: as condenações, tardias, não produzem impacto nenhum



Envolvidos na Operação Impacto: impacto nenhum. Punição quase zero.

Com atraso de cinco anos, saiu finalmente a sentença sobre a Operação Impacto, envolvendo quase a totalidade dos vereadores com mandato na época, na Câmara Municipal de Natal. O juiz RAIMUNDO CARLYLE DE OLIVEIRA COSTA, que assinou a sentença, obedeceu criteriosamente os ritos processuais de ampla defesa a todos os acusados.

A sentença é uma peça jurídica consistente, mas limitada pela legislação penal ultrapassada - nosso Código Penal é de 1940, não produziu os efeitos esperados pelo senso comum, mesmo tendo conseguido provar a culpabilidade da maioria dos acusados.

O grande e parece insuperável problema para se punir hoje no Brasil são as possibilidades jurídicas previstas no Código de Processo Penal que permite múltiplos e injustificáveis recursos que ao final das contas garantem a real impunidade dos condenados.

Tem sido assim, tanto na área civil quanto penal. Só é preciso ter dinheiro para pagar um razoável advogado e terá como resultado a impunidade garantida.

Em passado recente, foi a maior autoridade judicial do país - o presidente do Supremo Tribunal Federal, César Peluso, - quem afirmou textualmente que no Brasil a Justiça não é para todos. Está nas páginas amarelas de Veja.


Para ler a sentença,

clique aui

Pensando bem...






" Sem desejos nao há felicidade. Convém satisfaze-los sempre, mas de forma que nunca fiquemos saciados. " - Paolo Mantegazza

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Previdência Social: Garibaldi fecha 2011 com bons resultados



Garibaldi Filho: gestão leva Ministério da Previdência Social a fechar 2011 com bons resultados

Ao assumir o Ministério da Previdência Social, por indicação de seu partido o PMDB, o senador Garibaldi Alves Filho mantendo a sua habitual sinceridade e até um certo bom humor admitiu que "não entendia muito de Previdência Social não" mas que iria trabalhar muito.

Conciliando a gestão com a política, o senador potiguar levou o seu ministério a fechar o ano com bons resultados e com algumas conquists importantes. Tal fato o eleva a condição de um dos mais prestigiados ministros do Governo Dilma Rousseff. O sempre bem humorado político comprova que em medidas certas as práticas políticas e de gestão podem produzir bons resultados.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Imagem: A espada e a presidenta Dilma Rousseff



Foto: Wilton de Souza Junior.
Ilusão de ótica: a espada de um Cadete parece atravessar a presidenta Dilma Rousseff

Máximas populares afirmam que "uma imagem vale mais que mil palavras" ou ainda que "contra fotos não há argumento". A foto acima revela uma ilusão de ótica em que a espada de um cadete da Escola das Agulhas Negras, do Exército, parece atravessar o corpo da presidenta Dila Rousseff. Imagem da semana da revista Veja em uma das edições de agosto de 2011.

A imagem foi utilizada tentando retratar um momento político difícil da presidenta, quando cinco de seus ministros haviam sido demitidos por acusações de corrupção no governo.

A fotoganhou oPrêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Pensando bem...




"Quando a política penetra no recindo dos Tribunais, a Justiça se retira por alguma porta"

François Guizot, ex-primeiro ministro da França, em 1848.