Notícias do Dia

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Paulo Otávio atende sugestão de Lula e permanece no Governo do DF




"Em pronunciamento no Salão Branco do Palácio do Buriti, sede do governo do Distrito Federal, o governador em exercício do DF, Paulo Octavio, acaba de ler uma nota em que comunica a decisão de permanecer no cargo, por enquanto, apesar da falta de apoio dos partidos políticos. A decisão ele havia antecipado à deputada distrital Eliana Pedrosa (DEM), nesta quinta-feira. Ele chegou a redigir uma carta em que explicava a decisão de renunciar, lembrando sua tentativa frustrada de unir as forças políticas do DF, em um governo de coalização, mas não conseguiu. Com essa decisão, Paulo Octavio deverá se afastar do seu partido, o DEM, que o ameaça de expulsão. A decisão do governador é provisória, segundo ele próprio afirmou, ao dizer que segue a sugestão do presidente Lula, de aguardar o desenrolar dos acontecimentos, inclusive quanto ao pedido de intervenção federal no DF." Do site Claudio Humberto.

Nota do Blog: A cena se repete. Quando explodiu a mais recente crise no Senado Federal, o seu presidente, senador José Sarney deu entrevista e considerando o fato mais simples do mundo, disse que somente tomaria uma decisão sobre seu possível afastamento da presidência do Senado, depois que conversasse com Lula, que encontrava-se em viagem pelo exterior.
Agora, no ápice da crise institucional que assola Brasília, o vice-Governador, atualmente Governador em exercício, acaba de anunciar, depois de se reunir com Lula, e por sugestão dele, que permanecerá no Governo. O Governador afastado, José Roberto Arruda, continua preso na Polícia Federal, em Brasília.
O curioso é a interferência do presidente Lula em assuntos nos quais ele deveria se manter equidistante. No primeiro caso, o Senado faz parte do Poder Legislativo, portanto um poder independente. Agora, no caso do Governo Distrital, cabe ao Poder Legislativo e à Justiça decidirem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário