Notícias do Dia

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Estádio Arena das Dunas terá PPP - Parceria Público-Privada






O estádio Arena das Dunas que será construído na capital potiguar para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014, terá como modelo de viabilização a PPP - Parceria Público-Privada. Foi o que definiram hoje a Prefeitura do Natal e Governo do Rio Grande do Norte sobre a construção da Arena das Dunas. Além disso, caberá ao Executivo estadual a licitação para escolha dos investidores. Posteriormente, um consórcio será criado estabelecendo co-responsabilidades entre o município e o Estado.
Foi definido também que o projeto visará apenas a construção do estádio e não mais a reformulação de toda a área onde atualmente se encontra o Centro Administrativo, prevista no projeto original. Eles avaliaram que essas medidas são mais adequadas, levando-se em conta o pouco tempo que resta, segundo o cronograma da Federação Internacional de Futebol (Fifa). Com informações do portal Nominuto.com

Comentário do blog: A realidade via de rega costuma destruir sonhos inatingíveis. Quando Natal foi escolhida como uma das sub-sedes da Copa do Mundo de 2010, sobraram euforias e faltaram senso de razoabilidade. O entusiasmo patriótico e telúrico deram espaço à necessidade de se ponderar as possibilidades reais de execução de tão ousado projeto. Afinal, as expectativas alimentaram-se de uma maquete digital espetacular, sem análise prévia de um projeto executivo que, guardadas as devidas proporções, transformariam o bairro de Lagoa Nova em uma mini Dulbai. O presidente da República no primeiro momento disse que não haveria um centavo do poder público para a construção dos estádios, admitindo no entanto que haveria recursos somente para as obras de infra-estrutura referentes a saneamento, mobilidade urbana, segurança, saúde, o que por si só, já é algo muito importante para a cidade. Depois, o Banco Nacional de Desenvolvimento Social -BNDES -, dispoinibilizou linha de créditos vultosos para a construção dos estádios para a Copa.
O desafio está posto e revela-se infinitamente maior que a soma da euforia com a inexperiência ou senso do que é exequível e o que é inatingível. Independente dos dois ou quatro jogos de seleções desconhecidas dos brasileiros que possam acontecer em Natal, os investimentos estruturantes sempre serão bem vindos para qualquer cidade. Natal, com menos de 30% de saneamento, não é diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário