Notícias do Dia

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

STF decide hoje futuro do italiano Cesare Battisti





O Supremo Tribunal Federal decide nesta quarta-feira (18) o futuro do terrorista italiano Cesare Battisti, condenado na Itália à prisão perpétua por matar quatro pessoas na década de 70. A votação está empatada em quatro votos contra e a favor da extradição,será desempatada com o voto do ministro Gilmar Mendes (foto, à direita), presidente da Corte, a ser proferido na tarde desta quarta.
Durante um encontro com parlamentares e ativistas na Penitenciária da Papuda (foto à esquerda), onde está detido, Battisti se mostrou esperançoso quanto ao desfecho do julgamento. Desde sexta (13) ele faz uma greve de fome. Foram à Penitenciária da Papuda os senadores José Nery (PSOL-PA), Eduardo Suplicy (PT-SP) e João Pedro (PT-AM), e os deputados Luis Couto (PT-PB), Ivan Valente (PSOL-SP) e Chico Alencar (PSOL-RJ), entre outros.
Comentário: Os políticos brasileiros são mesmo atípicos, vamos lá admitir as raras exceções. O italiano Cesare Battisti é condenado na Itália por quatro homicídios. Foge para o Brasil e aqui encontra estranho apoio de políticos e autoridades. O que será julgado hoje é a sua extradição para a Itália, seu país de origem, para lá, cumprir a prisão perpétua, a que foi condenado. Como no Brasil de hoje, as decisões judiciais até da suprema corte do país, o STF, não estão sendo cumpridas, tudo pode acontecer. Não é comum vermos políticos visitando presos pobres encarcerados sem julgamento nas cadeias fétidas de todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário