Notícias do Dia

domingo, 1 de agosto de 2010

Leitura Dinâmica: Carta Aberta - de pai para filho



Paulo Vítor, aluno do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Caríssimos leitores,
Com a permissão de vocês, a “Leitura Dinâmica” deste Domingo trata da minha manifestação de carinho e estímulo a Paulo Vítor, filho amado que por uma boa causa ausenta-se hoje de Natal para uma permanência de doze meses nos Estados Unidos, mas precisamente em Wausau, Winsconsin, para participar de um intercâmbio cultural. Com o coração dividido entre a emoção e a razão, escrevi:

Querido filho Paulo Vítor,

Filhos são sementes que nascem geradas por uma bênção divina. Desde a concepção, cabe-nos, como pais, a dignificante tarefa de ajudá-los a crescer em segurança, saudáveis, e assim prepará-los para uma vida digna e feliz. Esse papel tem sido muito gratificante e nos proporcionado grandes alegrias, na medida em que você, individualmente e por mérito próprio, tem aproveitado as oportunidades que surgem à sua frente, sem falar nas que você tem procurado com a obstinação de um vencedor.

Foi assim quando você foi aprovado entre os primeiros classificados no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, para o curso de Ciência da Computação. Em seguida, novamente aprovado com excelente classificação no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Recentemente, você outra vez se superou e participando de um criterioso processo seletivo no IFRN, em Natal, em que o mérito é o real critério de aprovação, obteve, com destaque no aproveitamento, uma bolsa de estudo integral para um intercâmbio cultural no North Central Technical College, na cidade de Wausau, Winsconsin, Estados Unidos.

Desde a infância você nunca se intimidou diante das etapas de vida próprias de sua época e, corajoso, não deixava de tomar iniciativas. Fazia a diferença ao se posicionar diante das situações, algo não muito comum para crianças na sua idade. Sempre foi uma espécie de porta-voz infantil nas comemorações e confraternizações da família e nos eventos escolares. Nem os microfones e câmeras de vídeo o intimidava. Isso nos enche de orgulho e nos dá a certeza de que a sua postura diante da vida leva-o a um futuro profissional brilhante, sem perder a ternura e a humildade de um filho carinhoso e amigo, portanto, muito especial. Nesse novo desafio, sua ausência física por longos 12 meses, sofrida, admitimos, será compensada pela certeza do sucesso de sua conquista, enfrentada com coragem, determinação e responsabilidade.

Quando o procurarmos em casa e não o encontrarmos, não ficaremos tristes. Preencheremos o vazio de sua ausência com uma oração em agradecimento a Deus pela bênção a você concedida. Agradecidos, estamos convencidos de que Ele o escolheu para ser um jovem vitorioso nos caminhos do conhecimento e com a missão de ser um homem do bem, justo e solidário, construindo uma trajetória de sucesso profissional e de crescimento como ser humano.

Os filhos nascem, crescem, e mesmo quando se tornam homens, como você, nunca deixam de ser para nós, pais, eternos meninos. O que se transforma é tão somente o olhar paterno e materno, tentando melhor compreendê-los, protegendo-os e amando-os incondicionalmente. Que venha Winsconsin, Estados Unidos! Lá mais do que nosso menino, você também será um menino do Brasil. Que Deus continue iluminando seus caminhos.

Boa sorte!

Seus pais, Alcindo e Marília.

Natal, 01 agosto de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário