Notícias do Dia

sábado, 23 de julho de 2011

Rigor da Lei: "Executivo condenado à morte, por corrupção". Na China.



Executivo Zhang Chunjiang condenado à morte, por corrupção.

A corrupção, um dos maiores males da administração pública está em todo o Mundo. A diferença está na aplicação da lei. Na China, o diretor de uma empresa estatal China Mobile,Zhang Chunjiang foi condenado à pena de morte, acusado de corrupção. A pena pode ser transformada em prisão perpétua, se o condenado comprovar bom comportamento por dois anos enquanto estiver preso.

No Brasil, não existe a pena de morte, assunto bastante controverso, sendo que significativa parcela da população já se manifestou ser favorável em caso de crimes hediondos.

Com um Codigo Penal de 1940, portanto, desatualizado para a realidade criminal do país, os crimes de corrupção, que são cometidos em proporções absurdas no serviço público, praticamente não são punidos e os alvos valores nunca são ressarcidos ao poder público.

A impunidade no país, chega a ser estimulantes para os que se dedicam à prática de crimes de corrupção, certos de que a lei do país, exageradamente branda, nunca os atingem.

Reforma do Código Penal? Os políticos brasileiros não tem nenhum interesse em realizá-la. Fatalmente seriam atingidos por ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário