Notícias do Dia

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Cidadania: mais do que um juiz, um cidadão




O conhecido cardiologista e escritor Lair Ribeiro já dizia: "A palavra convence, o exemplo arrasta". É o caso.

A decisão do Juiz Federal José Eduardo de Melo Vilar Filho (foto), da 6ª Vara Federal, de proibir "a União, o governo estadual do Ceará e o município de Fortaleza de gastar dinheiro público para promover festas e fazer propagandas institucionais" até a normalização do atendimento público de saúde no Ceará, é um exemplo a ser seguido e apoiado em todo o país.

São inaceitáveis os altíssimos valores gastos com o dinheiro público com propagandas institucionais nos três níveis do poder público: federal, estadual e municipal. O magistrado utilizou-se do seu poder legal mas certamente pesou em sua sentença a consciência cidadã ao constatar o permanente descaso com a saúde pública por falta de investimentos enquanto cifras astronômicas pagam a propaganda oficial voltadas quase sempre para a promoção pessoal de governandes nem um pouco éticos.
O juiz afirma que só no ano passado o governo do Ceará gastou 113 milhões de reais em comunicação social, enquanto a Prefeitura investiu 13 milhões em comunicação, mais de 2 milhões no Carnaval e quase 6 no réveillon.
Por enquanto, o juiz José Eduardo ainda é uma andorinha solitária que segundo a sabedoia popular não faz verão. No entanto, o apoio da sociedade à sua sentença pode se transformar em um movimento nacional de grande importância.
Oportuno lembrar a mais importante iniciativa popular de 2010: a Lei Ficha Limpa. Não se deve ficar por aí. A participação efetiva e de forma civilizada da população pode sim prestar enorme contribuição ao país. Afinal, há muito o que se fazer para que o Brasil seja efetivamente, o país dos brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário