Notícias do Dia

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Política: a voz das urnas



As urnas falaram. E a voz das urnas são soberanas em uma Democracia. Longe da unanimidade, pois estamos falando de uma eleição relativamente equilibrada quanto ao resultado final, mas o fundamental é respeitar a maioria que decidiu que o Brasil terá a primeira mulher como presidente. É um novo horizonte para a prática política e gestão pública no país. Dilma será uma das mulheres mais poderosas do Mundo. Presidirá um país continental de quase 200 milhões de brasileiros e de uma economia vigorosa que continua em crescimento conquistando dia-a-dia mais espaço na comunidade econômica internacional.
O que também é inegável é que a Democracia brasileira evoluiu, apesar das ainda graves deformações existentes. Há pouco mais de 30 anos, a presidente eleita era uma ativista política que presa, experimentou a escuridão dos porões do regime militar. Acusada de participar de movimentos subversivos que buscavam o poder através das armas, certamente a experiência carcerária a ajudou a compreender que a via democrática era possível e libertada, trabalhou essa conquista de forma democrática, servindo ao país através de sua participação em governos estaduais (no Rio grande do Sul) e com a eleição de Lula, tornando-se ministra do governo Lula.
Encerrada a eleição, que desarmem-se os palanques e todos se voltem para contribuir para termos um país melhor, independente da ideologia de quem esteja no poder.
É fundamental que compreendamos a importância de uma participação popular efetiva nas decisões voltadas para o interesse de todos e não de grupos.
Afinal, o Brasil é nosso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário