Notícias do Dia

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

TSE confirma: indústria de armas financia candidatos doando 1 milhão e 500 mil reais



O Superior Tribunal Eleitoral acaba de confirmar que fabricantes de armas e munições declararam ter doado a candidatos a senadores e deputados federais a significativa importância de R$ 1 milhão e 500 mil reais. O deputado federal pelo Rio Grande do Sul, Onyx Lorenzoni, ex-líder do DEM na Câmara Federal foi quem declarou maior doação R$ 250 mil reais. O parlamentar federal, reeleito, já apresentou vários projetos de interesse da indústria de armas, no Brasil.
Aí é onde reside o perigo. As doações feitas por empresas industriais e comerciais não são realizadas por meras simpatias aos candidatos. Elas exigem dos eleitos, o retorno em contratos milionários muitas vezes superfaturados que somente os parlamentares que tem voto no congresso nacional, conseguem obter junto ao governo federal.
Essa é a regra do financiamento de campanhas eleitorais. Exceções, se existem são cada vez mais raras.
Uma reforma política profunda, séria, poderia mudar esse quadro. As alternativas amplamente defendidas por suas excelências são o financiamento público de campanha: ou seja, o seu dinheiro, portanto do contribuinte é que bancaria a propaganda de políticos em quem você não votaria. É bom lembrar que nós, contribuintes, já pagamos a falsa propaganda eleitoral gratuita. Ela não é gratuita. Todos os veículos de comunicação - rádio e tv -, recebem do governo pela propaganda eleitoral, através de dedução em impostos devidos.
A outra solução seria simples: não haver propaganda oficial. Os pretendentes que pagassem com seus próprios recursos, sua propaganda. A internet poderia ajudá-los e sem custos.
Depois desse argumento, o amigo leitor imagina que haverá reforma política alterando o atual quadro de benesses e dinheiro público financiando campanhas milionárias?
Legislar em causa própria tem sido a especialidade e a prática comum no Congresso Nacional. As iniciativas populares que resultaram na Lei da Ficha Limpa precisam ser ampliadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário