Notícias do Dia

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Inversão de valores: Delegado Protógenes é condenado




No Brasil, ser competente no cumprimento da função pública pode dar cadeia. No caso específico do Delegado Protógenes Dantas, da Polícia Federal, deu.
"O juiz Ali Mazloum, da 7.ª Vara Criminal Federal em São Paulo, destaca que Protógenes efetuou "práticas de monitoramento clandestino, mais apropriadas a um regime de exceção, que revelaram situações de ilegalidade patente". A pena estipulada foi de três anos e quatro meses de prisão, substituída por restrições de direitos, ou seja, Protógenes terá que prestar serviços à comunidade em um hospital público ou privado, "preferencialmente de atendimento a queimados", e fica proibido de exercer mandato eletivo, cargo, função ou atividade pública. Ele ainda pode recorrer.
A condenação se deu por conta de sua atuação na Operação Satiagraha que prendeu o banqueiro Daniel Dantas. A acusação é de que o delegado teria cometido excessos e irregularidades nas investigações.
Depois de emblemático exemplo e com o risco de vida inerente à profissão, qual estímulo um servidor público policial terá para trabalhar com empenho em sua atividade?
Quanto ao sr. Daniel Dantas, nenhuma prisão. Os processos arrastam-se a passos de tartaruga tendo como destino a prescrição dos crimes e assim a absoluta impunidade.
Resumindo, o Delegado vai preso, o outro, mesmo condenado pela Justiça, fica solto. Acorda Brasil!

Um comentário: