Notícias do Dia

domingo, 7 de novembro de 2010

Leitura Dinâmica: Ética - todos precisamos ter



Ética. Assim como a honestidade, ser ético é uma obrigação de todos, independente de classe social, raça ou credo. Não existe ética incompleta: ou você é ético ou não é.
Ser ético compreende antes de qualquer coisa é agir com honestidade, ter compromisso com a ordem social, responsabilidade para assumir seus atos, humildade para rever e corrigir possíveis erros, respeitar a verdade dos outros.
Há um habitual equívoco de relacionar a falta de ética somente aos políticos. Meia verdade. Muitos deles realmente não são éticos e até abusam da falta de ética. Mas todos nós enquanto indivíduos e vivendo em grupos sociais estamos diariamente submetidos a permanente necessidade de ser éticos. Portanto, avançar um sinal, não respeitar a vaga de estacionamento para idosos ou deficientes, não devolver o troco errado na padaria, furar a fila no banco, só para citar alguns exemplos, são práticas não éticas que observamos diariamente e não somente por políticos.
Vale a pena ser ético. Sendo, não consertaremos o mundo, mas como diz o folclórico deputado estadual Luiz Almir, "teremos um canalha a menos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário