Notícias do Dia

quinta-feira, 31 de março de 2011

Coisa de Cientista: a terra não é redonda




De acordo com imagens da Agência Espacial Europeia (ESA) divulgadas hoje, 31, a terra não é exatamente redonda, como todos pensavamos. o mapa é o mais preciso já feito até hoje da gravidade da Terra. As informações foram coletadas durante dois anos pelo satélite Goce.

O satélite Goce foi lançado em março de 2009 e já recolheu mais de 12 meses de dados sobre a gravidade. De acordo com a Esa, essas informações são essenciais para medir a movimentação dos oceanos, a mudança do nível do mar e a dinâmica do gelo – e para entender como são afetados pelas mudanças climáticas.

A ideia dos pesquisadores da Esa é continuar medindo a gravidade até o final de 2012. O satélite Goce, responsável pelos dados, pesa uma tonelada e orbita a baixa altitude. Ele usa um equipamente específico para medir a gravidade.

Não se pode deixar de reconhecer que pesquisas científicas tem prestado grandes contribuições para a vida humana no planeta. Mas... de vez em quando, são criativos demais e alguns em busca de holofotes aparecem com novidades um pouco estranhas, como essa.

Coisas de cientista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário