Notícias do Dia

quinta-feira, 17 de março de 2011

Tasso Jereissati confirma: "ser oposição está difícil"





No dia 26 de fevereiro último, a Seção "Leitura Dinâmica" deste Blog publicou um texto com o título "O difícil papel de ser oposição no Brasil".

A constatação até então era apenas deste humilde blogueiro.

Agora, vem o ex-senador e ex-governador do Ceará, Tasso Jereissati e afirma, diante da fragilidade das oposições no Brasil, que:


"Político hoje no Brasil se coopta, através de vantagens disso e daquilo. E cada vez menos se vê políticos de oposição. Prefeito de oposição, por exemplo, não existe mais.

Governador de oposição, está difícil.

E parlamentar agora está ficando raro. Então, para aqueles que acreditam que há necessidade, para a democracia brasileira, de se fazer uma oposição correta, pode ser um destino", disse.

O experiente político do PSDB-CE sabe o que diz pois sentiu na pele durante os oito últimos anos como opocionista no Senado Federal, durante o governo Lula.

Aparentemente, não há reengenharia política capaz de resolver a delicada situação, notória até pelos menos atentos à política brasileira.

Sem oposição, tudo fica muito vulnerável e assume um caráter ditatorial ou monárquico em que a palavra do rei ou da rainha é uma ordem, e pronto!

Essa situação é incoerente com a frase reafirmada pela Presidenta Dilma: "Prefiro o barulho das vozes livres das ruas ao silêncio da Ditadura".

Nenhum comentário:

Postar um comentário