Notícias do Dia

quinta-feira, 31 de março de 2011

Fim de Noite: "Sal da Terra"




"...Vamos precisar de todo mundo
Prá banir do mundo a opressão
Para construir a vida nova
Vamos precisar de muito amor
A felicidade mora ao lado
E quem não é tolo pode ver..."

A letra é um convite à reconstrução e à valorização de uma vida nova. O Fim de Noite desta quinta-feira recorre ao compositor e cantor mineiro Beto Guedes, com uma de suas mais importantes composições: "O Sal da Terra". Boa noite!

Comunicação: diálogo convincente, democrático e bem humorado




Em um diálogo a comunicação só se realiza quando a mensagem é devidamente compreendida pelo interlocutor. No caso deste vídeo, os gêmeos falantes, determinados e bem humorados pareciam estar convictos do que diziam ou tentavam dizer. Mas com direito a réplica e tréplica. Tudo de forma civilizada e com muito bom humor.

Se o nobre leitor não se descontrair após ver o vídeo, talvez seja melhor procurar um médico. Ligue o som.

Coisa de Cientista: a terra não é redonda




De acordo com imagens da Agência Espacial Europeia (ESA) divulgadas hoje, 31, a terra não é exatamente redonda, como todos pensavamos. o mapa é o mais preciso já feito até hoje da gravidade da Terra. As informações foram coletadas durante dois anos pelo satélite Goce.

O satélite Goce foi lançado em março de 2009 e já recolheu mais de 12 meses de dados sobre a gravidade. De acordo com a Esa, essas informações são essenciais para medir a movimentação dos oceanos, a mudança do nível do mar e a dinâmica do gelo – e para entender como são afetados pelas mudanças climáticas.

A ideia dos pesquisadores da Esa é continuar medindo a gravidade até o final de 2012. O satélite Goce, responsável pelos dados, pesa uma tonelada e orbita a baixa altitude. Ele usa um equipamente específico para medir a gravidade.

Não se pode deixar de reconhecer que pesquisas científicas tem prestado grandes contribuições para a vida humana no planeta. Mas... de vez em quando, são criativos demais e alguns em busca de holofotes aparecem com novidades um pouco estranhas, como essa.

Coisas de cientista.

Imagem: Lula beija o amigo José Alencar




Já ouvimos muito se dizer que contra fotos não há argumentos ou que uma imagem vale mais do que mil palavras. É o caso.

Sob o olhar surpreso da viúva Marisa e também de sua esposa Marisa, Lula não resistiu e beijou, emocionado e chorando, a testa de seu amigo José Alencar. O gesto, emblemático, teve grande repercussão pelo caráter inusitado mas revelador do quanto Lula realmente estimava seu amigo e ex-vice-presidente.

Na sociedade machista brasileira de hoje, o beijo entre dois homens, independente do caráter do gesto e da parte do corpo beijada, ainda desperta surpresa e até estranheza. Para alguns mais conservadores, compromete até a própria masculinidade. Pura insegurança emocional, de quem considera que o beijo deva ser privilégio apenas da mulher amada.

Ainda que a passos lentos, a sociedade caminha, esperamos, para a maior valorização de sentimentos. Melhor assim.

terça-feira, 29 de março de 2011

Lula e Dilma, consternados, lamentam morte de José Alencar e retornam ao Brasil




Visivelmente abalados, Lula e Dilma Rousseff (foto) lamentaram profundamente a morte do ex-vice-Presidente José Alencar e anteciparão o retorno ao Brasil. Os dois encontram-se em Portugal para uma série de compromissos diplomáticos e comerciais.

A família de José Alencar concordou que o velório seja no Palácio do Planalto, sendo as honras iniciais prestadas pelo vice e presidente da República em exercicio, Michel Temer, uma vez que a presidenta Dilma somente chegará ao Brasil nesta quarta-feira à tarde.

Fim de Noite: "Canção da América"




"...o que importa é ouvir a voz que vem do coração..." Em momento de luto nacional pela morte do mineiro ex-vice-Presidente José Alencar, o Fim de Noite traz uma canção mas não uma canção qualquer: "Canção da América", uma das maiores cirações do também mineiro cantor e compositor Milton Nascimento. Boa noite!

Pensando bem...








"Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados." (Mahatma Gandhi)

Brasil: Morreu ex-vice-Presidente José Alencar, aos 79 anos




Faceleu no início desta tarde em São Paulo, o ex-vice-Presidente José Alencar. Alencar tinha dado entrada ontem, 28, no Hospital Sírio-Libanês. Grande lutador contra um câncer no intestino, há catorze anos, o vice-presidente enfrentou com coragem e determinação o tratamento que incluiu mais de dez cirurgias, algumas no exterior.

O país perde além de um grande empresário do setor textil que gera milhares de empregos, um homem público que honrou a política brasileira, em período de grande desgaste e de escândalos no Governo do qual fez parte por 8 anos.

O ex-vice-presidente José Alencar tinha negócios no Rio Grande do Norte, hoje administrado por um de seus filhos. As duas unidades industrias texteis Coteminas, uma em Macaíba e outra em São Gonçalo (Igapó), são da família de José Alencar, gerando milhares de empregos no estado.

A presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula que se encontram em Portugal, devem retornar para participar do sepultamento de José Alencar.

sábado, 26 de março de 2011

Fim de Noite: "Lost in love"


O Fim de Noite deste Sábado está romântico e nesta linha, traz a banda pop australiana Air Supply, que fez muito sucesso nos anos 60. No clip, "Lost in love", um de seus principais hits. O romantismo está no ar. Boa Noite.

Leitura Dinâmica: Sobre a autoestima ou a falta dela





Transcrito da Coluna de Sergio Rodrigues, de Veja.


"A autoestima do falante e a baixa estima pela língua

“Prezado Sérgio, tive recentemente uma discussão com o meu irmão, mas terminamos na maior dúvida: qual é o oposto de autoestima? Está certo falar em ‘baixa estima’ ou devemos usar a expressão completa, ‘baixa autoestima’, que eu acho meio desajeitada?” (Ana Paula Flores)

Ana Paula tem razão: “baixa autoestima” não é o encontro de vocábulos mais harmônico que existe em português. O choque de “baixa” com “auto”, embora semanticamente nada tenha de errado, pode soar desagradável. Em compensação, “baixa estima” – com o sentido de escasso amor-próprio, pouco apreço por si mesmo – é muito pior: um erro constrangedor do qual se deve fugir.

Tão constrangedor quanto disseminado, e presente até no texto de gente respeitável, o equívoco de “baixa estima” (que alguns escrevem com hífen, mas isso pouco importa neste caso, pois não se pode piorar o que já nasceu torto) é criar mentalmente uma oposição entre “auto”, prefixo de origem grega que indica reflexividade, aquilo que se volta para si mesmo, e “baixo”. Ou seja, confundir “auto” com “alto”.

Se o autorretrato não se opõe ao baixo retrato, nem o automático ao baixomático, a autoestima (que teve o hífen abolido na última reforma ortográfica) não pode ter como antípoda a baixa estima. É possível falar em baixa estima, evidentemente, mas deve-se indicar por que pessoa ou coisa se sente pouco apreço: “Tenho baixa estima por sopa de inhame”. A ideia de reflexividade passa longe da frase.

Quanto ao problema de eufonia que existe em “baixa autoestima”, pode-se evitá-lo de muitas maneiras, usando sinônimos ou paráfrases: “pouca autoestima”, “falta de autoestima”, “autoestima deficiente”, “problema de autoestima” etc.

Sim, eu sei que a língua é viva e que o uso, soberano, termina muitas vezes por legitimar desvios gramaticais e semânticos. Já tratamos de diversos casos do gênero aqui na coluna. Posso estar enganado, claro, mas não me parece que a baixa estima, fruto de uma leitura que chega a ser cômica de tão desleixada, mereça esse olhar compreensivo. Como o proverbial charuto de Freud, existem casos em que um erro é só um erro mesmo."

sexta-feira, 25 de março de 2011

Fim de Noite: "Rosa de Hiroshima




O povo japonês, diante da tragédia que se abateu sobre o Japão, tem dado exemplo ao Mundo de superação e da capacidade de recomeçar por maior que seja a catástrofe. Depois do terremoto e do tsunami, ainda estão sofrendo com o risco de contaminação pela radiotividade das usinas nucleares. O Fim de Noite de hoje fez uma homenagem simples mas carregada de pesar pelas vítimas japonesas, trazendo "Rosa de Hiroshima", com o veterano Ney Matogrosso. Boa noite!

Polícia: covardia sem limites contra adolescente supostamente infrator




As imagens chocam pela extrema covardia de meia dúzia de policiais contra um adolescente supostamente infrator. A cena ocorreu em Manaus, mas não é a primeira vez.
Outros casos já ocorreram sem testemunhas e sem a presença de câmaras de vídeo.

Que risco aos policiais causava o jovem desarmado acuado contra uma parede para receber tantos tiros à queima roupa?

Que orientação recebeu esses militares de seus comandantes e durante o curso de formação?

Teriam dito a eles que em uma abordagem policial, primeiro atirem para somente depois perguntar sobre eventual ação criminosa?

As respostas são óbvias. Dificilmente um grupo de policiais devidamente preparados e bem orientados agem assim.

A justiça de Deus já se fez inicialmente quando o adolescente sobreviveu.

Quanto à Justiça dos homens, restam muitas dúvidas se ela acontecerá. Providências foram prometidas. Por enquanto, prometidas.

Frustração II: preciosismo jurídico no STF sujou a Lei Ficha-Limpa





A observação do debate e das discussões em torno da decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a eficácia da Lei Ficha Limpa impressiona aos olhos do cidadão comum, pela incapacidade de se legislar com a clareza indispensável. Afinal não estamos falando de uma Câmara Municipal de um pequeno município brasileiro, mas da mais alta Corte de Justiça do país, o Supremo Tribunal Federal, para onde vai todas as questões de interesse nacional.

Ao final, é notório um preciocismo jurídico que por ser exacerbado na pretensa idéia de ser justo, acaba través de suas teses jurídicas pouco convicentes e aproveitando-se de brechas na legislação, favorecendo até réus confessos. Tem sido assim.

Por exemplo, toda a legitimidade de uma iniciativa popular que obteve mais de 1 milhão e 700 mil assinatura de brasileiros caiu para um voto de um Ministro - Luis Fux - recém indicado pelo Palácio do Planalto para compor o STF.

Não vemos o mesmo preciosismo jurídico ser utilizado para tirar da cadeia inocentes ladrões de uma lata de leite para alimentar o filho.

A realidade jurídica do país faz a festa dos criminosos de colarinho branco que ignoram as decisões nas primeiras e segundas instâncias, certos de que em Brasília, tudo se resolve, a favor deles. Com raras excessões, também tem sido assim.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Fim de Noite: "Costumes"



É quase uma unanimidade que as melhores músicas do rei Roberto Carlos são as antigas. Tem sentido. Nessa linha o Fim de Noite de hoje retorna com a afinadíssima cantora mineira Paula Fernandes com "Costumes", composição de Roberto e Erasmo Carlos. Vale a pena este retorno ao passado musical. Boa noite!

RN Político: Unanimidade sugere Governo sem oposição na Assembléia



Plenário da Assembléia Legislativa do RN. Palácio Jose Augusto.

A aprovação hoje por unanimidade do Projeto do Fundo Garantidor da Copa 2014, pelos 24 deputados estaduais na Assembléma Legislativa do RN, reforça a tese de que não há mesmo oposição ao Governo também no plano estadual.
Não que a oposição, quando existir deva votar contra projetos de interesse público. Mas um projeto complexo como o aprovado por unanimidade, indica que não há oposição ao Governo de Rosalba Ciarlini, na Assembléia Legislativa.
Ou, que os poucos deputados que não compõem a base do Governo não tiveram a preocupação de debater um projeto relevante e caro para o bolso do contribuinte potiguar.

Enquanto isso, o engenheiro Moacyr Gomes da Costa, autor do projeto de construção do Estádio João Machado, que será demolido, afirmou esta semana em entrevista ao Jornalista Jurandir Nóbrega, na Rádio 94 FM, que diante de tanta insensatez o que restará ao final é uma destruição de bens públicos valiosos, uma obra inacabada e um prejuízo gigantesco para o Governo do RN e por extensão, para o contribuinte potiguar.

O engenheiro Moacyr Gomes, do alto de seus 84 anos, demonstra um conhecimento técnico elevadíssimo do assunto e uma lucidez irreparável ao tratar do assunto. Dentro de alguns meses de destruição, veremos com quem está a razão.

Registre-se, por oportuno, que ninguém, minimamente esclarecido, é contra obras estruturantes na cidade seja para a Copa 2014 ou simplesmente pela necessidade de acompanhar o desenvolvimento da capital do estado. Mas que a previsão do engenheiro Moacyr Gomes possa se transformar numa indesejada realidade, convenhamos, pode acontecer.

Frustração: Ministro recém empossado no STF derruba Ficha-Limpa




Frustração para quem mantinha a esperança de que a Lei Ficha Limpa fosse para valer já a partir das eleições de 2010. No último julgamento no Supremo Tribunal Federal, em 2010, houve empate dos votos em 5 x 5. Agora com a posse do novo ministro Luiz Fux (foto), indicado pela presidenta Dilma Rousseff, está praticamente desempatado ficando o resultado em 6 x 5, já que o novo voto do ministro recém empossado é para que a Lei só tenha eficácia a partir de 2012.
Estranho, muito estranho. É como se decidisse que os infratores da Lei até 2010 estão livres mas os de 2012 serão condenados.
Importante lembrar que quando foi anunciada a indicação do jurista Luiz Fux para o STF, alguns figurões em Brasília festejaram bastante, revelando até a influência que teriam junto ao indicado. Sabiam o que diziam.
Difícil de compreender essa lógica jurídica de que apesar de condenações em duas instâncias anteriores, um crime simplesmente fica impune. Está provado que não há uma coerência na aplicação do Direito entre as diversas instâncias jurídicas. Mesmo em processos sem nenhuma complexidade. O resultado é a mera e simples impunidade beneficiando condenados com alto poder aquisitivo que podem pagar bons advogados.
O resultado dessa decisão beneficia conhecidos fichas sujas como Paulo Maluf, Jáder Barbalho e muitos outros que sabem que a Justiça nunca os alcança.

terça-feira, 22 de março de 2011

Fim de Noite: "Planeta Água"




O Fim de Noite de hoje entra no clima comemorativo do Dia Mundial da Água e recorre ao compositor e cantor brasileiro Guilherme Arantes para um sério e profundo recado em forma de música sobre o tema: "Planeta Água", com imagens sugestivas. Boa Noite!

Ecologia: Hoje é o Dia Mundial da Água




O Brasil é um país privilegiado, pois aqui estão 11,6% de toda a água doce do planeta. Aqui também se encontram o maior rio do mundo - o Amazonas - e o maior reservatório de água subterrânea do planeta - o Sistema Aqüífero Guarani.

De acordo com a “Gestão dos Recursos Naturais da Agenda 21, a água pode ainda assumir funções básicas, como:

* Biológica: constituição celular de animais e vegetais.
* Natural: meio de vida e elemento integrante dos ecossistemas.
* Técnica: aproveitada pelo homem através das propriedades hidrostática, hidrodinâmica, termodinâmica entre outros fatores para a produção.
* Simbólica: valores culturais e sociais.

Com todo o potencial de água do Brasil, o desperdício é injustificável, pois trata-se de um recurso finito, ou seja, que pode se acabar. A responsabilidade é de todos.

domingo, 20 de março de 2011

Protesto cidadão: por que o Ministério da Cultura tem que dar 1 milhão e 300 mil para o Blog de Maria Bethania?




O cidadão brasileiro tem fama de ser excessivamente passivo com o que acontece no Brasil, principalmente em relação ao mundo político e administrativo, mas não pode nunca e em nenhuma hipótese, perder a capacidade de se indignar.

É o que faz o anônimo mas inconformado cidadão aí do vídeo. A lamentar, apenas algumas palavras não recomendáveis. No mais ele tem razões de sobra para o veemente desabafo.

Se o Ministério da Cultura realmente liberar R$ 1 milhão e 300 mil reais para a criação do Blog da cantora Maria Bethania, estará praticando um escárnio com o trabalhador brasileiro.

É para isso que o Ministério da Cultura existe?

O mais grave: A ministra da Cultura, Ana de Hollanda "não acha nada demais".

sábado, 19 de março de 2011

Fim de Noite: "Dust in the wind"




Fim de Noite deste Sábado traz a revelação na música brasileira em 2010, a cantora mineira Paula Fernandes. Realmente, Paula Fernandes comprova que mais do que um rosto bonito, ela tem talento além de um timbre de voz inconfundível. Talento, aliás, ratificado pelo rei Roberto Carlos que de público lhe fez grandes elogios. "Dust in the wind" é o sucesso. Abaixo, a tradução:

Poeira Ao Vento
Eu fecho meus olhos
apenas por um momento
e o momento desaparece
Todos os meus sonhos
passam na frente dos meus olhos, uma curiosidade
Poeira ao vento
Tudo que eles são é poeira ao vento
A mesma antiga canção,
Apenas uma gota d'água em um oceano sem fim,
Tudo que fazemos
Desaba sobre a terra
Embora nós nos recusemos a ver
Poeira ao vento
Tudo que nós somos é poeira ao vento
Agora, não desista
Nada dura para sempre
além da terra e do céu
Ele fugirá
E todo o seu dinheiro
Não vai comprar outro minuto
Poeira ao vento
Tudo que somos é poeira ao vento
Poeira ao vento
Tudo que somos é poeira ao vento

Leitura Dinâmica: "O Mundo está mesmo muito estranho"




Em tempos de visita ao Brasil de Barack Obama, o presidente dos Estados Unidos e o homem mais poderoso do planeta, e ao mesmo tempo um novo conflito armado na Líbia do tirano Muammar Kadafi, um homem de bilhões de dólares surrupiados do petróleo de seu país, a "Leitura Dinâmica" reproduz, por oportuno, o artigo da contundente e competente escritora Marly Gonçalves. Afinal, nem só de leituras amenas o conhecimento é feito. A lição que fica nas Democracias é que o povo não pode ser um mero co-adjuvante de seus governantes.
O texto abaixo nos chama a atenção, enquanto cidadãos, da importância de sermos partícipes efetivos do cotidiano brasileiro. Confiram:



" O Mundo está mesmo muito estranho "

"Meu, o mundo tá muito estranho". Duvido que você não tenha ouvido essa frase nesta semana de horror. Que não tenha concordado com ela. Duvido que também não tenha medo, e não se sinta como uma barata tonta, sendo pisada, caçada por algo maior, desconhecido, imensurável, complexo, chamado Futuro, sobrenome Natureza, e apelidado Destino



Maremoto, que dá tsunami, terremotos e o risco de um desastre nuclear sem precedentes em uma das maiores e mais desenvolvidas nações do mundo, o Japão. Era mais do que a gota d’água que faltava para a gente ficar paranóico de vez. Não precisa nem esperar 2012 quando uns malucos de pirâmides douradas juram que sabem que o mundo vai acabar. É todo dia. Toda hora. Cada notícia mais louca que outra, mais constante, mais punk, mais esquisita. Isso além daquelas que são i-na-cre-di-tá-ve-is, tanto, mas tanto, que chegam a ser folclóricas.

Nós, aqui, ainda temos de aguentar umas catracas que nos governam fazendo catraquices, como por exemplo, nossa representante na ONU se abstendo de votar sanção contra a Líbia do Kaddaffi (gosto assim, dois ds, dois fs). Não parece mesmo o fim do mundo uma decisão como essa tomada justamente quando oskaddaffinhos afirmam, o povo como refém, que haverá banho de sangue civil correndo por ali? Kaddaffi e os kaddaffinhos me lembram dos mafagafos e mafagafinhos, bem monstrinhos. Nossa política internacional? Esta nem me lembra nada de tão chutada que é.

Justamente nesta semana, completando o quadro, o homem mais poderoso do mundo, o presidente americano, o primeiro presidente negro, Barack Obama, vem para cá, para encontrar com a primeira presidente mulher do país, Dilma, e no meio de todos esses acontecimentos internacionais. Mais? Esperavam dele um discurso histórico; primeiro seria lá na Cinelândia, mas o barato foi cortado. Digamos que julgaram que seria mais seguro Obama aparecer em sala fechada e bonitinha, como o Teatro Municipal, todo mundo sentadinho e bem revistado. Por causa de Obama, até Cristo foi revisado, revistado por tropas de elite. Pede para sair! Ainda querem levá-lo para passear e ver um pouco de pobres e miséria, em uma favela, ou alguma outra "pracinha" de uma pacificada cidade do Rio de Janeiro, o Rio. Agora, dizem que pretende tomar um banho de mar. Descarrego no Rio de Janeiro? O Rio de março.

Nessas águas e nas passadas. Neste ano, nem precisamos por os peitos na janela. Bastou ligar a televisão e por ali passou tudo: a banda e as casas e as pessoas, árvores e os animais, todos carregados, levados na enchente da serra fluminense. Vimos carros empilhados, mortes e desespero também nas enchentes do Sul e resto do Sudeste. São Paulo boiou.

E fez calor. Muito calor, um calor opressivo. Não era só o calor do verão, o tão esperado. Era um forno maldito, sufocante, incapacitante. Choveu, choveu, choveu. Tudo bem. Mas e os raios? Muitos raios, relâmpagos, descargas - como nunca antes - crisparam, cindiram, rasgaram os céus de forma apavorante.

Lá fora um frio cortante, neve para mais de metros. E gritos, muitos gritos de liberdade, vindos do Oriente Médio, de cada pedacinho. Um diferente do outro, mas todos parecidos, pesados, violentos, religiosos, remotos. Enfáticos, assim como as palavras que preciso usar. Vozes que se levantaram mesmo que vindas de debaixo das burcas pesadas, só os olhos de fora, túnicas e crenças míticas, sacrifícios em acampamentos. O pavio queimando, como o das velas de aniversário que apagam e acendem, a qualquer fagulha.

E veio a água e o tremor. Ou o temor, como aprendi no sábio I-Ching - "Há de se saber diferenciar o tremor do temor", li certa vez e jamais esqueci. Como no oráculo chinês, só se vê como previsão água sobre terra, vento sobre terra, lago sobre céu, céu sobre terra, fogo sobre montanha.

Nós? Corremos como baratas quando fogem de nossos pés e vassouras, dos bicos finos de nossos sapatos. Dos sprays que lhes empunhamos como canhões e jatos de efeito napalm. Queremos matá-las. Extermínio seria uma palavra adequada. (Me perdoem os budistas)

Sempre fui, mas realmente ando mesmo ainda muito mais impressionada com as baratas. Para me apavorar, fazer o tradicional terrorismo "brother", meu irmão me contou que viu num documentário como elas são capazes de se comprimir, ficarem chatinhas e como, assim, conseguem e conseguirão escapar - ele descreveu, sádico, citando cada imagem, imitando a barata ficando chatinha. Fazendo cara de barata achatadinha.

Dizem que são os únicos bichos que sobreviveriam a uma hecatombe nuclear. Eu ouvi. Agora fico sabendo de operações de resfriamento de usinas radioativas com ácido bórico, o que eu achava que matava as baratas, e vejo aqueles helicópteros sofisticados carregando "baldinhos", como parecem de longe aquelas toneladas de água e as moscas voadoras enormes, para lá e para cá, trazendo também a água do mar, e com o ácido. O ácido bórico. Quantas visões aterrorizantes!

Hãhã. Esse mundo anda mesmo muito estranho.

São Paulo, distante 396 km de Angra dos Reis, e a nove meses de 2012.



• (*) Marli Gonçalves é jornalista. Virei blogueira também, vocês já sabem (http://marligo.wordpress.com). Mas se eu pudesse captar tão fácil R$ 1,3 milhão para fazer um blog¸ como a Bethânia conseguiu com seu projeto de "extrema bondade poética com esse povo ignorante de poesia", acho que também postaria um vídeo por dia, Com o que vocês quisessem. Talvez até topasse cenas de nudez! E como diz meu amigo, por um milhão? Ok! Faço por 880 se for sem nota...

Diplomacia: Obama, o homem mais poderoso do Mundo está no Brasil



Presidente Obama e filha no momento do desembarque em Brasília.

O homem mais poderoso do mundo e presidente dos Estados Unidos, Barack Obama está no Brasil.

Diferente do ex-presidente Lula que preferiu prestigiar o presidente do Irã, o tirano Mahmoud Ahmadinejad, a presidenta Dilma numa demonstração de absoluto bom senso e espírito público e diplomático, recuperou a boa relação com os Estados Unidos e assim propiciou a visita de Obama ao Brasil, que além de conferir prestígio internacional ao Brasil, deve resultar em bons contratos comerciais com investimentos no Brasil.
Começa muito bem a presidenta Dilma Rousseff no plano diplomático.
Mesmo com o indispensável aparato de segurança comum ao presidente americano, a companhia da esposa e duas filhas torna a visita ainda mais interessante e amena.

sexta-feira, 18 de março de 2011

O outro lado da versão: Agripino Maia repele acusações de Arruda






















Senador José Agrupino e ex-Governador do Distrito Federal José Roberto Arruda


O senador potiguar José Agripino emitiu hoje, 18, uma Nota à imprensa repudiando a denúncia do ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda.

No entanto, a Nota é demasiadamente resumida e limita-se a repelir as declarações do denunciante atribuindo mágoas do mesmo. Ficou incompleta, pois sequer diz que recebeu ou não recebeu tais recursos para a campanha da prefeita Micarla de Sousa.
Nem negou nem confirmou. Permanece no ar a suspeita de ter recebido tais recursos. Por enquanto, fica a dúvida no ar, parecendo ser razoável que a referida doação tenha sido feita.

Abaixo, a Nota na íntegra:


"Nota do senador José Agripino à imprensa

São informações totalmente infundadas que repilo à altura. Trata-se, provavelmente, de declarações de alguém profundamente magoado com parlamentares que exigiram sua saída imediata do partido por não tolerarem seu envolvimento com improbidades, algo inadmissível no Democratas.

Senador José Agripino – presidente do Democratas"

quinta-feira, 17 de março de 2011

Fim de Noite: "Só de Sacanagem"




O Fim de Noite de hoje está inevitavelmente politizado. E até não é inedito. Mas continua atualizadíssimo o desabafo da cantora Ana Carolina, em texto de Elisa Lucinda, atriz brasileira. Em "Só de sacanagem", a frase final é emblemática. Confiram: "...minha esperança é imortal. Eu repito, ouviram? Imortal! Sei que não dá para mudar o começo mas, se a gente quiser, vai dar para mudar o final! ". Boa noite"

Mensalões do DEM: e agora, José?

















Senador José Agripino em dois tempos - um como denunciado e outro como denunciante



No jargão policial a expressão "a casa caiu" significa um flagrante de um crime em que o criminoso constata que não há saída e aí ele admite que a "casa" efetivamente caiu e aí ele se entrega.

A Veja On Line acaba de publicar uma entrevista com o ex-governador do Distrito Fedeal, José Roberto Arruda, apontado como o líder de uma quadrilha que comandava um esquema de corrupção em Brasília. Arruda renunciou ao mandato de Governador e acabou preso por alguns meses.

Agora resolveu falar e na entrevista dá os nomes aos correligionários que o "esculhambou" quando o escândalo veio à tona. Entre eles, nomina os senadores José Agripino Maia (DEM-RN) e Demóstenes Torres, a quem os chama de hipócritas.

O senador José Agripino, um combatente líder da oposição no Senado, a ser verdadeira a denúncia de Arruda, nivelou-se por baixo e perdeu a credibilidade para discursar em nome da moralidade da coisa pública, a menos que comprove sua inocência.

Mas Arruda "ajudou" com dinheiro sujo a outras lideranças tidas como insuspeitas como os senadores Marco Maciel do DEM-PE e até o insuspeitável Cristovam Buarque, do PDT-DF.

A generalização deve ser sempre evitada como forma de preservar possíveis inocentes. Mas na política brasileira, está cada vez mais difícil encontrar uma exceção no que se refere a práticas ilíticas na arrecadação de recursos para campanhas eleitorais.

A cada dia ganha força a idéia de que o ambiente político nacional, sem exceção, está contaminado. Políticos que das tribunas das casas legislativas arrotam discursos moralistas, não resistem a uma denúncia.

A política como a arte do convencimento é indispensável em uma Democracia. No Brasil, o fundo do poço ainda parecer ser insuficiente para o baixíssimo nível moral em que ela se encontra.

Haverá Reforma Política que resolva? Difícil acreditar.

Bolsa Família: Presidenta Dilma sinaliza com uma saída














Presidenta Dilma Rousseff e uma beneficiaria anônima do Bolsa Família

"Estamos passando as tropas em revista e mudando muita coisa. E tem que ter sintonia fina. Há profissionais dedicados ao estudo da pobreza que diz que se você não focar, olhando a cara dela, você não consegue tirar as pessoas.

E nós queremos, desta vez, estruturar portas de saída."

A frase acima, expressa pela presidenta Dilma Rousseff sinaliza finalmente para um avanço concreto para o Programa Bolsa-Família.

Capacitação, treinamento, educação, alternativas de empreendedorismo podem ser alguns desses caminhos deixando de ser eternos pedintes dos recursos públicos.

A visão construtiva da presidenta aponta para saídas compatíveis e dignas para aqueles que durante alguns anos acomodaram-se com as esmolas institucionais e que não há nenhuma dúvida de que, após a doação do peixe, a hora é de pescar.

É mais digno e libertador o salário como resultado do trabalho do que a ajuda que acomoda e vicia.

Aliás, já dizia Luiz Gonzaga, em uma de suas mais expressivas composições: “UMA ESMOLA PARA UM HOMEM QUE É SÃO, OU LHE MATA DE VERGONHA OU VICIA O CIDADÃO”.

Falou e disse o "sociólogo" Luiz Gonzaga, o rei do baião.

Tasso Jereissati confirma: "ser oposição está difícil"





No dia 26 de fevereiro último, a Seção "Leitura Dinâmica" deste Blog publicou um texto com o título "O difícil papel de ser oposição no Brasil".

A constatação até então era apenas deste humilde blogueiro.

Agora, vem o ex-senador e ex-governador do Ceará, Tasso Jereissati e afirma, diante da fragilidade das oposições no Brasil, que:


"Político hoje no Brasil se coopta, através de vantagens disso e daquilo. E cada vez menos se vê políticos de oposição. Prefeito de oposição, por exemplo, não existe mais.

Governador de oposição, está difícil.

E parlamentar agora está ficando raro. Então, para aqueles que acreditam que há necessidade, para a democracia brasileira, de se fazer uma oposição correta, pode ser um destino", disse.

O experiente político do PSDB-CE sabe o que diz pois sentiu na pele durante os oito últimos anos como opocionista no Senado Federal, durante o governo Lula.

Aparentemente, não há reengenharia política capaz de resolver a delicada situação, notória até pelos menos atentos à política brasileira.

Sem oposição, tudo fica muito vulnerável e assume um caráter ditatorial ou monárquico em que a palavra do rei ou da rainha é uma ordem, e pronto!

Essa situação é incoerente com a frase reafirmada pela Presidenta Dilma: "Prefiro o barulho das vozes livres das ruas ao silêncio da Ditadura".

Suplentes de Coligação ou do Partido: qual a diferença para o eleitor?



Charge de Ivan Cabral (cedida)

A Câmara Municipal de Natal, a exemplo de outras centenas casas legislativas municipais em todo o Brasil, vive um drama que envolve interesses corporativistas mas sem maior importância para os eleitores que gostariam de ver assumindo as vagas os que obtiveram maior número de votos, independente de partidos ou coligações.

Diante de uma legisção eleitoral confusa mas conveniente para os partidos políticos mais fortes, o assunto invariavelmene acaba nos Tribunais e novamente o Supremo Tribunal Federal teve que mais uma vez, legislar sobre o assunto e decidiu que na existência de uma vaga deve assumir o suplente do partido.

Somente outos interesses de grupos políticos é que não querem acatar a decisão judicial. Quando as decisões judiciais são favoráveis, tudo bem. Quando são contrárias a seus interesses, acusam o STF de infeterferência. Mais um caso de dois pesos e duas medidas.

Aliás, o vale-tudo na política brasileira não é de hoje. Permitem-se suas excelências ignorar o razoável e simplesmente afirmarem que em política, tudo é possível. Desde que os beneficiem.

E o eleitor? Ora, o eleitor fica para depois.

Ivan Cabral como sempre com seu olhar preciso, ilustra com competência, o momento legislativo municipal.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Japão: lição de civilidade para o Mundo


















Em meio a todo o sofrimento decorrente da tragédia causada pelos terremotos e tsunami, o povo japonês dá ao Mundo um exemplo de civilidade e solidariedade. Diferente do ocorrido em outros países vitimados por tragédias, nas cidades atingidas não se verificaram saques a estabelecimentos comerciais nem brigas entre a população por alimentos.
Mesmo em momentos de imensa dor e irrecuperável perda material, os japoneses mais uma vez demonstram imensa capacidade de superação e coragem para recomeçar. Literalmente, terão que renascer das cinzas, como fez Fênix, da mitologia grega.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Cartão Corporativo: uma conta acima de todos os limites




Está no site de Claudio Humberto:

"Gastos secretos de Lula com cartão em dezembro: R$ 884 mil

Em dezembro, último mês de governo Lula, a Presidência da República gastou R$ 884.887,29 com a utilização de cartões de crédito, valor bem maior que a média de R$ 512 mil mensais, durante o ano de 2010. Apesar de impressionantes, os gastos são “protegidos por sigilo” para “garantia da segurança da sociedade e do Estado”, explica o “Portal da Transparência”. Mas o sigilo protege apenas o próprio ex-presidente."

E mais:

"Você paga, eu escondo

Lula decidiu impor “sigilo” aos gastos do governo desde a denúncia de uso cartão de crédito até para comprar tapioca e pagar resorts de luxo."

Comentário do Blog:

Que as despesas institucionais da Presidência da República sejam pagas pelo próprio Governo parece bastante razoável.
O inconcebível são os valores astronômicos para as despesas de uma Presidência ocupada por um ex-sindicalista habituado a um padrão de classe média.
O agravante é o pretexto de "segurança da sociedade e do EStado" para não se divulgar o destino verdadeiro de tão elevados valores retirados do bolso do contribuinte que paga uma das mais altas taxas de impostos do planeta.
É bom lembrar que estão em curso manobras perigosas para ressuscitar a famigerada CPMF. Desta vez com outro nome.
Considerando que o Governo tem maioria nas duas casas do Congresso Nacional - Câmara e Senado -, tudo pode aconteder. O mais provável é que se consiga mesmo ressuscitá-la. Quem viver, verá.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Trânsito no Carnaval: números que impressionam




Os acidentes de trânsito durante o período de Carnaval em todo o país representa uma tragédia nacional: foram 213 mortos e 2.441 feridos.
O número significa um aumento de 47,9% na comparação com o mesmo período de 2010, quando foram registradas 143 mortes. A Operação Carnaval de 2011 também registrou um aumento no número de acidentes – foram 4.165, no total.

Entre as principais causas e pela ordem estão a imprudência dos motoristas no trânsito, a ingestão de álcool ao dirigir e a falta de infraestrutura nas estradas.

Japão: a incontrolável força da Natureza provoca estarrecedora trajédia



















As imagens são assustadoras se fosse ficção. Reais, são devastadoras e deixa o Mundo profundamente preocupado com manifestações da Natureza como este terremoto que atingiu a Costa do Japão, com a magnitude de 8,9 graus na escala Richter, antecipado e seguido de outros terremotos de menor intensidade mas igualmente preocupantes.
Além da enorme destruição, muitas serão as vítimas da tragédia ainda não completamente dimensionada.
As graves consequências só não são ainda maiores tendo em vista as importantes medidas preventivas adotadas pelo país permanentemente.
A forma da Natureza se manifesta mais uma vez de forma absolutamente incontrolável, provocando trajédia e preocupando todo o planeta.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Fim de Noite: "Bandeira Branca"




O Fim de Noite entra no clima de Carnaval e inicia uma homenagem a grantes músicas do Carnaval de algumas décadas, iniciando com o clássico "Bandeira Branca", de Max Nunes e Laércio Alves, originalmente cantado por Dalva de Oliveira. Boa Noite!

Reforma Política: parlamentares fichas-sujas integram Comissão


















Deputados Federais Paulo Maluf (à esquerda) e Waldemar Costa Neto


Um país politicamente sério. É o que todos gostaríamos de ter. Mas o Congresso Nacional insiste em contribuir com atos que vão na contra mão do razoável.

Assunto recorrente a mais de 20 anos, a Reforma Política voltou à pauta da Câmara Federal. Foi criada a Comissão da Reforma Política. Até aí tudo bem.

Com mais de 500 deputados federais compondo a Câmara Federal, designa-se para membros da Comissão parlamentares fichas-cujas com graves problemas na Justiça. Os deputados Paulo Paluf e Valdemar da Costa Neto, entre outros deputados processados, compõem a Comissão. A referida Comissão é presidida pelo ex-Senador Almeida Lima, do PMDB de Sergipe.

O detalhe curioso é que o deputado federal Valdemar da Costa Neto é um dos mentores da candidatura de Tiririca a deputado federal e que tendo obtido 1 milhão e 300 mil votos, elegeu também o mensaleiro, um dos patrocinadores da candidatura de Tiririca.

Na linguagem popular, a participação de parlamentares fichas-sujas na comissão equivale a colocar uma raposa para tomar conta do galinheiro.

O que esperar de uma reforma política que começa assim? E quem os indicou?

Depois querem proibir que façam piadas com suas excelências. Difícil.

Só pode ser gozação: Tiririca na Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal




Está no site de Claudio Humberto:

"O deputado federal Tiririca (PR-SP), tomou posse nesta quarta (2) em sua cadeira na Comissão de Educação e Cultura da Câmara. Ele prometeu apresentar projetos relacionados ao circo, já que é da área, afirmando que vai se aproveitar da experiência que tem, já que criou seis filhos trabalhando como palhaço."

Comentário do Blog:

Recentemente o Supremo Tribunal Federal ocupou-se de julgar uma Ação que proibia os humoristas e o povo em geral de fazer piada com os políticos brasileiros. O STF repôs a liberdade de expressão. Seria absurda a proibição continuar. Eles é que não se dão a sérios.

Agora o Deputado Federal Tiririca é designado para participar da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal. Só pode ser gozação. Alguns congressistas continuam brincando com coisa séria. Quem, de sã consciência acredita na capacidade do divertido humorista prestar alguma contribuição em assunto como Cultura e Educação, sendo ele semi-analfabeto, para não ser rigoroso com o deputado.

É natural que ele como parlamentar eleito, participe de alguma comissão, como prevê o Regimento Interno parlamentar. Mas não da Educação e Cultura. A ida de Tiririca para tal Comissão revela a falta de seriedade com que a Cultura e a Educação é tratada no Congresso Nacional.

E não há aqui, nenhum preconceito em relação ao humorista cearense. Sua eleição é resultado de um voto de protesto inconsequente que so faz contribuir para o baixo nível da atividade parlamentar no Brasil.

E assim, continuamos tendo o Governo que merecemos.