Notícias do Dia

domingo, 16 de maio de 2010

Meninos do Brasil: 12 norte-riograndenses farão intercâmbio cultural de 12 meses nos Estados Unidos




Grupo de Tecnólogos do IFRN que fará intercâmbio nos Estados Unidos

Um grupo de 12 universitários norte-riograndenses estará viajando para os Estados Unidos em julho próximo, para participar de um intercâmbio cultural com duração de 12 meses. O Programa Tecnólogos - Comunity Colleges existe há 4 anos e anualmente seleciona universitários brasileiros para estudarem em diversos estados americanos. A Comissão Fubright no Brasil atua atravès de convênio com o IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (antigo CEFET), promovendo uma seleção rigorosa mas absolutamente democrática, tendo como foco o mérito do aluno assim como seu perfil humano. Constam do referido processo seletivo dois exames de proficiência na língua inglesa (TELP e TOEFL), além de amplo questionário e entrevistas.
"Todas as regiões são contempladas, como forma de levarmos a maior representatividade possível do país" assegurou o professor Luiz Loureiro, Diretor Executivo da Comissão Fubright, em reunião ontem com os pais e alunos selecionados, afirmando ainda o diretor que "é uma oportunidade ímpar para os estudantes e ainda paraas instituições da qual fazem parte". Toda a permanência nos Estados Unidos incluindo despesas com alimentação, transporte, vestuário e material escolar são custeados pelos Estados Unidos.

Nota do Blog:
A análise crítica deve estar presente em todo o cidadão brasileiro, como parte de sua responsabilidade enquanto participante de uma sociedade organizada. É preciso que se faça justiça ao se reconhecer o Brasil que dá certo, compostos de brasileiros que não abrem mão do direito e da liberdade de crescerem intelectualmente e como pessoas.
A oportunidade proporcionada por iniciativas institucionais como esta do IFRN (antigo CEFET), reveste-se da maior importância para os norte-riograndenses pelo aspecto democrático da seleção, valorizando e priorizando o mérito do candidato. Acostumados a convivermos com o conhecido "jeitinho brasileiro", é alentador constatar que ainda existem instituições sérias voltadas para a valorização do jovem brasileiro, tendo como foco a sua capacitação e o seu talento.

Peço licença a meus caríssimos webleitores, para expressar a minha imensurável satisfação e grande orgulho pelo fato de ter entre os doze universitários selecionados, o meu amado filho Paulo Vítor (de camisa verde no centro da foto), aluno do IFRN. Será um ano de uma ausência inevitalmente sentida em casa, mas compreendida pelo respeito à sua pessoal e vitoriosa conquista de buscar em outras culturas, além do Brasil, o seu crescimento intelectual, profissional e humano.
Boa sorte aos meninos do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário