Notícias do Dia

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Cotidiano: Seu Manoel Teixeira - exemplo de trabalho





"Óóóóóóóóvos! Vai querer freguês?" Esse é o seu inconfundível grito de guerra. O cenário são as ruas de Candelária. Hoje, 5, oito da manhã. Chovia muito em Candelária, mas não o bastante para que seu Manoel Teixeira deixasse de percorrer as ruas do bairro vendendo ovos a seus fiéis e frequentes compradores. Protegia-se da chuva quase torrencial apenas com uma capa azul (foto) e empurrava com firmeza seu carro de mão, coberto por um plástico.
A princípio, nada anormal, não fosse seu Manoel um senhor de 95 anos, nascido em Jucurutú, no alto Oeste potiguar. Foi didático ao falar de sua rotina. De terça à sexta-feira vende ovos em Candelária. Nos Sábados "faz" a feira do Alecrim, há 55 anos. O Domingo é reservado para o descanso e comparecimento à igreja evangélica da qual faz parte.
Questionado sobre a idade e seu trabalho, foi direto e convincente: "Não tenho tanta necessidade mas gosto de trabalhar". E arrematou, para admiração deste bloqueiro: "Se todos fizessem assim como eu, trabalhando na idade que eu tenho, não existia miséria no Brasil".
Há exemplo de trabalho e cidadania maior que este?
Longa vida a seu Manoel Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário