Notícias do Dia

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Hoje é o Dia do Fotógrafo






Três fotos de cenários e épocas diferentes mas uma só história: Areia Branca. No dia do fotógrafo, o blog não poderia deixar de homenagear a todos os fotógrafos, representados muito bem aqui por dois grandes profissionais da fotografia da terra do sal: Antonio do Vale (Toinho do Foto, "in memoriam") e Dionísio fotógrafo. Era assim que o tratávamos. Eles são do tempo da fotografia em preto e branco. Foto colorida era grande novidade. Revelavam pessoas e paisagens dos negativos nas salas escuras que a tecnologia extinguiu. Os "laboratórios" eram próprios e tinhamos que esperar ansiosamente alguns dias para recebê-las, fossem 3x4 para documentos ou das festas do Iwipanim Clube, dos batizados ou dos casamentos.
Toinho acumulou um acervo fantástico da vida social e geográfica da cidade, objeto de exposições em Areia Branca e em Natal. As duas fotos em preto e branco acima são de sua lavra.
Dionísio dividia com Toinho o mercado fotográfico da cidade. Com um detalhe: ser fotografado por Dionísio significava momentos divertidos à parte. Sua postura (pose) que demorava um pouco para fazer o "click" era suficiente para tornar a foto leve e sorridente.
Os dois, cada uma com sua particularidade, registraram por duas ou três décadas, o cotidiano de Areia Branca.
Aos dois, Toinho "in memoriam" e Dionísio, a modesta homenagem do blog e certamente dos muitos areia-branquenses por eles fotografados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário