Notícias do Dia

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Eleições 2010: TSE libera e recomenda a "cola"




A eleição de 3 de outubro próximo exigirá atenção dos eleitores, tendo em vista que cada eleitor digitará 6 sequências de número para os respectivos cargos proporcionais e majoritários.
Inicia digitando 5 números para definir o Deputado Estadual;
A segunda digitação de 4 números para escolher o Deputado Federal;
Em seguida, digitará 3 números para decidir sobre o seu Senador, repetindo outra digitação com outros 3 números para votar no segundo Senador;
Na sequência, digitará 2 números para escolher o Governador; e finalmente,
Por último, digitará os 2 números finais para escolher o Presidente.

A sequência de números e de tantos cargos provavelmente tornará o processo de votação mais lento, tendo em vista que muitos eleitores encontrarão dificuldades para votarem com agilidade.
Preocupado com o problema, o próprio Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Ricardo Lewandowski não só liberou como recomendou que os eleitores anotem os números de seus candidatos e levem a "cola" para a cabine de votação, com vistas a facilitar a digitação dos números sem maior problema. Lembra-se que para Senador o eleitor votará duas vezes, tendo em vista serem duas vagas a serem preenchidas para o Senado Federal.
É o momento verdade para cada eleitor que em que pese toda a propaganda eleitoral, o mesmo deverá refletir e votar segundo a sua consciência. A Democracia possibilita o importante momento de decidirmos livremente quem queremos como nossos representantes. A decisão é soberana e de cada um. Nunca é demais lembrar que temos os governantes que escolhemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário