Notícias do Dia

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Saúde em estado grave: profissionais são obrigados a fazer a "Escolha de Sofia". No Walfredo Gurgel, em Natal



Saiu no blog de Thaísa Galvão:

Domício Arruda: "O déficit de UTIs é gravíssimo e real nas redes pública e privada"

Do secretário de Saúde do Estado, Domício Arruda, sobre a situação caótica do Walfredo Gurgel, onde ele declarou que diante do quadro os profissionais tinham que fazer "a escolha de Sofia": "Quando comentei a falta de leitos para pacientes críticos, o fiz com toda seriedade e assumindo as responsabilidades. O déficit de UTIs é gravissimo e real nas redes pública e privada do RN e ocorre em escala nacional. O Ministério da Saúde está anunciando aumento significativo na remuneração das diárias de leitos para tratamento intensivo o que deverá estimular abertura de novos serviços".

Comentário do Blog:

Quem já esteve nos corredores do Pronto Socorro Clovis Sarinho, do Hospital Walfredo Gurgel em Natal, pôde constatar o estado de desumanidade vivido pelos pacientes que para lá são levados.

Agora, o médico Domício Arruda, Secretário Estadual de Saúde, revela sem retoques o real estado da principal unidade de Pronto Socorro do estado, chegando a afirmar que alí, os profissionais são obrigados a fazer a "escolha de Sofia".

A escolha de sofia tornou-se conhecida pela siuação real vivida em um campo de concentração nazista em que uma mãe teve que escolher entre uma filha e um filho para ser executado. A mãe escolheu o filho, imaginando que ele por ser mais forte, resistiria ao sacrifício. Nunca mais o teria visto.

Atualizada para os dias de hoje, no caso específico acima, significa que diante do caos instalado na unidade de pronto socorro, impotentes, os médicos são obrigados a fazer a inaceitável escolha de Sofia entre os pacientes.

Para a Saúde, os recursos dos governos são insuficientes. Èle acabam sendo levados pela corrupção praticamente generalizada no governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário