Notícias do Dia

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Brasília e Caixa de Pandora: tudo a ver





A Polícia Federal além de sua reconhecida competência no exercício de suas atividades constitucionais, costuma ser extremamente criativa e inteligente na denominação das operações policiais que tem executado em todo o país.
A Operação Caixa de Pandora é mais um exemplo do cuidado e pertinência nessas denominações.
A caixa de Pandora é uma expressão muito utilizada quando se quer fazer referência a algo que gera curiosidade, mas que é melhor não ser revelado ou estudado, sob pena de se vir a mostrar algo terrível, que possa fugir de controle. Esta expressão vem do mito grego, que conta sobre a caixa que foi enviada com Pandora a Epimeteu.
Os bastidores da política brasileira, por obra de seus ilustres detentores de mandatos, tem se transformado em uma verdadeira mina de caixas de Pandora. É extensa a lista delas, quase todas sem consequências tanto para seus receptadores como para seus doadores. Aliás, já se disse que não há corrupção sem corruptores. A praxe tem sido a execração, necessária, apenas dos passivos. Por enquanto os ativos, também beneficiários do crime, permanecem impunes.
Mas Brasília não é somente isso. No entanto, seus bastidores políticos revelam que há muitas caixas de Pandora a serem descobertas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário