Notícias do Dia

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Segurança Pública no RN: estatísticas e realidade




"RN tem a maior redução de criminalidade no Nordeste"
Estudo realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública indica que Estado apresentou redução de 27,4% nos homicídios.

O Rio Grande do Norte apresentou a maior redução na criminalidade nos últimos dois anos. Um estudo realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública indica que Estado é o que vem registrando mais tranquilidade no Nordeste. O número de homicídios entre os anos de 2007 e 2008 caiu 27,4%. No primeiro ano, foram contabilizados 697 contra 510 do ano seguinte.

Nota do blog: O esforço do marketing do Governo do RN em tentar disseminar uma sensação de segurança não corresponde com a realidade vivencidada pelos potiguares, notadamente pela periferia de Natal e pelas até então seguras cidades do interior do RN. As estatísticas divulgadas partindo de pressupostos discutíveis não se sustentam diante da insegurança real do dia-a-dia dos norte-riograndenses. O sistema de segurança pública estadual não consegue promover a tranquilidade que tanto tenta convencer de que existe. Contentar-se com a violência maior em outros estados, não é suficiente. É como se justificar um erro atual com outro anterior. Ou, achar que é assim mesmo, porque é assim em outros estados. Delegacias improvisadas, desvios de funções dos escassos policiais, efetivo insuficiente tanto na Polícia Civil quanto na Militar, Delegacias sem delegados, não cumprimento de fundamentos jurídicos previstos no Código Penal e outros graves problemas são desafios ainda a serem enfrentados com reais condições de resolvê-los. Do contrário, teremos que continuar convivendo com estatísticas irreais que contrastam com a insegurança real de todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário