Notícias do Dia

sábado, 26 de dezembro de 2009

Eles são os caras




Não há como negar que eles realmente são os caras. Com perfis diferentes em alguns aspectos pessoais mas com algumas significativas semelhanças em suas trajetórias, tornaram-se em 2009, grandes expressões no cenário político e econômico mundial. As responsabilidades presidenciais são distintas e a de Obama infinitamente mais complexas e desafiadoras. Em que pese os Estados Unidos estar envolvido em dois graves conflitos com países orientais, o primeiro Presidente negro dos EE.UU. recebeu o prêmio Nobel da Paz de 2009. Não é pouco para um presidente da maior potência econômica mundial que tem sobre os ombros a especialíssima tarefa de pacificar o mundo.
O outro cara, ex-torneiro mecânico Lula, depois de ser considerado "o cara" por Barack Obama, superou-o e acaba de receber do jornal francês Le Monde,o título de “homem do ano 2009”. Em uma reportagem que ocupa a capa e quatro páginas da revista semanal do jornal, a publicação francesa diz que Lula mudou a cara da América Latina e transformou o Brasil em uma potência. O Le Monde explicou que o nome do presidente americano chegou a ser cotado, mas a publicação afirma que Barack Obama foi mais merecedor do título em 2008 do que em 2009.
Lula, será pelos próximos anos tema obrigatório dos estudos sociológicos que queiram se dedicar a análise da política na América Latina.
Realmente, Lula, o filho do Brasil (e de dona Lindú} está com tudo e não está prosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário