Notícias do Dia

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Nepotismo: "é tudo meu, tudo meu!"




O prefeito de Jenipapo dos Vieiras (MA), Giancarlos Oliveira Albuquerque (PDT) ganhou fama no Nordeste pela generosidade natalina em relação à própria família, com dinheiro público: cassado pela Justiça Eleitoral em outubro passado, o prefeito “mais nepotista do Brasil”, segundo um jornal da região, empregou pelo menos 25 parentes, aderentes e amigos na prefeitura: o pai, a mulher, dez primos e parentes próximos, quatro cunhados, seis irmãos e irmãs e três tios.
Com informações do site Claudio Humberto.

Nota do blog: O nepotismo tem sido uma chaga no serviço publico em todo o Brasil. Sangra os cofres públicos e privilegia parentes de gestores e políticos. A Justiça tem punido poucos casos mas parece impossível atingir a todos, tendo em vista os incontáveis casos e o jeitinho brasileiro de cruzar o nepotismo. Aquele mais ou menos assim: eu contrato o seu parente e voncê contrata o meu. Tudo certo e imperceptível. Justiça lenta é justiça negada.
A generalização é quase sempre injusta, embora seja cada vez mais escassas as exceções. Não é justo punir o parente de reconhecida competência, negando-lhe o direito de exercer uma função pública pelo simples fato do parentesco com o gestor público. O crime reside no aparelhamento do órgão seja municipal, estadual ou federal, com parentes com pouca ou nenhuma competência para exercer a função. O Governo Federal não dá bom exemplo, na medida em que literalmente aparelhou o estado brasileiro com petistas nem sempre com a indispensável qualificação profissional. O prefeito de Jenipapo dos Vieiras, no Maranhão, seguiu possivelmente o mau exemplo e exagerou. Fazendo o estilo Lady Kate, decidiu: "é tudo meu, tudo meu". No caso, felizmente a Justiça não se fez de cega e puniu o recordista em nepotismo. Muito bom para os brasileiros se fosse sempre assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário