Notícias do Dia

sábado, 26 de dezembro de 2009

Você é feliz?




O texto abaixo, sugerido pelo blog por sua pertinência com o período de festas e de Ano Novo tem como objetivo induzí-lo ao questionamento que consideramos oportuno no atual momento. A propósito:

"Você é feliz?

Para muitos, ela está ligada ao dinheiro. Para outros, o amor é quem define. Há também quem relacione à saúde. É difícil achar uma definição absoluta para felicidade. E é impossível encontrar quem jamais tenha pensado nela. Para a psicóloga Angelita Scardua, a felicidade é bem mais do que uma condição emocional.

"A felicidade é um estado de disposição, que nos leva a manter relações positivas com as pessoas e as situações ao nosso redor", afirma. "Mas é preciso entender que nunca teremos tudo. A felicidade inclui as experiências negativas e depende de você o impacto que elas terão em sua vida?.
Vários são os fatores identificados como determinantes para uma vida mais feliz, como o sucesso profissional, a vida em família e a satisfação com a própria aparência.

As pesquisas nessa área são muito abrangentes e envolvem conceitos da Psicologia moderna, que compreende a felicidade como um estado emocional do indivíduo resultante do equilíbrio de todas as nossas capacidades físicas e mentais, e da Neurociência, que avalia como nosso corpo chega a este equilíbrio?, diz Angelita Scardua, que se dedica ao tema há 13 anos."

Angelita Scardua é pioneira nos estudos de Psicologia Positiva (Psicologia da Felicidade) no Brasil. Atualmente é membro da European Network for Positive Psychologys e da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento e dá palestras por todo o país sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário