Notícias do Dia

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Natureza viva: vulcão no fundo do mar



Cientistas americanos conseguiram filmar a erupção de um vulcão submarino no Oceano Pacífico. O vídeo foi obtido com a ajuda de um robô submergível, que mergulhou a uma profundidade de 1.220 metros. Segundo os pesquisadores, trata-se da erupção mais profunda já registrada.
A filmagem, apresentada na quinta-feira por uma equipe da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional e da Fundação de Ciência Nacional dos Estados Unidos, mostra o exato momento em que o vulcão West Mata entra em erupção, formando uma explosão de bolhas de lava que, em contato com a água gelada, congela-se instantaneamente.
O vídeo foi feito em maio durante uma expedição submarina no sul de Samoa. "Como a pressão da água naquela profundidade suprime a violência da explosão vulcânica, pudemos chegar bem próximos da erupção com o robô", disse o geólogo marinho Bob Embley, segundo a agência de notícias Associated Press.
Os cientistas esperam que as imagens e amostras coletadas com a missão ajudem a entender como é formada a crosta terrestre e como algumas criaturas marinhas sobrevivem em condições tão adversas, já que a acidez do local pode ser comparada à acidez do estômago ou de pilhas. Para se ter uma ideia, os únicos seres vivos perto da erupção eram camarões.
Com informações de "Ciência/Veja".

Nenhum comentário:

Postar um comentário