Notícias do Dia

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Corrupção!




O presidente Lula enviou ontem, não por coincidência, o dia nacional de combate a corrupção, uma proposta de lei que endurece as penas criminais nos casos de corrupção política, um fenômeno que tem aumentado nos últimos anos em todas as instâncias do poder no país.
"Esta lei não resolverá tudo mas, se o Parlamento a aprovar, começaremos sem dúvida a transmitir à sociedade um sentimento de fim da impunidade", declarou Lula por ocasião do Dia Nacional de Luta Contra a Corrupção.
"Hoje em dia, alguém que rouba um pão vai parar na prisão enquanto aquele que rouba milhões não é preso", lamentou Lula.
Com a nova lei, os altos funcionários condenados por corrupção não recebem redução de pena.

Nota do blog: O gesto do presidente Lula é importante mas é muito mais emblemático e oportunista, tendo em vista os escândalos em Brasília envolvendo Governadores, Deputados e até membros do Poder Judiciário. Afinal, já dormem nas gavetas suspeitas do Congresso Nacional mais de uma dezena de projetos que objetivam moralizar a política. No entanto, esses projetos não são deliberadamente colocados em pauta de votação. Não por acaso. Os congressistas não revelam interesse nenhum em alterar o atual sistema que lhes garante total e absoluta impunidade. Excrescências como fórum privilegiado e imunidade parlamentar são tudo que eles não pretendem abrir mão, em benefício próprio. O detalhe é que o Governo tem maioria nas duas casas legislativas e portanto teria condições de aprovar um desses projetos caso realmente quizesse.
Resta esperar para ver se trata-se de mais um gesto pirotécnico ou se desta vez o Palácio do Planalto se movimentará no sentido de aprovar qualquer projeto de moralização da política brasileira.
Por oportuno o blog transcreve o pensamento do grande brasileiro Rui Barbosa que se vivo estivesse, provavelmente não resistiria ao que estão fazendo com o Brasil. Leiam:

"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." [ Rui Barbosa ]

Leiam e ouçam também "Só de sacanagem", postada neste blog no dia 6 deste mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário