Notícias do Dia

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Energia Eólica: RN é campeão brasileiro



O Rio Grande do Norte foi o primeiro colocado em projetos vencedores, em número de megawatts vendidos no Primeiro Leilão de Energia de Reserva Exclusivamente de Fonte Eólica da história do Brasil, realizado ontem.
Com este resultado alcançado no leilão, será viabilizada a construção de 23 novos empreendimentos de geração eólica no Estado, num total estimado de 657MW de potência instalada (atualmente, o RN tem 51,2MW em operação e 151,8 em construção = total 203MW). Isso significa, portanto, que a participação bem sucedida do RN no leilão garantiu um numero de megawatts treze vezes maior do que a capacidade instalada atualmente. Assim sendo, as estimativas desta Secretaria de Energia, publicadas previamente pela imprensa estadual, foram confirmadas.

A região Nordeste foi a grande vencedora do certame. Do total, 66 projetos estão nele localizados. No Rio Grande do Norte, Estado campeão em potência instalada, serão construídos 657MW de usinas. Os empreendedores vencedores no RN foram Petrobras, Dobrevê Energia (Grupo Mawee), Consórcio Brasil dos Ventos (Furnas, Eletronorte, Bioenergy e JMalucceli), CPFL (Santa Clara) e Gestamp (na Serra de Santana).
Nota do blog: A notícia é importante na medida em que revela o potencial energético do RN na produção de energia limpa. Que venham as usinas para compor o cenário energético do estado e produzindo desenvolvimento sustentável. Atualmente o RN conta com duas usinas, sendo uma em Guamaré e outra em Rio do Fogo, litoral norte do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário