Notícias do Dia

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Justiça dos homens: TST manda jornalista Pimenta Neves para a cadeia




















Jornalista Pimenta Neves (foto à esquerda) e a jornalista assassinada Sandra Gomide

Com dez anos de atraso, o TST finalmente determinou ontem, 24,a prisão do jornalista Pimenta Neves, pelo assassinato covarde e confesso da namorada e também jornalista Sandra Gomide.

O caso Pimenta Neves x Sandra Gomide é emblemático no que se refere a lentidão da justiça brasileira. O crime ocorreu em agosto de 2000. Bons advogados pagos pelo jornalista assassino utilizou-se de todos os recursos e filigranas jurídicas para garantir até então, a impunidade do jornalista.

Finalmente, apesar de um Código de Processo Penal que possibilita esse tipo de facilidades até para um assassino confesso, como é o caso, os ministros do Superior Tribunal Federal decidiram por unanimidade que o lugar de quem mata - e covardemente sem chances nenhuma de defesa - é a cadeia, para onde foi Pimenta Neves para cumprir 15 anos de cadeia em regime fechado. A não ser que a defesa encontre outras brechas da lei para soltá-lo.

'Achei que ia morrer antes de ele ser preso', desabafou o pai de Sandra Gomide‎.

A violência é um problema mundial. A diferença no Brasil é que um sistema jurídico ultrapassado - nosso Código Penal é de 1940 - deixam juízes e ministros dos tribunais impotentes para condenações de criminosos, em virtude da frouxidão das leis.

Passou da hora de uma grande e profunda reforma do Judiciário, com foco na alteração das leis penais e maior agilização dos julgamentos.

2 comentários:

  1. Pimenta da Veiga não é um político mineiro?
    Acho que tem confusão ai!

    ResponderExcluir
  2. Erramos: realmente houve um lapso, pelo qual nos desculpamos. O jornalista da postagem acima é Pimenta Neves. Pimenta da Veiga é um político mineiro e nada tem a ver com o assunto.
    Agradecemos pelo comentário identificando o equívoco.

    ResponderExcluir