Notícias do Dia

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Professora Amanda Gurgel comprova o poder das palavras



Professora Amanda Gurgel onde prefere estar: na sala de aula.

"A palavra convence. O exemplo arrasta". A frase é do médico e escritor Lair Ribeiro. Mas adapta-se muito bem à fala da professora estadual Amanda Gurgel, na recente Audiência Pública sobre Educação, na Assembléia Estadual do Rio Grande do Norte.

A consciente pedagoga mostrou com competência e sem gritos nem palavras de ordem o retrato sem retoques da situação caótica e lamentavel da Educação no estado. E foi ouvida com a atenção e um silêncio inquietante por deputados e secretária de Educação constrangidos.

De tão contundente e verdadeiro, o discurso da professora transformou-a em celebridade. Domingo, será atração do Programa do Faustão, na Globo. O assunto é interessante - Educação - e o que se deseja é que a repercussão nacional posss transformar-se em algo positivo para os milhões de estudante do ensino público.

Resta saber se o Faustão a deixará falar, sem interompê-la com suas brincadeiras de péssimo gosto, mesmo quando o assunto é sério. É esperar para ver.

No plano estadual ou local, quem sabe a professora Amanda não será candidata a um mandato eletivo - vereadora ou deputada estadual - e dar voz nos respectivos parlamentos, aos professores de todos os níveis. Sem os gritos e clichês habituais dos profissionais da política local. mas com a clareza e a lucidez das palavras livres.

Um comentário: