Notícias do Dia

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Declaração de bens dos candidatos: meias verdades ou quase nenhuma




O registro das candidaturas em andamento para as eleições de outubro implica na declaração de bens dos candidatos à Presidente da República, Senadores, Deputados Federais, Governadores e Deputados Estaduais.
Ocorre que a boa fé da legislação eleitoral ou a sua "frouxidão" (permitam o termo), resulta em verdadeiras peças de ficção, em que os candidatos declaram valores atribuídos a determinados bens de seu patrimônio pessoal que em alguns casos valem até 5 vezes mais.
E não há sequer por parte de muitos a preocupação de que haja coerência com a Declaração de Rendimentos Anuais entregues à Receita Federal. Nestas, eles, candidatos tem uma maior preocupação que o valor declarado tenha o valor real, embora também exista distorções.
Não seria o caso da legislação exigir a cópia da Declaração de Rendimentos entregues à Receita Federal?
Constata-se, na prática, um faz de conta generalizado daqueles que pretendem representar os eleitores em importantes cargos da República e que portanto deveriam ser exemplo de ética, honestidade e competência.
Ms tudo dependerá da avaliação final de cada eleitor ao refletir sobre em quem votará em outubro. Essa liberdade, garantida pela Democracia, assume grande importância no contexto eleitoral. Votar com responsabilidade é a maior contribuição que se pode dar para se construirr uma sociedade ética e responsável.

Um comentário:

  1. Muito bem Alcindo, é claro que esse faz de conta é parte de um comportamento cristalizado em nossa sociedade, onde a ética e a honestidade ficam em terceiro plano. O que vejo é que o comportamento de políticos hoje estão envergados no medo de perder a "teta" - me desculpe o termo - do governo. A preucupação com a população não existe mais. O que existe hoje é a procura por respaldo financeiro exacerbado e escrachado. Agora veja bem, se muitos vendem seu voto por miseros 10 litros de gasolina emtre outros, como podemos falar de ética para políticos. A ética é de todos e me parece que a população esta cada vez mais distante de querer buscar a verdade e agir com uma conduta honrosa com o nosso país.

    ResponderExcluir