Notícias do Dia

sábado, 31 de julho de 2010

Pluralidade: Marcha da Maconha em plena SBPC em Natal



A 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizada esta semana em Natal foi um evento de grande importância para o desenvolvimento da ciência em seus aspectos mais amplos possíveis e proporciona informações valiosas e indispensáveis para a comunidade científica do país.
Plural em sua abrangência e respeitando a diversidade de correntes do pensamento, abrigou ontem, 30, no decorrer de sua realização, uma felizmente não bem sucedida Marcha da Maconha, que teve a adesão de aproximadamente 200 pessoas.
O objetivo defendido pelos adeptos do movimento é a legalização do uso da maconha. Assunto controverso, tem sido discutido em várias capitais do país sem conseguir "emplacar", pela desconfiança nos benefícios prometidos pelo uso indiscriminado da erva. O estado democrático de direito vigente no Brasil permite as livres manifestações coletivas. A linha tênue se estabelece no momento de se manifestar favorável ao uso da droga e fazer a apologia do uso da mesma.
A maconha se tornou uma droga ilegal - a nível internacional - em 1925, durante a Internacional Opium Convention. Em 1960, a maior parte dos países ocidentais há havia estabelecido leis nacionais que proibiam o uso e o consumo da Cannabis.
No momento em que o governador do estado, Iberê Ferreira diz em uma entrevista no rádio, que algo em torno de 90% dos crimes contra a pessoa no RN tem o envolvimento com o tráfico e uso de drogas, imaginar que a liberação pura e simples do uso e consumo será a solução do problema, é caminhar na contra-mão da lógica.
Se mesmo proibido e combatido pela polícia, o tráfico e uso de drogas assumiu proporções de epidemia em todo o país, ceifando diariamente vidas de jovens principalmente nas periferias das cidades e crescendo assustadoramente no interior, como explicar que a liberação que certamente aumentará os casos de destruição familiar, seja uma solução? Insustentável argumento.

Um comentário:

  1. A pergunta é "por que foi proibida?"
    Existem muitos interesses que você ignora meu caro, inclusive políticos. Os grandes traficantes de drogas estão vestindo terno e gravata, fazem apenas uma ligação, tem laranjas nas favelas, porque é mais fácil massacrar o pobre. Os grandes traficantes de droga ganham dinheiro com cocaína, que é consumida pela elite economica deste país. A maconha é uma planta qe tem propriedades conhecidas há milhares de anos. É uma planta, não causa mortes. O tráfico mata. O alcool(que acredito você deve consumir ou já ter consumido) mata mais A proibição(ineficaz nesses mais de 70 anos de vigência) gera o trafico. A polemica da descriminalização da maconha é puramente ignortância. Não se deve colocar a maconha no mesmo patamar do crack.

    Procurem se informar, o mundo é feito por pessoas que pensam em pessoas. O tráfico é rentável, não vai acabarn não acabou. Proibir faz a alegria do crime organizado.

    Ps.: Se liberassem o cultivo da erva não seria necessário subir morro. É uma planta, nasce do chão.

    E para aqueles com argumentos religiosos que creêm no que podem crer:é uma planta. Seu Deus já legalizou.

    _\l/_

    Tahiane

    ResponderExcluir