Notícias do Dia

segunda-feira, 12 de julho de 2010

O papel do advogado do goleiro Bruno





O exercício da profissão de advogado, cada vez mais presente na sociedade moderna, também tem os inconvenientes chamados de "ossos do ofício", principalmente o que atua na área criminal. Defender alguém com evidentes e fortes provas de culpa, não é tarefa fácil, embora se saiba que o Código Penal Brasileiro em vigor garante ampla defesa e a observância do devido processo legal. A dificuldade em defender um acusado principalmente de um crime hediondo se multiplica quando o crime alcança grande repercussão nacional e é praticado com extrema crueldade como tudo indica ter sido o caso de Elisa Samúdio.
Neste caso específico, constata-se um fato atípico e no mínimo estranho. O advogado Ércio Quaresma Firpe assumiu a defesa de 6 dos 9 presos envolvidos no caso e com prisão preventiva decidida pela Justiça.
A defesa acusa não ter acesso ao autos, tentando caracterizar cerceamento de liberdade de defesa dos acusados. O Diretor da Polícia Civil de Belo Horizonte (MG), Édson Moreira, se defende informando que a fase atual é de Inquérito Policial sob a responsabilidade de um Delegado de Polícia designado e que o mesmo contém informações sigilosas que se tornadas públicas, prejudicarão irremediavelmente as investigações. Quando transformado em processo, na Justiça, aí sim o advogado tem todo o acesso aos autos para a sua ampla e irrestrita defesa do ou dos réus.
Hoje, o advogado dos presos entrará com Habeas Corpus pedindo a liberdade de seis dos nove presos. Caberá à Justiça soltá-los ou mantê-los presos.
Este humilde blogueiro não é advogado, mas racionando como simples observador, acha que o Delegado Moreira tem total razão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário