Notícias do Dia

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Fim de Noite: "La Cumparsita"



Assumindo a condição da uma proposta musical eclética, o "Fim de Noite" desta 6ª feira traz um dos mais conhecidos tangos. "La Cumparsita".
O tango tem origem na área do Rio da Prata, na América do Sul, nas cidade de Buenos Aires e Montevidéu. Mas há controvérsia.
A música do tango não teria uma origem muito clara. De acordo com estudos que não dispõem de numerosa documentação, o tango descenderia da habanera e se interpretava nos prostíbulos de Buenos Aires e Montevidéu, nas duas últimas décadas do século XIX, com violino, flauta e guitarra (violão). Há a lenda de que a dança em si teria começado nas prisões entre os prisioneiros masculinos, para estimular o sexo entre homens e o sexo anal e oral. que, uma vez livres, teriam ido viver para os bairros mais pobres de Buenos Aires. Nessa época inicial era dançado por dois homens, daí o fato dos rosto virados, sem se fitar. Depois, já nos anos 1910, como o sucesso em Paris foi aceito pela aristocracia platina.
O escritor e polemista argentino Jorge Luis Borges afirmou que por suas características o tango só poderia ter nascido em Montevidéu ou Buenos Aires. O bandoneón, que atualmente caracteriza o tango, chegou à região do Rio da Prata por volta do ano 1900, nas maletas de imigrantes alemães. Não existem muitas partituras da época, pois os músicos de tango não sabiam escrever a música e provavelmente interpretavam sobre a base de melodias já existentes, tanto de habaneras como de polcas.
Boa Noite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário