Notícias do Dia

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Charge: "Pede pra sair!!!"




O assunto - Desarmamento - é sério. Mas... mas uma vez transforma-se em piada por atitudes de alguns políticos, como por exemplo, o ex-presidente da República e atual presidente do Senado Federal, José Sarney.

Pois bem. Com toda segurança que em geral eles tem, Sarney, articulador do plebiscito do desarmaneto, conta em sua biografia que usou armas nos anos 1960, após o desafeto Vitorino Freire ameaçar arrancar seu bigode.

No plebiscito realizado em 2005 os eleitores puderam optar pela resposta "sim" ou "não", pelo voto em branco ou pelo voto nulo. O resultado final foi de 59.109.265 votos rejeitando a proposta (63,94%), enquanto 33.333.045 votaram pelo "sim" (36,06%).

O senador Sarney defende fortemente novo plebiscito que tem um custo elevadíssimo aos cofres públicos, enquanto a Saúde e a Segurança Pública no país pedem socorro.

Ele disse em entrevista que os custos é uma questão menor.

A questão de poder ou não o cidadão andar armado é distorcida na medida da conveniência de grupos. Evidentemente não há necessidade de se andar armado, desde que o básico direito constitucional de "ir e vir" fosse garantido ao cidadão. Na prática, não é. Não há segurança mínima nas cidades maiores e agora também nos interiores.

Seria razoável desarmar o cidadão se, antes, desarmassem os bandidos. O mais é discurso distorcendo a realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário