Notícias do Dia

terça-feira, 5 de abril de 2011

Governadora Rosalba reage e considera termo oligarquia pejorativo





A governadora Rosalba Ciarlini (foto) discordou radicalmente do marido e MMM - o ex-deoutado estadual Carlos Augusto Rosado -, que disse: “Somos uma oligarquia desde 1890. Todos os nossos mandatos foram conquistados com o voto".

Sob o argumento óbvio, precário embora vedadeiro de que foi eleita todas as vezes pelo voto, textualmente, ela disse: “Eu não aceito e considero inapropriado esse termo, que é pejorativo. Acho que ele se expressou mal. Não somos uma oligarquia, porque fomos eleitos livremente. O povo é que escolhe”, diverge a governadora.

Recorrendo ao Aurélio Digital, temos: "Oligarquia = Predominância de um pequeno grupo na cúpula de um governo ou no trato dos negócios públicos, geralmente para defender interesses próprios.

No contexto, uma constatação irrefutável: as oligarquias existe entre outros fatores, pelo uso incontrolável do poder político e econômico sobre demais candidatos, materializado nas candidaturas tendo como respaldo a poderosa máquina pública. Ser candidato no cargo transforma o competição desigual ou melhor, deixa de existir competição.

Outro fator decisivo que alimenta as oligarquias é a flagrante ignorância política de grande parte do eleitorado, que não consegue visualizar a importância da alternância do poder, para uma sociedade democrática.

Sem uma reforma política séria - que não virá - "tudo continuará como dantes no quartel de Abrantes."

Nenhum comentário:

Postar um comentário