Notícias do Dia

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Cidadania: pressão popular faz preço de gasolina cair em Natal



Mais uma vitória da cidadania, no que se refere aos preços abusivos de gasolina em Natal. Depois de muito debate e o apoio total da mídia natalense, os preços caíram dos R$ 2,99 para algo em torno de R$ 2,75 a 2,85, o que pode se considerar um preço razoável. As partes apresentaram seus argumentos na forma conveniente a cada segmento. Um dos fatores determinantes, aliás dois fatores, são os impostos federais e estaduais imbutidos no preço do litro de combustíveis. No plano federal, além dos impostos como Imposto de Renda, PIS, Cofins e CSLL, temos a CIDE - Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico - que juntos causam alta incidência no preço. Na esfera estadual, o ICMS - Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços. Os dois segmentos reduzindo os percentuais dariam decisiva contribuição para a redução do preço do combustível.

Atribuir a responsabilidade do aumento apenas aos postos de vendas, não é justo. Pode até haver exagero de algum posto, mas eles não são os vilões isolados do problema.

De qualquer maneira, ficou a lição de que o consumidor, organizado e coletivamente, tem plenas condições de fazer valer, a seu favor, a lei de mercado poderosíssima, que é a da oferta e da procura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário