Notícias do Dia

terça-feira, 26 de abril de 2011

Imprensa livre?: "85% dos jornalistas tem cargos comissionados na Assembléia Legislativa"




Uma grave denúncia foi feita hoje, 26, no plenário da Câmara Municipal de Natal, pelo vereador Adão Eridan, do PR, pré-candidato à Prefeitura de Natal. Segundo o Eridan, 85% (oitenta e cinco por cento) dos jornalistas têm cargo na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte. Ao fazer a grave denúncia, o vereador identificou diferença na cobertura jornalista realizada na Assembléia Legislativa e o trabalho jornalístico feito na Câmara Municipal, sugerindo parcialidade na casa legislativa estadual.

A ser procedente a denúncia do vereador, joga-se no lixo a mais importante das conquistas em uma Democracia: a liberdade de expressao.

Fica difícil imaginar isenção em um profissional que recebe privilégios de uma determinada instituição, quando tiver que criticá-la.

Tais práticas, sabe-se, condenáveis, não é privilégio de instituições públicas do Rio Grande do Norte, embora não sirva como justificativa.

De Brasília ao menor município brasileiro, consideradas eventuais excessões, o jornalismo independente praticamente não existe, e em boa parte por iniciativas de órgãos públicos que decidem calar ou no mínimo tornar dependentes alguns meios de comunicações.

Vale sempre lembrar que não existiriam corruptores se não existisse corruptos. O jornalismo que reclama de censura oficial, acabam se auto-censurando, via cargos comissionados.

Dessa forma, vale repetir o clichê: "sem liberdade, a verdade não aparece".

Nenhum comentário:

Postar um comentário