Notícias do Dia

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Homenagem: Hoje é o dia do jornalista




Além de uma profissão importante em uma Democracia, o jornalista tem uma missão das mais relevantes: informar. Sabe-se, no mundo moderno de hoje, a informação é algo valiosíssimo para o exercício de qualquer atividade profissional. Nenhuma prescinde do conhecimento e este é informação.

A evolução tecnológica no país e em qualquer parte do mundo propiciou um dinamismo impressionante que se materializa na velocidade da informação. As ferramentas disponíveis são incontáveis e contribuem para uma simultaneidade sem limites. O mundo não é o mesmo depois dos satélites e do computador. Melhor para a sociedade.

Recentemente, o país acompanhou uma decisão do Supremo Tribunal Federal - tudo nesse país acaba no STF - sobre a obrigatoriedade do diploma para o exercício do jornalismo como profissão. Discutível, a exigência tem algum sentido no aspecto formal, como por exemplo, ninguém pode ser médico, sem o diploma de Medicina. O engenheiro, do mesmo jeito, não lhe é permitido erguer um edifício, sem o diploma de Engenharia.

Agora, o que não é razoáavel é tentar proibir as pessoas de se manifestarem livremente através da linguagem escrita, sob o argumento delas não terem diploma. Isso é censura.

No dia do Jornalista, a humilde homenagem do blog a todos os jornalistas, com ou sem diplomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário