Notícias do Dia

segunda-feira, 8 de março de 2010

Custo Brasil: até 40% do dinheiro público alimenta a corrupção




O assunto é recorrente por óbvias razões. Pode parecer exagero o percentual mas é real, considerando todas as formas de desvios e má gestão do dinheiro público. Haja impostos. Isso explica talvez porque o Brasil está entre os países com maior carga tributária no mundo, cobrando impostos absurdos do contribuinte. Há uma opinião formada de que ou "o Brasil acaba com a corrupção, ou a corrupção acaba com o Brasil". A afirmativa é uma verdade incontestável. O Blog publica o comentário do jornalista Diógenes Dantas sobre o assunto, na íntegra, abaixo, extraído do site Nominuto.com:

"A Polícia Federal e o Tribunal de Contas da União realizaram uma investigação que retrata o tamanho da corrupção no Brasil.

De cada 100 reais aplicados em obras públicas, 29 reais são desviados para atender a fome dos corruptos. A conclusão é da Polícia Federal e do TCU.

O dado é chocante mas nem de longe é surpreendente, não é novidade. Nós estamos acostumados a ver no horário nobre da TV cenas de puro descaramento, falta de vergonha, protagonizadas por agentes públicos de todos os níveis e de todos os poderes.

É dinheiro na cueca, na bolsa, nas meias, nas malas, em qualquer lugar em que a grana caiba. Isso sem falar nos paraísos fiscais, coisa para corrupto rico, de primeiro escalão, viajante de primeira classe.

Ao ver esse dado da Polícia Federal e do TCU, eu lembrei de uma conversa com o deputado João Maia, que é economista, ex-secretário executivo do Ministério da Economia (hoje, Fazenda).

E ele me dizia que de 30 a 40% do Orçamento da União são desperdiçados em esquemas de corrupção e má gestão. É o tal custo Brasil, me dizia o deputado.

Você já imaginou quantas escolas, hospitais, estradas e casas populares poderiam ser construídas com essa dinheirama que vai para o bolso de gente desonesta, safada, pilantra?

Pois é. Dava pra fazer muita coisa. Mas, não. Vamos continuar assistindo os mensalões, os cuecões e os os propinodutos.

Um advogado amigo meu me contava dia desses que um prefeito apareceu no escritório dele e foi logo dizendo:

- Doutor, na minha Prefeitura não tem essa de roubo, não. Eu só quero meus dez por cento e pronto. Só quero meus dez por cento - disse o prefeito.

Dá até vontade rir, mas ninguém deve achar graça, não. O negócio é sério e não é coisa apenas de prefeito. O buraco é mais em cima. Há tubarões de todos os tamanhos.

Precisamos nos informar sobre trabalhos como esse da Polícia Federal e do Tribunal de Contas da União. Afinal, quem paga essa farra toda somos nós em forma de impostos, taxas e contribuições. Sem medo de errar dá para dizer: o desperdício e a corrupção são os principais entraves para que possamos reduzir nossa carga tributária, uma das maiores do mundo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário