Notícias do Dia

domingo, 21 de março de 2010

Leitura Dinâmica: "Será que você é mesmo substituível?"




A Leitura Dinâmica deste Domingo toma emprestada do escritor Roberto Shinyashiki, a crônica "Será que você é mesmo substituível?", sugerindo uma reflexão sobre sí mesmo. Confira:

"Em todas as empresas as pessoas falam que não tem ninguém insubstituível. Mas, será que você é mesmo substituível?

Eu nunca acreditei nisso. Penso que quando alguém especial sai da organização, algo tem de ser feito para criar uma nova maneira de funcionar.

Imagine quando sai um guitarrista virtuoso de uma banda musical, ou um talentoso diretor de criação de uma agência de publicidade!...

Quando um profissional especial sai, a empresa tem de se reorganizar de uma forma radical, para poder criar uma nova maneira de ser.

Agora, o que todos temos de ter claro é que existem certos lugares em nossa vida em que somos totalmente insubstituíveis.

Acabei de receber uma mensagem de meu amigo Flavio, contendo uma história interessante. Não sei o nome do autor, mas fiquei com vontade de transcrevê-la para você:

“Na sala de reuniões de uma multinacional que teve uma queda radical nas vendas, a equipe de gestores reclamava da falta que fazia o gerente comercial, que havia deixado a empresa. O diretor, nervoso, grita:

- Ninguém é insubstituível!

A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião, em meio ao silêncio.

Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça. Ninguém ousa falar nada. De repente, um braço se levanta e o diretor se prepara para triturar o atrevido:

- Alguma pergunta?

- Tenho sim: e quanto a Beethoven?

- Como? - O homem encara o gestor, confuso.

- O senhor disse que ninguém é insubstituível. E quem substituiu Beethoven?

Silêncio.

O funcionário fala, então:

- Falamos muito em descobrir talentos, reter talentos, mas, no fundo, continuamos achando que os profissionais são peças dentro da máquina e que, quando sai um, é só encontrar outro para pôr no lugar. Mas, na verdade, quando um profissional especial sai muda quase tudo no departamento. Vá falar para os vendedores que o chefe deles não é insubstituível. Explica isso para os clientes. Agora vamos ter de começar uma nova fase e isso é o seu trabalho! Porque o senhor não soube conquistar um profissional insubstituível...”

Seja um profissional especial, porque todos sentirão a sua falta quando você sair de férias e ninguém será louco de pensar em deixar você ir para a concorrência.

Portanto, nunca esqueça: você é um talento único. Com toda certeza, ninguém te substituirá!

Agora, naqueles dias em que tudo parece que dá errado e aquela angústia tocar o seu coração, lembre-se que você é insubstituível no coração dos seus filhos. Quem irá dar um beijo de boa noite em seu lugar, se você faltar? Você é insubstituível na vida da sua companheira. Com quem ela ira desabafar na hora da tristeza? Você é insubstituível na carreira dos seus colaboradores. Quem irá dar os conselhos que você dá a cada um deles?

Valorize-se e lembre sempre: todos nós somos insubstituíveis! "

Nenhum comentário:

Postar um comentário